sexta-feira, 17 de julho de 2015

AUMENTA NÚMERO DE INADIMPLENTES NA ENERGIA ELÉTRICA

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) registrou um aumento no número de consumidores inadimplentes no estado.

A crescente da inadimplência pode ter relação com os sucessivos ajustes na tarifa de energia elétrica. Só neste ano houve dois aumentos no valor da tarifa. No dia 27 de fevereiro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou a elevação dos preços em todo o país, tendo o Rio Grande do Norte, o valor médio reajustado em 2,78%. 

Já no dia 14 de abril, a tarifa contou com um novo acréscimo, desta vez, a atualização aconteceu devido ao reajuste tarifário anual da Cosern. Com isso, a conta de energia dos potiguares passou a ficar 9,57% mais cara.

Ou seja, com as duas alterações no valor, o aumento na energia chegou aos 12,35%. Em relação à elevação no número de consumidores inadimplentes, a distribuidora não revelou a quantidade exata, se limitou apenas a dizer que houve um discreto aumento no quadro de inadimplentes. 

Além dos reajustes tarifários, a conta de energia ficou mais cara em todo o Brasil por conta do baixo volume de água dos reservatórios. Por causa disso, está em vigor, desde o dia 1º de janeiro, o Sistema de Bandeiras Tarifárias, que considera, mensalmente, o preço da geração de energia no mercado. 

O baixo volume dos reservatórios foi responsável para o sistema de Bandeiras Tarifárias. Isso porque o Operador Nacional do Sistema (ONS) tem acionado cada vez mais as usinas termelétricas, cujo custo de produção é mais elevado. 
No Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário