sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Trocar arroz por macarrão? Entenda a relação nutricional entre os dois


Com um recente alta no preço do arroz, muitos consumidores podem se ver obrigados um trocar esse alimento por opções mais baratas. 

Na quarta-feira 9, essa ideia foi sugerida pelo presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto. 

Ele disse que a entidade deve promover uma campanha para que o brasileiro substitua o arroz por macarrão em seus pratos. Mas será que o consumo desse ou de outros substitutos para o arroz é uma boa ideia do ponto de vista nutricional? 

À CNN , a nutricionista Renata Saffioti afirma que o macarrão é, sim, um dos alimentos equivalentes ao arroz pela classificação do Guia Alimentar para a População Brasileira , do Ministério da Saúde. 

“A caraterística principal entre eles, o nutriente principal, é o carboidrato. Tanto do arroz, quanto do trigo (macarrão), da batata, da mandioca, entre outros ”, disse. Ou seja, ao analisar apenas o tipo de alimento, uma troca faz sentido. 

No entanto, Saffioti destaca que a combinação nutritiva entre arroz e feijão não ocorre entre massas e a leguminosa mais presente no prato dos brasileiros. 

“O arroz com feijão é uma combinação perfeita entre aminoácidos, que é um nutriente, e partes de proteínas. Arroz e feijão se complementam. Macarrão com feijão não faz essa mesma combinação, nem nutricionalmente nem de sabor ”, disse.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário