A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) entregou ofício ao ministro dos Portos, Edinho Araújo, nesta quarta-feira (15), por meio do qual solicitou a inserção do Rio Grande do Norte na segunda fase do Programa de Investimentos em Logística (PIL-II) na área portuária.
O documento, que também foi assinado pelo senador Garibaldi Alves Filho, foi apresentado durante reunião da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado.
A senadora solicitou que no âmbito do PIL seja viabilizado um novo Porto no RN.
A estrutura deverá ser localizada na margem esquerda do rio Potengi e terá a capacidade de integrar os sistemas ferroviários e rodoviários ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, às Zonas de Processamento para Exportação (ZPEs) e aos distritos industriais da Grande Natal.
“Nós precisamos de uma nova infraestrutura portuária, que ousada, adequada e necessária para alavancar o desenvolvimento do nosso estado”, defendeu.
A senadora requereu ainda a liberação, no segundo semestre, dos recursos necessários para a construção do chamado “Berço 4” da Ponte Newton Navarro.
Na linguagem portuária, “berço” é o ponto de atracação das embarcações no cais.
A estrutura, segundo Fátima, é a segurança para os passageiros que transitam sobre a ponte Newton Navarro e para as navegações realizadas sob a Ponte, bem como para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. “Além disso, vai permitir a entrada e saída de navios no período noturno”, completou ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário