segunda-feira, 23 de maio de 2011

Hoje: Novena pelos 32 anos de casamento de José Ailson Dantas e Goreth

Com a presença do Padre Amaurilo José da Silva, será rezada a novena pelos 32 anos de casamento do casal, José Ailson Dantas e Goreth Dantas, residentes na Rua Antônio Alves da Silva, no bairro Novo Horizonte, em Jardim do Seridó.

o Casal é membro do ECC, coordenador da Pastoral do Batismo e das novenas de maio em um dos bairros da cidade.

Brasil pode ter mais uma beata

A Arquidiocese de Aparecida (SP) encerrou no último domingo, 15, o processo diocesano para a beatificação da Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa, co-fundadora do Mosteiro da Imaculada Conceição, em Guaratinguetá (SP). O encerramento foi no próprio mosteiro onde está enterrado o corpo da religiosa.

O processo teve início no dia 12 de março de 2009 e ficou sob responsabilidade de uma comissão, nomeada pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis. A comissão é formada pelo juiz delegado, padre Paulo Tadeu Gil Gonçalves Lima; pelo promotor de justiça, padre Narci Jacinto Braga; pela notária atuária, Maria Rita de Cássia Ferreira e pela notária adjunta, Eliete Galvão Reis da Silva.

Os trabalhos do tribunal responsável por investigar a vida, as virtudes e a fama de santidade da Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa foram realizados na Cúria Metropolitana de Aparecida. Encerrado o processo arquidiocesano, toda documentação será encaminhada agora para a Santa Sé.

A religiosa nasceu em Polignano a Mare, Itália, em 1910 e foi para o Brasil aos 2 meses de idade, junto com seus pais e sua irmã Filomena. Foram morar no bairro do Pari, em São Paulo, onde nasceram seus irmãos Paulo José e Domingos. Aos 21 anos, ingressou no Mosteiro da Luz para ser uma religiosa concepcionista. Recebeu o hábito em 1931 com o nome de irmã Maria de Lourdes de Santa Rosa e fez os votos solenes em 15 de agosto de 1935.

Ali viveu 13 anos até ser designada abadessa do novo mosteiro a ser fundado em Guaratinguetá, onde chegou com outras cinco monjas no fim do ano de 1944. Foi administradora e superiora dedicada e prudente do Mosteiro por 24 anos. Sofreu muito e teve dolorosas doenças. Já debilitada pela vida austera e sofrimentos físicos e morais, faleceu na capital paulista no dia 19 de novembro de 1974, no Hospital São Paulo.

Fonte: Canção Nova

Por Matheus Araújo

Assembleia Estadual da Infância e Adolescência Missionária acontece em Caicó/RN

No dia 07 de maio de 2011, na Diocese de Caicó/RN, aconteceu a Assembleia Estadual da Infância e Adolescência Missionária do Estado do Rio Grande do Norte. O encontro contou com a presença dos coordenadores diocesanos das três dioceses da Província e do coordenador estadual, Rafael Cosme Tavares.

A Assembleia foi aberta com a oração inicial, centralizada no Pai Nosso Missionário e no Cânticos das Criaturas, e em seguida foi realizada uma dinâmica de diagnóstico com a finalidade de detectar a atual situação da IAM no RN através das Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Após a socialização do resultado da dinâmica cada diocese teve oportunidade de partilhar as suas linhas de trabalho e apresentar os números da Obra.

A título de estudo foi realizado resgate da carta escrita pelo Papa João Paulo II acerca da IAM, na ocasião dos 160 anos, trazendo a memória de sua beatificação.

O coordenador estadual apresentou para discussão o Plano de Ação 2011, tendo sido marcado EFAIAM I em Caicó, para todo o Estado, a ser relizado em Caicó, de 9 a 11/09/11. Foi distribuída o convite para o EFAIM II, que ocorrerá de 8 a 10/07/11, em João Pessoa, parceria da IAM do RN com PB. O próximo escontro estadual será em 04 de junho, na Diocese de Mossoró.

Do blog: Dentre os cinco participantes estavam os Seminaristas, Giovanni Lucena e Paulo Veríssimo, naturais de Jardim do Seridó e Parelhas, respectivamente.

Fonte: CNBB NE2

Padre brasileiro é escolhido o Superior Geral da Congregação do Santíssimo Sacramento

Foi eleito, no último dia 16, o Superior Geral da Congregação do Santíssimo Sacramento (Sacramentinos). A eleição aconteceu durante o 34º Capítulo Geral (reunião geral da Congregação), realizado na capital italiana, Roma.

O escolhido foi o padre brasileiro Eugênio, da cidade de Araguari (MG). Ele tem 50 anos, fez a sua primeira profissão religiosa em 1984 e foi ordenado presbítero no dia 24 de janeiro de 1988.

Padre Eugênio já exerceu vários cargos de liderança, sobretudo na vida religiosa. Foi formador do pré-noviciado, mestre de noviços, conselheiro provincial para a formação, superior provincial por dois mandatos, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), do núcleo de Minas Gerais. Foi também presidente da Conferência Latino-americana dos Sacramentinos (CLAS) e, por último, ecônomo provincial, além de ter sido pároco em Uberaba (MG) e Belo Horizonte (MG).

O Superior Geral dos Sacramentinos tem mandato de seis anos, com sede em Roma, de onde conduzirá a Congregação nos cinco Continentes, tendo como guia as diretrizes e prioridades definidas durante o Capítulo Geral.

Os demais membros do conselho geral escolhidos foram: Luistro Sebastian, das Filipinas; Boukar Tine Martin, do Senegal; Costello Patrick, da Grã-Bretanha e Maccali Giulio, da Itália.

Fonte: CNBB

Por Matheus Araújo

Arquidiocese ganha mais uma paróquia

O Arcebispo Metropolitano de Natal , Dom Matias Patrício de Macêdo, criará a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, formada pelos municípios de Santa Maria e Ielmo Marinho. A celebração durante a qual será criada a Paróquia acontecerá dia 30 deste mês, às 19h, na Igreja Matriz, em Santa Maria.

A Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição é administrada pelo Pe. Francisco Franklin de Araújo.

A partir de 30 de maio, a Arquidiocese de Natal passará a ter 82 paróquias, quatro áreas pastorais e uma diaconia.
Por Matheus Araújo

MISS E MISTER SERIDÓ 2011.

Bombeiros Mirins do RN assistem aula de história no Forte dos Reis Magos.

Na última sexta feira, dia 20 de maio, os adolescentes do Programa Bombeiro Mirim do CBMRN estiveram visitando a Fortaleza dos Reis Magos, localizado na praia do Forte. Na ocasião os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da História e Cultura do povo norte-rio-grandense. A visita faz parte das atividades educacionais promovidas pela disciplina "História e Cultura do Rio Grande do Norte" ministrada pelo Professor Flademir Dantas.

Durante a visita dos alunos, estes puderam observar: exposições sobre a História da colonização do Rio Grande do Norte, fundação da cidade do Natal e importância do Forte dos Reis Magos como patrimônio histórico e cultural do Brasil.

Segundo o professor Flademir Dantas, esta é "uma atividade que agrega teoria e prática, fortalecendo a relação dos adolescentes com suas heranças culturais, neste caso, a Fortaleza dos Reis Magos, estabelecendo um melhor relacionamento destes com estes bens, percebendo sua responsabilidade pela valorização e preservação do patrimônio, fortalecendo a vivência real com a cidadania, num processo de inclusão social".
A.I.

Professor de 28 anos de idade morre vítima de infarto fulminante.

A morte do professor de matemática Alexandre Breno Salvino dos Santos, conhecido como Lili de Boró, de apenas 28 anos de idade, da cidade de Parelhas, coloca novamente em pauta as discussões sobre a carga excessiva de trabalho dos professores brasileiros. Lili era um bom exemplo do estilo de vida adotado pela maioria dos educadores do país, para poder sobreviver. Trabalhava em quatro escolas e dois cursinhos, para complementar a renda. O tempo que restava, utilizava para se dedicar ao mestrado que fazia.

Amigos, familiares e médicos, acreditam que o infarto que o vitimou esteja relacionado ao alto grau de estresse que se submetia, em decorrência do trabalho. Lili morreu na madrugada deste domingo (22). O pai dele ainda tentou socorrê-lo assim que percebeu que o filho se debatia na rede onde estava deitado, mas o professor morreu a caminho do hospital.

Querido na cidade de Parelhas, recebeu muitas homenagens durante o sepultamento. O prefeito do município decretou luto oficial de três dias.

domingo, 22 de maio de 2011

Sebastião Arnóbio está presente na Beatificação de Irmã Dulce

Fotos: Matheus Araújo e Arquidiocese de Natal
Sebastião e Diác. Francisco Teixeira
O historiador e Secretário Paroquial de Jardim do Seridó, Sebastião Arnóbio de Morais, está presente na Cerimônia de Beatificação de Irmã Dulce, ao lado do Diácono Fancisco Teixeira, jardim seridoense e diácono permanente da Arquidiocese de Natal-RN.

A cerimônia de beatificação da “Bem aventurada Dulce dos Pobres” está acontecendo neste domingo, 22, às 17 horas, no Parque de Exposições de Salvador (BA), mas neste momento já há show com Padre Antônio Maria para todos os que aguardam ansiosamente a cerimônia. A celebração será presidida pelo Arcebispo emérito de Salvador, Cardeal Dom Geraldo Majella, nomeado delegado papal. A cerimônia terá início com o rito de beatificação, que consiste na leitura da biografia resumida da religiosa, leitura da proclamação de beatificação e descerramento da imagem oficial de Irmã Dulce, como “Bem aventurada Dulce dos Pobres”.

As TVs católicas já começaram com os flash's de reportagens e em breve estarão transmitindo a celebração. As Redes de Televisão Canção Nova e TVE/Bahia são as responsáveis pela transmissão. A Canção Nova também veiculará dois documentários sobre a vida da religiosa baiana. O primeiro vai ao ar, neste domingo, às 16h; o segundo será veiculado após a missa e conta a história do milagre que a elevou aos altares. A TV Aparecida também exibe um documentário, com a participação de pessoas que conviveram com o “Anjo Bom da Bahia”, daqui a pouco, às 15h30.

Por Matheus Araújo

Deputado prestigia Festa da Farinha no Cobé.

Durante uma semana o distrito de Cobé, distante 4 km do município de Vera Cruz, localizado no Agreste potiguar, promoveu a 10ª edição da Festa da Farinha. O deputado federal Felipe Maia (DEM) participou neste sábado (21), do encerramento das atividades.

Na programação do evento, corrida de jegue, shows com artistas locais e a prestação de serviços de cidadania, como confecção de RG, CPF e carteira de trabalho. Cabeleireiros e maquiadores também foram disponibilizados para atender os visitantes da feira.

Ao percorrer os estandes, o deputado destacou a importância da festa tradicional: “O evento faz parte do calendário da região e com o passar dos anos vem crescendo e conquistando mais visitantes, desta forma, tem ajudado a divulgar a cidade e a produção local de farinha”.

O parlamentar foi recepcionado pelas lideranças Ademar, Deinho e pelo organizador do evento, Ailton.
A.I.

FLAMENGO VENCE E RONALDINHO CONVENCE.

Aos 19 minutos do segundo tempo, Ronaldinho Gaúcho arrancou pela esquerda, invadiu a área, ajeitou o corpo e chutou no canto para dar graça a uma partida em que o Flamengo ia vencendo, mas não agradava. O atacante marcou o segundo gol da partida contra o Avaí, neste sábado, pela estreia do Brasileiro, que terminou 4 a 0 para o time de Vanderlei Luxemburgo. Ronaldinho saiu de campo muito aplaudido pela torcida em Macaé.

- Melhor impossível! Voltar a jogar o Brasileiro depois de 11 anos e fazendo gol, dando assistêcia. É um titulo que falta no meu currículo - disse Ronaldinho Gaúcho ao fim da partida. - Há onze anos, muitos desses jogadores estavam no infatil e eu procuro ajudar eles agora.

O primeiro tempo começou quente, com uma chance de Thiago Neves logo no primeiro minuto. O meia recebeu de wanderley na área e chutou por cima do gol de Renan. Depois desse lance, no entanto, os dois times pouco mostraram. Aos 25, Galhardo fez jogada pela direita, cruzou, a zaga rebateu para o meio da área e o argentino Bottinelli chutou de primeira para abrir o placar. O jogo continuou morno, com poucas chances. Aos 43, Rafael Coelho recebeu lançamento perfeito de Acleisson e, frente a frente com Felipe, conseguiu chutar por cima do gol.

A partida mudou no segundo tempo. Com Ronaldinho chamando mais o jogo, o Flamengo cresceu. Antes do gol de Ronaldinho, aos 19, Thiago Neves bateu falta forte e o goleiro Renan fez grande defesa para jogar a bola para escanteio. Aos 25, Ronaldinho Gaúcho encontrou Wanderley em posição duvidosa. O atacante avançou pela direita, invadiu a área e cruzou para Thiago Neves, sozinho, escorar para o gol aberto e marcar o terceiro gol do Avaí.

Nos últimos 20 minutos, a torcida que compareceu ao Moacyrzão começou a comemorar os belos passes e dribles de Ronaldinho Gaúcho. Em um deles, aos 42 minutos, Diego Maurício tabelou com Ronaldinho Gaúcho, que driblou um adversário com o corpo e colocou o atacante na cara do gol para marcar o quarto.
Agência O Globo.

sábado, 21 de maio de 2011

CARNAÚBA DOS DANTAS APOIA A CRIAÇÃO DO PSD.

Conforme havia sido acordado com o vice-governador Robinson Faria, o prefeito de Carnaúba dos Dantas Alexandre Dantas (Boboca), através de seu grupo político, entregou - o município foi um dos primeiros a entregar - uma farta relação de apoiamentos de eleitores manifestantes do município à criação no estado do PSD - Partido Social Democrático, que tem como fundador nacional o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.

A convite pessoal de Robinson Faria, uma comitiva formada pelo prefeito Alexandre, vice-prefeito Dr. Sergio e pelos vereadores Fabinho, Pepeto, Lonzinho e Nana prestigiou a fundação do PSD em Natal, no dia 30 de abril de 2011.

A expectativa de Robinson Faria é que o PSD tenha sua homologação oficializada pelo TSE até o mês de setembro, prontinho prontinho para disputar as eleições municipais de 2012, com candidaturas em todos os municípios do RN.

Em Carnaúba dos Dantas o PSD nascerá forte, com a filiação do prefeito, vice-prefeito e vereadores (terá a maior bancada do legislativo) e disputará as eleições de 2012 com disputas de mandatos tanto no âmbito majoritário quanto na disputa por vagas na Câmara Municipal.
Tota de Aristóteles

Prefeito de Riacho da Cruz visita obras do município.

O Prefeito de Riacho da Cruz, Marcos Aurélio, visitou nesta quinta-feira, 19, várias obras que estão sendo realizadas em diferentes pontos da cidade, como a construção de praças, construção do estádio de futebol, casas do programa Minha Casa Minha Vida, Bosque Municipal e Creche infantil.

Acompanhando o prefeito, o secretário de obras e urbanismo Deomar Gomes de Paiva mostrou detalhes, falou sobre o andamento e perspectivas de conclusão das obras.

Para o prefeito Marcos Aurélio, “O conjunto de obras que estão em andamento hoje no município, é o resultado de muito trabalho e esforço político da atual gestão. e após assinamos diversos convênios com o Governo Federal conseguimos fazer com que Riacho da Cruz se tornasse um canteiro de obras”.
A.I-PMRC

Fotos do aniversário de Fátima Bezerra.









Fotos:Marlio Forte.

MISSA DE 30° DIA.

Será realizada amanhã, às 7:00h da manhã na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Jadim do Seridó - RN.

Ines Alves Oliveira Neves (Inezinha) foi um ser humano amável, dócil, honesto, boa esposa, boa mãe, boa filha, boa irmã, boa tia e amiga.

Companheira amiga que se doava a cada instante para fazer o bem a seus familiares e amigos.

ABC EMPATA NA ESTRÉIA NA SÉRIE B.

O ABC volta de Bragança Paulista com um ponto na bagagem. O Alvinegro potiguar chegou a estar na frente com um gol de Cascata, mas sofreu o empate num lance irregular do atacante Bruno Gaúcho.

O resultado de 1 a 1, ontem à noite, na estreia dos dois clubes na Série B do Campeonato Brasileiro, no estádio Nabi Abi Chedid deixou no torcedor abecedista aquela sensação que poderia ter sido melhor para o time potiguar. Agora, o time comandado por Leandro Campos joga em Natal, contra o Salgueiro/PE, no próximo sábado, no estádio Frasqueirão. Já o Bragantino visita o Grêmio-SP, que perdeu para o Goiás no Serra Dourada.
TN

AMEAÇA DE BOMBA EM AVIÃO DA TAM.

Um passageiro ameaçou explodir uma aeronave que saiu de Porto Seguro para São Paulo com escala em Salvador no início da noite desta sexta-feira (20). O comandate do Air Bus 321 da TAM emitiu sinal de ameaça de bomba para a torre de comando e o avião fez um pouso de emergência no Aeroporto Luis Eduardo Magalhães. Todos os 129 passageiros foram retirados da aeronave e até as 21h30 aguardavam no saguão do aeroporto.

A ameaça partiu de um homem de aproximadamente quarenta e cinco anos que teve a bagagem revistada e foi detido pela Polícia Federal. Segundo a Infraero, o passageiro que é natural de São Paulo e reside em Arraial da Ajuda, em Porto Seguro, apresentava sinais de embriaguez.

O avião foi direcionado para uma numa pista de taxiamento e será analisado pela Polícia Federal. O aeroporto Luis Eduardo Magalhães funciona normalmente.
G1.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Depois da sangria do Gargalheiras, começa a expectativa em volta da Barragem Boqueirão.

Toda vez que o açude de Gargalheiras sangra é assim: o Seridó volta suas atenções para a Barragem Boqueirão, que é a maior da região, com 85 milhões de metros cúbicos. Apesar de que a expectativa não faz tanto sentindo já que o reservatório de Acarí transbordou 29 vezes, enquanto que o de Parelhas, apenas 3.

Mesmo assim, os números não desanimam os parelhenses, que já passaram a fazer as constantes visitas para acompanhar a elevação do nível da água. Ainda falta muito para o já conhecido “espetáculo das águas” da Barragem Boqueirão. Mais de 1,40 metros, o que não é motivo para desânimo, se tomarmos como exemplo o fato de que em dezembro de 2003 a barragem atingiu seu menor índice em toda a história: apenas 8%. Dois meses depois, as fortes chuvas fizeram acontecer a primeira sangria do Boqueirão, desde sua inauguração em 1988.
Wanderlei Filho.

BLOGUEIRO ACARIENSE "MATA" CURIOSIDADE DA PARTE DE DENTRO DA PAREDE DO GARGALHEIRA

O blogueiro Davi Neto (www.davineto.blogspot.com) mostrou o que muitos curisosos sempre quiseram ver, o interior da parede do Gargalheira. As fotos são do próprio blogueiro.




GALGALHEIRA COM LÂMINA DE 24 CM.


Fotos do Blog do Davi.