terça-feira, 7 de junho de 2016

Governo interino interdita debate

Nesta terça-feira (07), a bancada de sustentação do governo interino de Michel Temer evitou que um requerimento de audiência pública fosse aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. 

Os senadores rejeitaram requerimento (36/2016), de autoria da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), no qual convidava os ministros interinos da Educação, da Fazenda e do Planejamento para dar explicações sobre as medidas econômicas anunciadas pelo governo interino, que poderão inviabilizar o crescimento do investimento na área caso sejam efetivadas. 

O requerimento foi rejeitado por 10 votos contrários e 4 favoráveis a sua aprovação. Para a autora da matéria, a polêmica em torno de convocação de ministro é normal nos debates das comissões, entretanto, a aprovação de convite costuma ocorrer sem maiores tensões. 

“É lamentável ver um governo se fechar ao debate e não querer dialogar com a sociedade. Estou estarrecida! Como é que se rejeita uma proposição, que não é uma convocação. É um convite e tem como objetivo tratar de um tema central para educação brasileira, o tema do financiamento. Eu tenho 12 anos de deputada federal e estou no meu segundo ano de senadora, eu nunca vi isso”, explicou. 

Fátima rebateu ainda as críticas dos parlamentares da bancada de apoio ao governo interino, que tentaram inúmeras vezes desqualificar a proposição. “Não venham se fazer de inocentes ou dizer que não viram isso ou aquilo, vocês ouviram demais. Essas medidas já foram anunciadas pelo próprio ministro da Fazenda numa coletiva de imprensa. Por favor, venham fazer o debate a luz dos fatos. Estou aqui me antecipando, sim, porque é meu dever, mas não quero fazer sozinha. Quero fazer um debate numa comissão que tem como objetivo zelar pelos interesses da educação brasileira”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário