terça-feira, 26 de outubro de 2010

13 compromissos com o Brasil.

A candidata à presidência pela coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff, se reuniu hoje com representantes dos 11 partidos que compõem coalizão e apresentou seus 13 principais compromissos para governar o país.

“Esses 13 compromissos são a construção da nossa governabilidade. Eles refletem uma força política desses 11 partidos que se expressa em mais de 50 senadores e mais de 350 deputados. Eles é que fundam e sustentam a nossa governabilidade e, obviamente, eles são gerais e não são metas [detalhadas]. Eles têm o sentido de diretriz”, explicou Dilma.

Veja abaixo os 13 compromissos sintetizados:

· Expandir e fortalecer a democracia política, econômica e socialmente

· Crescer mais, com expansão do emprego e da renda, equilíbrio macroeconômico, sem vulnerabilidade externa e desigualdades regionais

· Dar seguimento a um projeto nacional de desenvolvimento que assegure grande e sustentável transformação produtiva do Brasil

· Defender o meio ambiente e garantir um desenvolvimento sustentável

· Erradicar a pobreza absoluta e prosseguir reduzindo as desigualdades. Promover a igualdade, com garantia de futuro para os setores discriminados na sociedade

· O governo Dilma será de todos os brasileiros e brasileiras e dará atenção especial aos trabalhadores

· Garantir educação para a igualdade social, cidadania e o desenvolvimento

· Transformar o Brasil em potência científica e tecnológica

· Universalizar a saúde e garantir a qualidade do atendimento do SUS

· Prover as cidades de habitação, saneamento, transporte e vida digna e segura para os brasileiros

· Valorizar a cultura nacional, dialogar com outras culturas, democratizar os bens culturais

· Garantir a segurança dos cidadãos e combater o crime

· Defender a soberania nacional. Por uma presença ativa e altiva do Brasil no mundo
A.I

Campus Caicó realiza 1ª Expotec nestes dias 27 a 29.

Dez minicursos, dezoito exposições, três oficinas, uma mesa redonda, sete apresentações de atividades variadas, seis palestras e várias salas temáticas, esta é a programação da 1ª Exposição Técnico-Científica e Cultural (Expotec) que o campus Caicó do IFRN realiza nestes dias 27 a 29, nos turnos matutino, vespertino e noturno. O evento ocorre em conformidade com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010, cujo tema é Ciência para o desenvolvimento sustentável.

A 1ª Expotec será aberta à visitação do público externo e o ônibus do IFRN será utilizado para transportar alunos de escolas públicas caicoenses que cursam o ensino fundamental. A Expotec será aberta às 8h desta quarta-feira pelo reitor do IFRN, professor Belchior Rocha. A abertura contará com apresentações artísticas dirigidas pela professora Candice Nogueira e pelos alunos Rodrigo Magno e Carlindo Araújo.

As potencialidades da região constam entre os assuntos destinados às palestras, como a do presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó, Francisco Galvão Freire Neto, que falará sobre desenvolvimento sustentável, e a da pesquisadora Maisa Senhorinho, da empresa Pulcra Chemicals, cuja palestra abordará o tema “Novas tendências de mercado para acabamentos têxteis”, objeto de grande interesse local porque o Seridó se encontra em crescimento na área têxtil e o campus Caicó estuda a viabilidade de implantação de um curso técnico em tecelagem.

Empreendedorismo e motivação fazem parte da temática da professora Maria das Neves Batista Santos e do consultor Kleber Cavalcanti. A primeira abordará o tema “liderança de alta performance” e o segundo se encarregará de falar sobre “Caminhos do sucesso”. Os professores do IFRN/Caicó Marcílio Miranda e Giovanninni Freitas abordarão, respectivamente, as temáticas “Polinômios e trigonometria” e “Mudanças climáticas, uma visão geral”.
A.I

Felipe Maia faz movimentação de Serra em municípios do Seridó.

Caminhadas, carreata, distribuição de panfletos e material de campanha do candidato à presidência José Serra marcaram as atividades nos municípios do Seridó potiguar, na segunda-feira (25). O deputado federal Felipe Maia (DEM) percorreu a feira de Currais Novos, e à tarde, levou o nome do tucano ao município de Parelhas onde participou de caminhada seguida de carreata por alguns bairros da cidade.

Na companhia do presidente da Câmara Municipal de Currais Novos, João Neto, o parlamentar conversou com os feirantes e a população que comprovou o nome de Serra como melhor candidato.

Na oportunidade, o deputado agradeceu a votação que teve na cidade, fruto do reconhecimento do seu trabalho desenvolvido na Câmara Federal. Enquanto andava pelo local, Felipe Maia recebia o carinho dos eleitores. O deputado foi presenteado com uma rima feita por um artista local: “Veja só Felipe Maia que homem mais decente. Já voltou a Currais Novos pra cumprimentar a nossa gente, e além do mais recomendar José Serra presidente
A.I

Copa Rural teve início neste domingo.

Teve início na tarde deste domingo (24), no Estádio Cel José Bezerra em Currais Novos, a Copa Rural de Futebol de campo. A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, vem dando total apoio a essa modalidade. O evento conta com treze equipes de onze comunidades rurais e tem como propósito a socialização das mesmas. Na ocasião, foram entregues treze kits (terno completo, bola e rede), para cada equipe.

Entre as treze equipes participantes, duas foram finalistas e receberam medalhas, ficando em primeiro, o time Escurinho da comunidade Bom Sucesso e em segundo o Ponte Preta da comunidade Pedra Preta.

Autoridades prestigiaram o momento, entre eles, o Prefeito Geraldo Gomes, o Secretário de Administração Carlos Magnos, a Secretária de Educação, Esporte e Cultura Elisângela Alves, o Secretário de Agricultura Chagas de Cristo e o Secretário de Saúde José Gomes, além de coordenadores do projeto.

“Apesar das dificuldades que as prefeituras vêem enfrentando, não poderia deixar de promover um evento de tão grande importância para o município”. Disse Geraldo Gomes"
A.I-PMCN

RN já cumpriu todas as exigências do Ministério da Agricultura para se tornar área livre da febre aftosa.

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa termina no próximo dia 31. Essa medida é indispensável para assegurar ao Rio Grande do Norte as condições necessárias para a classificação de área livre da doença, com vacinação. O RN já atende às exigências do Ministério da Agricultura para a reclassificação, no entanto, isso ainda não vai acontecer porque é necessário que os outros estados do Nordeste também estejam aptos a receber a nova classificação, contemplando assim toda a região. De acordo com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) não há nenhum caso de aftosa registrado nos últimos 12 anos no Estado.

"A gente está cumprindo o nosso cronograma, temos 80% das metas estipuladas pelo Ministério da Agricultura, alcançadas. Estamos intensificando as ações de vigilância e educação sanitária.

Mas para mudarmos para área livre, precisamos que os outros seis estados também cumpram suas obrigações. Por causa desse atraso, o Ministério decidiu mudar a classificação só no ano que vem", explicou a diretora de sanidade animal do IDIARN, Tereza Cristina.
A.I

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Vamos rezar por Ítalo dia 30 deste.

A Missa de 30° Dia em sufrágio da alma de ítalo será celebrada dia 30, às 16 horas, na matriz de Nossa Senhora da Conceição. No convite, esse enunciado: Ainda não dá para acreditar. A dor de sua partida está cada vez mais presente em nossos corações, quando lembramos os momentos alegre, as suas brincadeiras que sempre, onde chegava contagiava a todos! Mais quero que fique a certeza de que nunca estamos longe o suficiente para sermos esquecidos, pois o que marca uma vida não são os anos que passam, mais sim as lembranças dos momentos que ficam para sempre em nossos corações.

BALÃO DE ENSAIO

Florânia vive política 24 horas e nosso "araponga" nos informa que candidata certa a prefeito por enquanto, só Márcia Nobre.

Mas, a respeito das desistências de Sinval Salomão (atual prefeito) e Júnior de Janúncio de concorrer ao executivo municipal, segundo o "araponga de plantão" é tudo "Balão de Ensaio".

Na hora "H" a disputa vai ferver o caldeirão da cidade das flores.

COPA ESTADUAL DE FUTEBOL MASTER.

Com a participação de 08 (oito) equipes, começa no próximo dia 03 de novembro a II Copa de Futebol Máster do RN, competição que procura colocar em atividade importantes ex-jogadores profissionais do nosso estado e que ainda têm muito futebol pra mostrar.

As equipes que irão participar do evento são as seguintes: ABC, América, AFURN e Mauá (Todas de Natal), Macau, Baraúnas (Mossoró), Potyguar (Currais Novos) e Arsenal (São José de Mipimbu).

Nomes de peso no futebol do RN!

Alguns ex-jogadores famosos no estado e no país vão participar entre eles Ivan, o Terrível (ABC), Dedé de Dora (Potyguar-CN), Cícero Ramalho (Baraúnas) e Souza (América).

Potyguar de Currais Novos anuncia relação de jogadores e Dedé de Dora é a maior atração!

O técnico Nilton César do Potyguar-CN anunciou a relação dos jogadores que irão participar da II Copa de Futebol Máster do RN, entre eles Dedé de Dora, filho da terra e considerado um dos melhores jogadores da história do futebol do Rio Grande do Norte.
A.I

DECLARAÇÃO CAUSA POLÊMICA.

A polêmica sobre Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, que 1,3 milhão de brasileiros elegeram deputado federal pelo PR, abriu caminho para um embate inesperado entre seu advogado, Ricardo Vita Porto, e o promotor eleitoral Maurício Antonio Ribeiro Lopes.

O ponto central do confronto é uma frase atribuída ao promotor em entrevista sobre a investigação que dirige para verificar se Tiririca é analfabeto, o que impediria o palhaço de assumir cadeira na Câmara. "Advogado é sórdido", declarou o promotor, ao abordar questão relativa ao prazo para apresentação da defesa. "Mas, se eu fosse advogado do Tiririca, também protocolaria a defesa dele às 18h50, dez minutos antes de o fórum fechar."

O prazo do palhaço vence hoje. O promotor suspeita da declaração dele à Justiça Eleitoral, na qual afirma ser alfabetizado. Uma outra pessoa teria redigido o texto a pedido do deputado eleito. Na defesa que entregará ao juiz da 1.ª Zona Eleitoral, o advogado de Tiririca contesta.

Porto se sentiu ofendido com as afirmações do promotor, transcritas em reportagem publicada pelo Correio Braziliense, edição do dia 22. Em ofício à Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, o defensor de Tiririca assinala que "em sua cruzada contra Francisco Everardo Oliveira Silva o promotor dispara impropérios para todos os lados".
Yahoo

PRÊMIO FINEP ANUNCIA FINALISTAS.

Foram divulgados os finalistas da região Nordeste do Prêmio FINEP de Inovação 2010. O Rio Grande do Norte venceu em duas categorias, na Instituição Científica e Tecnológica, com o CTGAS-ER (RN), e na categoria Inventor Inovador, com José Nilo Alves de Sousa Júnior, com o projeto "Centralizador para tubos de produção", um aparelho utilizado em poços de petróleo e água para aumentar a segurança e agilizar a operação.

Coordenado no Rio Grande do Norte pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN), o Prêmio Finep 2010, etapa regional, será entregue no dia 19 de novembro, na Casa da Indústria.

O estado do Ceará lidera a disputa, com seis concorrentes, seguido da Bahia e Rio Grande do Norte, com dois cada, e ainda, com um representante cada, os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Sergipe.

Os primeiros colocados regionais irão concorrer à etapa Nacional, com premiação no dia 29 de novembro, em Brasília. O resultado final do Nordeste e a entrega dos trofeus acontece em evento na FIERN – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, na segunda quinzena de novembro.
A.I-Fiern

Vivaldo comemora seu aniversário e o de Rosalba, em Caicó.

O deputado estadual eleito, Vivaldo Costa (PR) é o aniversariante do próximo dia 1º de novembro.

Para comemorar a data, sua assessoria já está organizando uma missa em Ação de Graças, que será celebrada às 18h, na Praça do Hospital do Seridó, em Caicó.

A missa também será celebrada em Ação de Graças pelo aniversário da governadora eleita, Rosalba Ciarlini (aniversariante de amanhã), que já confirmou presença.

Após a missa, haverá um carnaval fora de época pelas ruas de Caicó, com 3 bandas em cima do trio.

OBS: As bandas serão anunciadas brevemente.
A.I

Democratas participam de evento de Serra no Rio de Janeiro.

Em caminhada realizada na manhã do domingo (24), pela orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, milhares de pessoas se reuniram em desagravo a Serra. Entre os participantes do ato, a governadora eleita Rosalba Ciarlini, o senador José Agripino e o deputado federal Felipe Maia.

A praia de Copacabana parou para ouvir o candidato tucano.“A campanha de Serra tomou proporções não antes imagináveis em todos os estados do Brasil. Este sentimento de euforia tem sido comprovado pelos amigos de coligação em todo o país”, comentou Felipe Maia.

Entrevista

O deputado Felipe Maia será o entrevistado da segunda-feira (25), do programa Bom Dia cidade, 94 FM, apresentado pelo jornalista Jurandir Nóbrega, a partir das 7h20.
A.I

domingo, 24 de outubro de 2010

Recordando

Revendo fotos e arquivos, este blogueiro constatou que há 56 anos ingressamos na Rádio Nordeste de Natal, levado por Aldo Medeiros, genro de Dinarte Mariz, para ser noticiarista e lá encontramos o “pilar” da minha vida de comunicador. Trabalhamos de 1954 a 1959 e a partir de 1960 fomos convidados por Tomas Salustino para fazer parte do “cast” da Rádio Brejuí, recém inaugurada em Currais Novos.

Trio Muírapuan
Com o apoio do jornalista parelhense Sebastião Carvalho fundamos o Trio Muírapuan e cantávamos no Programa Adalvo de Oliveira no “Broadcasting” quando os ponteiros se encontram; no programa de auditório “Atrações Ivan Lima”, onde também atuavam os trios Purací, Marayá e Irakitan e a dupla famosa, irmãos Costa, formada por Maria José e Geraldo Costa.

O Trio Muírapuan era constituído por Eliel Bezerra, Leon Diniz Dantas de Oliveira, Isan Gomes e posteriormente, Isan por problemas junto ao emprego foi substituído por Edward Madureira. Cabia a Leon Diniz - que Deus o levou na flor da idade -, ser a melodia do trio, criando os arranjos melódicos e tocando violão.

Passei seis meses, fazendo estágio na Rádio Bandeirantes de São Paulo e quando da morte de Leon me fixei em Currais Novos, onde assumi a sucursal do jornal Diário de Natal, a convite de Luís Maria Alves, e paralelo a essa atividade jornalística, trabalhei nas rádios: Brejuí, Currais Novos, Ouro Branco e na Cabugi do Seridó.

Em Currais Novos, fui vereador, funcionário da Prefeitura Municipal, assessor de comunicação dos prefeitos: Vilani de Melo Lula, Bitamar Bezerra, José Dantas de Araújo, Mozart Dias de Almeida e nos três mandatos de Geraldo Gomes. Também tive passagens pela CAERN, CERSEL, AMSO e pelo Conselho do Hospital Padre João Maria.

Este blogueiro fez o 1º grau na Escola Industrial de Natal; o 2º grau no Colégio Atheneu Norte-rio-grandense (Natal). Formou-se em 1990, em bacharel em Ciências Administrativas, pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), campus de Currais Novos.

Revivi os primórdios
Agradeço ser comunicador e jornalista às oportunidades que me foram dadas por Dinarte Mariz, Luís Maria Alves e os prefeitos, citados aqui, de Currais Novos. Residindo em Jardim do Seridó, depois de me aposentar do Diário, da Mina Brejuí e das Rádios Brejuí e Ouro Branco, fiz no Pólo de Patos, o curso de pós-graduação em psicopedagogia.

Saudade
Um amigo que marcou minha vida na infância e minha adolescência foi Leon Diniz Dantas de oliveira. Atuamos juntos no rádio e no conjunto melódico. Ele era acadêmico de medicina quando morreu vítima de câncer no fígado. Sei que deixou filho (parece-me que o nome é Denis) e esposa, esta natural de Parelhas.

Leon era de família espiritualista, sendo seu pai Antonio Dantas de Oliveira e a mãe dona Dorinha. Era muito amigo de suas tias Carminha e Ruth.

Pedido
Peço a viúva de Leon Diniz e o filho que entrem em contato com este blogueiro através do celular 9995-8938 para colocar detalhes da vida dele, na parte do livro que vou escrever sobre Dinarte Mariz, nos capítulos que entra o Trio, acompanhando o político em sua maratona pelo Estado.

Propostas para construção do Estádio das Dunas serão recebidas até o próximo dia 4 de novembro.

O Edital de Licitação no modelo de Parceria Público-Privada (PPP) para a constrção do Estádio das Dunas (Novo Machadão), em Natal, lançado no último dia 20 de setembro, até o momento, atraiu o interesse de 27 consórcios e empresas, entre nacionais e internacionais.

Todas elas e outras que ainda possam se interessar terão que apresentar suas propostas até o próximo dia 4 de novembro, às 9 horas, na sede da Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

"Sem dúvida nenhuma, a Copa do Mundo de Futebol é um evento que vai marcar a história de Natal e do Rio Grande do Norte. Nós temos absoluta consciência do valor dessa conquista e do legado que ela vai deixar para o Estado, por isso, não medimos esforços para cumprir todas as metas", destaca o governador Iberê Ferreira.
A.I.

RICARDO MOTTA PARTICIPA DE MISSA DE ANIVERSÁRIO DE ROSALBA.

O deputado estadual Ricardo Motta, prestigiou ontem (sexta-feira, 22) missa de aniversário da senadora Rosalba Ciarlini, eleita no último dia três de outubro governadora do Rio Grande do Norte. Também estavam na evento religioso, o federal Fábio Faria, o senador Garibaldi e o deputado estadual Lavoisier Maia.
A.I

Manifestações pró-Serra movimentam municípios da Grande Natal.

A campanha do candidato à presidência, José Serra, recebeu movimentações em diversos municípios do Rio Grande do Norte. Na manhã do sábado (23), diversos carros fizeram parte da carreata de Serra que saiu do Largo do Machadão e terminou na praia do Meio. Bandeiraço, distribuição de adesivos e pinturas com as cores do PSDB, azul e amarelo, marcaram o início da carreata do candidato em Natal.

As atividades pró-Serra continuaram na tarde nos municípios de Parnamirim, na Granja Esperança e em Macaíba, na Associação de Moradores do Cohabinal. Num encontro com a governadora Rosalba Ciarlini, os senadores José Agripino e João Faustino, deputado federal Felipe Maia, o deputado estadual Antônio Jácome, o ex-prefeito Raimundo Marciano e a vereadora Kátia Pires foi possível falar um pouco do tucano aos presentes.

Sobre o candidato, o deputado federal Felipe Maia, comentou: “A uma semana das eleições fazemos ações para levar o nome do nosso candidato à população. Não o apoiamos somente porque ele é coligado ao nosso partido, mas sim por acreditar que ele é o mais preparado para ser presidente do Brasil
A.I

Miss e Mister Seridó-2010 brilham em editorial de moda.

O Mister Acari/Seridó/RN, Daniel de Medeiros Dantas, um dos finalistas do concurso Mister Brasil 2010 e a Miss Seridó 2010, a caicoense Natália Clemente de Araújo foram clicados pelo fotógrafo Danilo Medeiros para o editorial de moda da primeira edição da Revista Collecione, lançada em Caicó e que já está circulando em toda nossa região, editada pela jornalista Gláucia Lima. O rapaz também é o novo garoto propaganda da Emirral Men Wear, de Caicó.
A.I

sábado, 23 de outubro de 2010

PRESIDENTE DA CÂMARA ACOMPANHA INSTALAÇÃO POÇOS TUBULARES COM NA ZONA RURAL DE JARDIM DO SERIDÓ.

O presidente da Câmara Municipal de Jardim do Seridó, o edil Gilberto Valdeger de Azevedo, objetivando assegurar o sucesso do processo de instalação de poços para extração de água em comunidades rurais, acompanhou os trabalhos desde o mapeamento das áreas de perfuração até a instalação e funcionamento dos mesmos.

O projeto de construção de caixas d’água para a zona rural do município de Jardim do Seridó foi fruto de solicitação realizada pela Câmara Municipal de Jardim do Seridó ao Governo do Estado do Rio Grande Norte, que prontamente atendida, deu início aos trabalhos no mês de julho deste ano.

A iniciativa, é de extrema relevância para o habitante da zona rural do semi-árido nordestino, já que a partir da extração da água do sub solo, torna-se possível desenvolver ainda mais a agricultura por meio da produção de culturas como a fruticultura, capim para alimentar o gado, plantação de hortas, além de amenizar as dificuldades percebidas quanto a vida da população rural causadas pelas escassez de água melhorando assim, a qualidade de vida destes.

Inicialmente, as comunidades contempladas pelo projeto foram: A comunidade Recanto, Comunidade Mangoça, Comunidade Volta, Comunidade Pedras Pretas, Comunidade Currais e Comunidade Manhoso. Além disso, outros ofícios já foram enviados no sentido de conseguir mais poços para outras comunidades rurais do município de Jardim do Seridó.
A.I.

CHUVA COMBINA COM CAVALGADA. BOA NOTICIA...

Ontem, o tempo mudou. O cenário do Seridó é outro. Somos pegos de surpresa com a chuva que molha o nosso torrão rasgado pela seca, num longo período de estiagem. Mas, a natureza é tolerante e nos presenteia com espetáculos imaginários dando sinal de vida plena, seja com a sinfonia da passarada com o canto do cancão, concriz, cajaca de couro e outros, o cheiro forte da caatinga, raízes espalhadas num labirinto a procura de água.

O canto da jaçanã e o florescer deslumbrante da craibeira nossa riqueza preservada. E, chuva! Em Parelhas vi o prenuncio do inverno para 2011, o rasgo o relâmpago e o estrondo do trovão. Começou a chover logo no final da tarde e continuou até tarde da noite.

O dia amanhecerá mais cheio de vida, esperança para o sertanejo que com orgulho mantém viva a tradição do homem seridoense.

Vamos a cavalgada, caminhos a percorrer e Carnaúba dos Dantas uma terra abençoada que encanta com sua musicalidade de gerações a gerações.
Sérgio Enilton

O JOVEM TALES FELIPE REPRENTA CARNAÚBA DOS DANTAS NO ATLETISMO DO JERNS 2010.

O município de Carnaúba dos Dantas será bem representado no atletismo do JERNS 2010, na capital do estado, quando o atleta Carnaubense Tales Felipe competirá nas modalidades disponíveis ao atletismo.

Confiante, Tales disse que fará todo o esforço possível para repetir o resultado do ano passado, onde conseguiu o primeiro lugar na modalidade que disputou.

O prefeito Boboca fez questão de levar o atleta à capital do estado e desejar-lhe boa sorte nessa importante competição estadual.
Igualmente como nas outras atividades esportivas, a prefeitura de Carnaúba dos Dantas vem dando apoio ao atletismo local, que vem gerando grandes resultados dos seus atletas.
A.I-PMCD

Resultado oficial das Eleições da ASSEMA-RN 2010.

No dia 6 de outubro ocorreram as Eleiçõs Sociais para a Assema-RN, para o pleito concorreram 2 chapas à Diretoria Executiva, 13 candidatos ao Conselho Fiscal e para o Conselho Deliberativo, candidatos a 11 vagas (uma vaga por região administrativa, inclusive o escritório central).

A chapa vencedora foi a Chapa 1, (oposição) com 309 votos dos 580 votos válidos (98,64%). O número de abstenções foi de 133 sócios (18,44%).
A.I

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO NA UFRN.

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFRN, através do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), promove na próxima semana o “XIII Seminário de RH - Uma Nova Perspectiva de Atenção ao Servidor” - como parte das comemorações do Dia do Servidor que é comemorado no dia 28 de outubro.

O evento acontecerá nos dias 25 a 28/10/2010, no Auditório da Reitoria. A abertura será no dia 25/10, segunda-feira, às 14h, no Auditório da Reitoria. Nos demais dias (de 26 a 28/10) o Seminário acontecerá sempre pela manhã, a partir das 8 horas, também no Auditório da Reitoria. A coordenação do evento é de João Alves de Souza, diretor do DDRH/UFRN.

Para participar, os interessados podem entrar em contato com a Divisão de Treinamento e Desenvolvimento do DDRH ou fazer inscrição através dos telefones (84) 3215-3279/3275/3276.

PROGRAMAÇÃO

25/10/2010 – 2ª feira
14h00: Apresentação cultural “Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais”
14h30 às 15h00: Cerimônia de Abertura
15h00: Lançamento do “Portal do Servidor e da Carta de Serviços” – Miriam Dantas (DAP/UFRN)
16h00: Palestra Magna “Há motivos para se motivar no serviço público?” – Prof. Ms. Rossandro Klinjey Irineu Barros (Faculdade de Boa Viagem – PE)
17h00: Cocktail

26/10/2010 – 3ª feira
8h00 às 9h00: Monólogo “Gandhi, um líder servidor” – Ator João Signorelli (São Paulo)
9h00 às 9h30: I palestra “Práticas Corporais no Ambiente Laboral da UFRN” – Profª. Ms. Mércia Maria de Santi Estácio (EEN/UFRN)
9h30 às 10h00: II palestra “Saúde psíquica e trabalho” – Profª. Ms. Maria Teresa Pires Costa (DAS/UFRN)
10h00 às 11h30: III palestra “Saúde do Corpo e da Alma” – Educadoras Léia Maria Fernandes e Sônia Maria de Abreu Falcão

27/10/2010 – 4ª feira
8h às 9h00: I palestra – “Comprometimento no Ambiente Organizacional” – Profº. Carlos Alberto Freire Medeiros (CCSA/UFRN)
9h às 10h00: II palestra “Meio Ambiente e Universidade” – Marjorie da Fonseca e Silva Medeiros (SIN/UFRN)
10h00 às 11h00: III palestra “Homem, Ambiente e Organização” – Profª Rosângela Gondim D’Oliveira (CB/UFRN)

28/10/2010 – 5ª feira
8h às 9h00: Encerramento - Ato Ecumênico
9h00: Café da Manhã.
A.I

ALICE MACIEL E BANDA NA 8ª MARCHA PARA JESUS 2010, EM CARNAÚBA DOS DANTAS, QUE REUNIRÁ CRISTÃOS DA CIDADE E REGIÃO.

No dia 31 de outubro (Dia Municipal do Evangélico) a Comunidade Evangélica de Carnaúba dos Dantas estará promovendo a 8ª Marcha Para Jesus 2010, um evento que reunirá as igrejas evangélicas do município e das cidades circunvizinhas.

A concentração do evento ocorrerá a partir das 17h30min, em frente à Igreja Realidade em Cristo, e percorrerá as ruas da cidade até a Praça Caetano Dantas, quando ocorrerá um grande culto com a presença de Alice Maciel e Banda e o pregador Pr. Flávio Ataliba, da Igreja Presbiteriana Memorial de Natal.

Será um momento da mais absoluta adoração e louvor a Jesus Cristo.
Melhores informações poderão ser obtidas através dos fones (84) 3479-2149 e 8844-1007.
Tota de Aristóteles

Enfermaria do Hospital Ruy Pereira recebe 40 pacientes do Hospital Walfredo Gurgel.

O Hospital Ruy Pereira já está com 50% da capacidade de sua enfermaria ocupada. Na última segunda-feira (18) a unidade recebeu 30 pacientes do Hospital Walfredo Gurgel e na quarta-feira (20), foram transferidos outros 10 internos, totalizando 40 transferências só esta semana.

O Hospital Ruy Pereira atua nas áreas de clínica médica e cirurgias vasculares. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública, a expectativa é que nos próximos dias novos pacientes sejam transferidos para o hospital. "A admissão é gradativa e depende de uma série de fatores, como documentação dos pacientes, por exemplo", afirma a diretora do hospital Valmira Guedes.
A.I

Felipe Maia participa de missa de aniversário de Rosalba Ciarlini.

Na noite da sexta-feira (22), centenas de pessoas, dentre familiares, amigos e políticos estiveram presentes na missa em ação de graças ao aniversário da governadora eleita Rosalba Ciarlini, que foi realizada por Monsenhor Lucas, na Catedral Metropolitana.

O deputado federal Felipe Maia participou deste ato de fé e agradecimento pelo dom da vida da Rosa: “Trago o meu abraço e o desejo de sucesso à frente do governo. Sei de sua capacidade e de sua vontade de fazer o Rio Grande do Norte melhorar. Rosalba vai fazer muito pelo estado”, afirmou o deputado.

Em suas palavras de agradecimento, a senadora comentou que a luta para transformar o estado será árdua, contudo está disposta a superar todos os obstáculos para fazer o RN acontecer.
A.I

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Governo garante continuidade do Programa do Leite.

O secretário de Estado do Planejamento, Nelson Tavares, se reuniu na manhã desta sexta-feira (22) com representantes dos fornecedores do Programa do Leite para discutir o calendário de pagamentos das parcelas em atraso. Na reunião, o Sindleite reiterou o compromisso de não interromper o fornecimento.

O secretário confirmou a liberação de uma quinzena ainda nesta sexta-feira e que até o mês de dezembro todos os pagamentos pendentes serão quitados. A expectativa é que todos os meses sejam liberadas duas parcelas, cada uma delas no valor de R$ 3 milhões.

“O Governo do Estado está cumprindo com um compromisso que já havia sido firmado com os fornecedores. Estamos liberando as parcelas, conforme já havia sido previamente definido e esperamos zerar o débito até o fim do ano”, afirmou o secretário Nelson Tavares.
A.I

NATAL FASHION WEEK.

A edição outono-inverno 2010 do Natal Fashion Week está prontíssima e vai rolar nos próximos dias 22(sexta) e 23(sábado) de outubro, no Hotel Pirâmide.

A Prátika Locações assina a estrutura do evento que tem projeto de ambientação e paisagismos assinado por Gomes Júnior da Arte & Paisagismo e Viveiro Marinas, a luz da Castelo Casado Iluminações.

Os desfiles na sexta começará às 18h:30m, exceto no sábado, último dia de desfiles, as crianças tomam conta do NFW , totalmente dedicado à moda infantil, com desfiles exclusivos com sessões às 11h,15,16 e 17h.

E depois de assistir a primavera da vida caminhando com bossa pela passarela, a noite vai ganhar um ar de suspense para a finalíssima do Tráfego Look 2010 que acontece no sábado, 23, no encerramento do NFW, dois convidados importantíssimos garantem o Glam do evento. Jocleir Turmina, booker da agência Joy by John Casablancas e Mauro Perez, representante da L’Agence, que premiará os vencedores com contrato de trabalho com a filial da agência em Lisboa/Portugal
A.I

Iberê reúne secretariado para tratar das medidas administrativas e cumprir Lei de Responsabilidade Fiscal.

O governador Iberê Ferreira de Souza reuniu, nesta quinta-feira (21), o secretariado para falar sobre as medidas administrativas que estão sendo adotadas para o cumprimento da Lei da Responsabilidade Fiscal (LRF) no Governo do Estado do Rio Grande do Norte. O governador assegurou prioridade no pagamento da folha e também nas despesas com a área de Saúde pública.

“Nosso empenho é para cumprir a Lei da Responsabilidade Fiscal e finalizar o nosso governo com responsabilidade e transparência”, observou o governador Iberê Ferreira de Souza.

Os auxiliares secretário-chefe do Gabinete Civil, Luis Claudio Macedo; secretário estadual de Planejamento, Nelson Tavares; José Pegado, da Controladoria Geral do Estado; e Luis Antonio Marinho, da Procuradoria Geral do Estado detalharam as medidas previstas no Decreto nº 21.939, de 15 de outubro de 2010, cujo foco principal é a restrição das despesas à disponibilidade financeira e orçamentária do Estado. Para isso, a redução de gastos com pessoal, contratos de mão de obra, locação de veículos, cotas de abastecimento e de concessões de viagens e diárias, além da renegociação de contratos foram alguns dos caminhos apresentados.
A.I
Foto:Canidé Soares

Sessão da câmara de vereadores de C. Novos - 22/10/2010

Odon Jr:

Projeto de lei que regulamenta o transporte de pessoas que buscam serviços de saúde fora do município e dá outras providencias. Secretaria de saúde fica responsável e obrigada a ir buscar e deixar,nos respectivos domicílios e residências, todos os usuários dos serviços de saúde do município de Currais Novos que necessitarem realizar atendimentos, exames ou qualquer procedimento médico, cirúrgico e hospital, em cidade diversa deste município.

Silvano de Araujo:

Requerimento, em regime de urgência, para a expansão da rede de energia rural, para atender a comunidade Craibeira, na zona rural de Currais Novos, e solicitou calçamento para as ruas do Quartzo e do Antimônio, no bairro JK.

João Neto:

Requerimento, para que seja viabilizado calçamento para a rua da Águas Marinhas, bem como a complementação do calçamento das ruas Jose Bezerra de Medeiros e Luiz Janilson, no bairro JK.

Marinaldo Francisco:

Requerimento, em regime de urgência, para que seja feita a reativação do centro de velório, Jose Bento de Souza, localizado no bairro Paizinho Maria; solicitou também a retomada do atendimento médico no posto de saúde do povoado da Cruz, na zona rural.

Francisco Moreira:

Requerimentos para que seja feita a inclusão, no calendário das escolas municipais, para o próximo ano, a realização de olimpíadas do saber; ao setor da saúde solicitou que seja feita a retomada do atendimento referente aos medicamentos extra farmácia básica, primordiais para a preservação da saúde de muitos dos nossos munícipes; a secretaria de infra estrutura que viabilize o alinhamento da sobra do terreno da rua Elias Fernandes, no bairro JK, assim como dos postes que iluminam a rua mencionada, e finalmente pediu a reativação da pintura de lombadas, de faixas de pedestres e colocação da placas com identificação do limite de velocidade na Br 226, prolongamento da avenida Dr. Silvio Bezerra de Melo.

Eduardo Pontes:

Requerimento solicitando o alargamento da rua Manoel Lopes Filho, entre o largo Junior Toscano e a entrada do Campus da UFRN.

Maria Aparecida;

Requerimento solicitando a efetivação da Calçada, na área externa da escola municipal Professor Francisco Rosa, entre a murada e meio fio, no bairro Gilbero Pinheiro
A.I-CMCN

Prolongamento da avenida Prudente de Morais está com metade da cobertura asfáltica concluída.

As obras de prolongamento da avenida Prudente de Morais estão na fase do capeamento asfáltico. Segundo o diretor de obras do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem - DER, Caio Pascoal, 50% da pista já recebeu a cobertura de asfalto. A previsão é que os serviços de pavimentação sejam concluídos até o final de novembro. No mês passado foram concluídos os serviços de imprimação, que é a preparação da estrada com um material betuminoso e serve de base para a aposição do asfaltamento.

Além do asfalto, o DER também está concluindo a concretagem da ponte sobre o Rio Pitimbu e iniciando a escavação do túnel de acesso para a rua Tamanduateí.

"Essa é uma obra de grande importância para o escoamento do tráfego na região Sul de Natal e que também terá reflexos positivos na qualidade de vida e no desenvolvimento econômico da capital e das cidades vizinhas", ressalta o governador Iberê Ferreira.
A.I

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Feira do Livro do Seridó de 21 a 23/10/10 em Caicó

No período de 21a 23/10/10 estará acontecendo em Caicó a 2ª edição da Feira do Livro do Seridó na Ilha de Sant’Ana, com patrocínio da Cosern e apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Caicó. Conta ainda com o apoio cultural do Sebrae, Sesi, Fundação José Augusto, Funpec e Circo da Luz.

A feira visa difundir a riqueza da literatura em todos os municípios do Seridó, tendo o livro como principal instrumento de revolução pessoal, educativa e cultural.

O evento pretende desenvolver diversas ações de estímulo à leitura em todas as faixas etárias e de incentivo à produção literária. Haverá intensa programação literária e multicultural, com a presença de escritores, atrações artísticas, debates, oficinas e comercialização de publicações dos mais diferentes gêneros.

Grandes nomes da literatura nacional e regional confirmaram presença para esta segunda edição. Dentre eles, pode-se destacar a participação jornalista, escritora e apresentadora Claudia Matarazzo, que vai falar sobre moda e etiqueta, temas que pautam cerca de doze obras literárias de sua autoria, como “Etiqueta sem Frescura”, “Case e Arrase - um guia para seu grande dia” e “Gafe não é Pecado”. A sua palestra está agendada para as 20 horas do dia 23, sábado, no Palco do Pavilhão da Ilha.

Além dela, outro destaque será o paraibano Carlos Marcelo, atual editor-executivo do Correio Braziliense, que já tem dois livros publicados: “Nicolas Behr – Eu engoli Brasília” e “Renato Russo - o Filho da Revolução”, o seu maior sucesso. Marcelo vai participar de bate-papo com o comunicador caicoense Roberto Fontes.

No total, serão 33 horas de programação, entre apresentações culturais, palestras, lançamentos de livros e bate-papos. Oito escolas do município e região já confirmaram presença no evento, que contará com 14 espaços de exposição e venda de livros.
A.I

PREFEITURA REALIZA MAIS UM MUTIRÃO DE LIMPEZA EM PARELHAS.

Um novo mutirão de limpeza acontece hoje (21) em trechos dos bairros Dinarte Mariz e Ivan Bezerra, em Parelhas. A Prefeitura, através de parceria entre as Secretarias de Obras e Serviços Públicos; Saúde; e Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais; mobiliza uma média de 40 homens para realizar o trabalho, que ocorre todas as quintas-feiras desde o último mês de agosto.

A ação visa, além de prevenir e combater mosquitos, conscientizar à população quanto a não jogar lixo nas ruas. “È importante que as pessoas colaborem e contribuam com a limpeza do seu bairro”, disse o Prefeito Francisco Medeiros ao frisar que a coleta de lixo nos bairros acontece de forma regular.

Os mutirões já visitaram os bairros Ivan Bezerra, São Sebastião, Cruz do Monte, Dinarte Mariz, além da comunidade rural Santo Antônio da Cobra e o conjunto IPE, tendo o trabalho se repetido em alguns desse locais. “É fundamental estar presente principalmente nas áreas de riachos que é onde as pessoas, infelizmente, jogam grande quantidade de lixo”, acrescentou Francisco.
A.I-PMP

SENASP realiza visita de observação nas Instituições de Ensino do RN.

Uma Comissão de Observação Externa (Coex) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Distrito Federal, está no Estado do Rio Grande do Norte desde segunda feira, dia 18, cumprindo o cronograma do Programa de Construção de Padrões de Qualidade destinado as Instituições de Ensino de Segurança Pública (IESP) do país.

Criado em 2009, o programa tem como objetivo a construção de padrões de qualidade destinados as Instituições de Ensino da Segurança Pública Nacional (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil).

As Instituições que recebem a visita de observação das consultoras do PCPQ, têm maior possibilidade de se auto conhecerem afim de buscarem uma maior organização administrativa pedagógica visando a ampliação da excelência de suas ações educativas.

O Rio Grande do Norte é o nono Estado a ser visitado pela Comissão que está percorrendo as doze cidades do país, escolhidas para sediar grandes eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
A.I

CARNAÚBA DOS DANTAS - “ONDE TEM LIXO, NÃO TEM TURISMO. JOGUE O LIXO NA LIXEIRA!” UMA CAMPANHA PELA PRESERVAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DO MONTE DO GALO.

No próximo domingo (24) véspera da Festa de Nossa Senhora das Vitórias, acontecerá em Carnaúba dos Dantas um grande movimento de conscientização ambiental em favor de um dos principais patrimônios turísticos de Carnaúba dos Dantas, o Monte do Galo.

Com o lema “Onde tem lixo, não tem turismo. Jogue o lixo na lixeira”, alunos, professores, educadores, representantes do poder público e seguimentos religiosos, além da comunidade em geral, realizarão um verdadeiro mutirão de limpeza, mas, sobretudo de conscientização entre os romeiros que participam das manifestações religiosas do Monte do Galo, além dos próprios moradores. Será uma verdadeira blitz educativa.

O projeto em tela foi idealizado pelo Maestro e Professor Márcio Dantas de Medeiros, que preocupado com os problemas ambientais provocados pelo destino inadequado do lixo, jogado aleatoriamente nas encostas e acesso do dito patrimônio religioso, urge no sentido de produzir essa campanha de conscientização em favor da manutenção e preservação ambiental daquele monumento.

O objetivo do evento é despertar no povo Carnaubense o sentimento de pertencimento, assim como do início a “Revitalização do Monte do Galo” de forma organizada para conseqüentemente atrair mais Romeiros e turistas que sobem o nosso Cartão Postal, o principal centro de Romaria do Rio Grande do Norte.

Previsto para iniciar no domingo (24), a partir das 7 horas da manhã, o evento conta com especial apoio da Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas, através da Secretaria de Turismo, administração “O Governo é do Povo!”
A.I-PMCD

ESTUDANTES DO IFRN ESTÃO COM DILMA.

Após participar de reuniões da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, em Brasília, a deputada federal Fátima Bezerra retornou para Natal nesta quarta-feira, 20, para dar continuidade a coordenação da campanha de Dilma Rousseff no RN.

Dentre os compromissos no dia de hoje, esteve o encontro com estudantes e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCDE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN).

Ao lado de Fátima, Hugo Manso, ex-vereador (PT), também participou do encontro com os estudantes.
A.I