O início das obras de duplicação e construção de viadutos e pontes na BR-304, no trecho conhecido por Reta Tabajara, em Macaíba, ainda depende de questões burocráticas, como a liberação de licenças.
A informação é do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Estado, Walter Fernandes, que fará na segunda-feira, 12, uma visita ao trecho que será duplicado.
De acordo com o superintendente a obra, orçada em R$ 283 milhões, não irá gerar impacto no tráfego de veículos. Ele informou que apenas na quarta ou quinta-feira deve ter uma definição sobre o início da obra.
Na primeira fase da obra serão construídos 18 km de pista marginais nas duas faixas, nove em cada, a partir do Trampolim da Vitória, em Parnamirim, até a rotatória que divide as BRs 304 e 226, em Macaíba.
Além das pistas marginais, cinco pontes serão construídas, sendo duas sobre o rio Pitimbu e três sobre o rio Jundiaí.
Walter Fernandes afirma que o planejamento já está em andamento e a empresa já começou a mobilizar maquinário necessário para o início da obra.
O Dnit já conta com licença de instalação concedida pelo Instituto de Defesa do Meio Ambiente (Idema). A expectativa é de que as intervenções durem 24 meses (dois anos).
Após a conclusão do empreendimento, o trecho – que se estende desde o viaduto Trampolim da Vitória, em Parnamirim, até a rotatória que divide as BRs 304 e 226, terá nove estruturas como pontes e viadutos.
A primeira será uma alça viária, ainda no viaduto de Parnamirim, que será usada pelos motoristas que vierem da cidade no sentido a Macaíba.
O superintendente do Dnit avalia positivamente a implementação da obra. “Essa obra irá atender com condições de segurança e sem transtornos para o tráfego na BR-304.
Possibilitando inclusive o acesso sul para o novo aeroporto. Essa rodovia é de fundamental importância para desafogar o tráfego em áreas de engarrafamento como eixos em Macaíba e Parnamirim”, conclui Walter Fernandes.
T.Norte
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