Foi eleito, no último dia 16, o Superior Geral da Congregação do Santíssimo Sacramento (Sacramentinos). A eleição aconteceu durante o 34º Capítulo Geral (reunião geral da Congregação), realizado na capital italiana, Roma.
O escolhido foi o padre brasileiro Eugênio, da cidade de Araguari (MG). Ele tem 50 anos, fez a sua primeira profissão religiosa em 1984 e foi ordenado presbítero no dia 24 de janeiro de 1988.
Padre Eugênio já exerceu vários cargos de liderança, sobretudo na vida religiosa. Foi formador do pré-noviciado, mestre de noviços, conselheiro provincial para a formação, superior provincial por dois mandatos, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), do núcleo de Minas Gerais. Foi também presidente da Conferência Latino-americana dos Sacramentinos (CLAS) e, por último, ecônomo provincial, além de ter sido pároco em Uberaba (MG) e Belo Horizonte (MG).
O Superior Geral dos Sacramentinos tem mandato de seis anos, com sede em Roma, de onde conduzirá a Congregação nos cinco Continentes, tendo como guia as diretrizes e prioridades definidas durante o Capítulo Geral.
Os demais membros do conselho geral escolhidos foram: Luistro Sebastian, das Filipinas; Boukar Tine Martin, do Senegal; Costello Patrick, da Grã-Bretanha e Maccali Giulio, da Itália.
Fonte: CNBB
Por Matheus Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário