O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis divulgou nesta quarta-feira a primeira imagem de um paciente com o exoesqueleto para pessoas com paralisia.
Segundo o pesquisador, a imagem foi registrada “1 minuto antes de sua primeira viagem controlada pela atividade cerebral de um paciente e com direito a feedback tátil para o seu piloto”.
Na terça-feira, Nicolelis anunciou em seu perfil no Facebook que os primeiro pacientes do projeto Andar de Novo (Walk Again) já estão testando os exoesqueletos criados por sua equipe multinacional.
O pesquisador planeja que o equipamento seja usado por uma pessoa com paralisia para dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de Futebol.
O grupo liderado por Nicolelis, e que envolve mais de 100 cientistas em dois continentes, pretende desenvolver um exoesqueleto robótico que possibilite um paraplégico a dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de Futebol em 2014 diante de 70 mil pessoas e outros quase 3 bilhões de telespectadores.
O primeiro paciente utilizou o exoesqueleto, chamado de BRA-Santos Dumont 1, e deu 18 passos e três chutes. No primeiro dia, foram três pacientes, informa o cientista.
Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário