sexta-feira, 27 de maio de 2011

Prefeito se reúne com Equipe Municipal do Selo Unicef.

Acompanhando o desenrolar das atividades do Selo Unicef no município de Carnaúba dos Dantas, o prefeito Alexandre Dantas (Boboca) convocou a Equipe Municipal para avaliação das atividades desenvolvidas até o momento assim como reforçar o trabalho das metas e objetivos a serem seguidos, dentro de uma estratégia montada até o próximo ano.

O ponto chave da reunião foi sobre o relacionamento constante que deve existir entre todos e a discussão sobre a sede do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, célula embrionária das ações do programa, que funcionará em prédio exclusivo em frente a prefeitura municipal.

Por fim, todos ficaram satisfeitos com o encontro visto como bastante positivo ao crescimento dos trabalhos para conquista do Selo Unicef para o município de Carnaúba dos Dantas.

Participaram da reunião, além do prefeito, os secretários municipais João da Banda (coordenador), Jucilene (ação social), Dra. Vera (saúde), Juçara Medeiros (administração), Desterro Gonçalves (educação), Rejane Dantas (Conselho da Criança e Adolescente), Flávio Dantas, Marli Medeiros (conselho tutelar).
Por Tota de Aristóteles.

Corrida Soldados do Fogo larga na frente apoiando a Campanha de Doação da Médula Óssea no RN.

O Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC-RN) é o novo parceiro da Corrida Soldados do Fogo, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN, que acontecerá no dia 2 de julho, em função das comemorações do dia Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil.

O GACC-RN responsável em prestar assistência psicossocial e nutricional às crianças e adolescentes, no tratamento contra o câncer, terá total apoio do Corpo de Bombeiros Militar do RN para divulgar durante a Corrida Soldados do Fogo a Campanha de Doação da Médula Óssea.

Esta será a segunda ação, preocupada com o papel social perante a comunidade, envolvendo ambas instituições no Estado. A primeira aconteceu no dia 6 de outubro do ano passado, durante o Dia Nacional do Doador Voluntário de Medula Óssea. Na ocasião, o Corpo de Bombeiros do RN, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer e o Hemonorte, realizaram diversas atividades em conjunto para divulgar a Campanha, entre elas foi promovida uma grande carreata pelas ruas da cidade visando conscientizar a população sobre a importância e, principalmente, a necessidade de todos aderirem a este movimento.

A Corrida Soldados do Fogo é organizada pelas empresas Natal Runner, Hora de Correr e Usina Comunicação, com o apoio do Grupo R. Cunha.
A.I.

Atualização do Plano de Recursos Hídricos tem grande adesão das regiões do RN.

A participação dos municípios do Rio Grande do Norte na atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) em todas as regiões do Estado despertou a atenção dos técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) fato que demonstra a preocupação com o uso racional da água no interior do Estado.

Os seminários de diagnóstico para atualização do Plano de Recursos Hídricos executados pela equipe da Semarh percorreram de janeiro até maio as regiões do Vale do Açu, Oeste, Seridó e região metropolitana ampliando a discussão do planejamento e ações voltadas para a realidade dos municípios.

A finalização da primeira etapa do diagnóstico das reservas hídricas existentes no Estado foi feita ontem (26) pelo secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Robinson Faria e contou com a participação de representantes do Ministério Público, prefeituras e sociedade civil.
A.I.

NA CÂMARA DE VEREADORES DE CURRAIS NOVOS...

A Câmara de vereadores de Currais Novos esteve reunida, na manhã desta sexta feira, 27, cumprindo o cronograma para o mês de maio. De comum acordo com os vereadores, a referida sessão deveria ser realizada na noite de ontem, 26, foi transferida para às 11 horas desta sexta feira, 27. O presidente da casa legislativa de Currais Novos, Marinaldo Francisco Gabriel Soares, já anunciou que os trabalhos para o mês de junho terão inicio no dia 7, às 19:30, horário costumeiramente obedecido pelos edis curraisnoveneses.

Ver. Odon Junior:

Requerimentos- Ao comandante geral do corpo de bombeiros militar do Rio Grande do Norte, para que seja instalada uma unidade do corpo de bombeiros no município de Currais Novos; a secretaria municipal de educação, cultura e esportes, em regime de urgência, o reparo estrutural, a dedetização de vetores e a contratação de merendeira para a unidade IV Unidade Escolar Cirilo Marinho, na fazenda Bonifácio, na zona rural; ao secretário de infra estrutura, em regime de urgência, a recuperação, para fins de trânsito, da estrada que percorre as fazendas Bonifácio, povoado São Sebastião, Poço da Serra e Povoado Cruz, interligando as comunidades às escolas da zona rural de Currais Novos.

Maria Aparecida:

Requerimentos- Ao secretário municipal de infra estrutura e serviços urbanos, Raimundo Marinho, a colocação de material adequado para melhorar o acesso as ruas Rios São Bento, Riacho Brejuí e Riacho Maracajá, no bairro Dr. Jose Bezerra de Araujo, em nossa cidade; ao prefeito municipal que seja viabilizado um programa para garantir bom acesso e melhorar as condições ambientais dos que vivem e trabalham no meio rural; ao secretário de infra estrutura solicitou a colocação de material adequado para melhorar o acesso as ruas Antonio Pedro Sobrinho e Francisco Ubaldo Sobrinho, no bairro Parque Dourado II e finalmente direcionou requerimento ao secretário de infra estrutura solicitando a colocação de material adequado para melhorar o acesso as ruas Jose Bezerra de Medeiros e Carnaúba dos Dantas, no bairro JK, em nossa cidade.
A.I-CVCN

Filarmônica de Timbaúba participará do "V SÃO TOMÉ IN CONCERT".

Sob a regência do Maestro Mizael Cabral, a Banda Filarmônica do Município de Timbaúba dos Batistas-RN, participará no próximo dia 28 de maio de 2011, do "V SÃO TOMÉ IN CONCERT".

O evento acontecerá na cidade de São Tomé-RN, e reunirá várias bandas filarmônicas de todo o Estado do Rio Grande do Norte.

O concerto acontecerá no Ginásio Poliesportivo Adriano Galvão Pereira, da referida cidade.
A.I-PMTB

Bombeiros, Defesa Civil e Samu terão central única de atendimento no Seridó do Estado.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), Coronel Elizeu Lisboa Dantas, esteve nesta quinta feira, 26 de maio, apresentando as instalações da Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil (CEGED), do município de Caicó, na região Seridó do Estado, ao coordenador administrativo do Samu, Rodrigo de Azevedo Lemos.

A visita de reconhecimento da Central dos Bombeiros pelo Samu faz parte do plano estratégico do Governo do Estado que visa a adoção de um protocolo único para regular as ações do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros e a implantação de uma central única de atendimento de chamadas em Caicó e toda Região do Seridó.

De acordo com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, o objetivo desta ação é integrar os serviços de socorro em todo o Estado. “Esta integração só trará benefícios a população, pois visa melhorar a qualidade dos serviços de urgência e emergência prestados a sociedade. A ação que estamos empenhando virá ativar uma regulação médica única entre os Bombeiros e Samu, a diminuição do tempo resposta das ocorrências, mais eficiência no processamento das informações facilitando assim o despacho logístico de viaturas, equipamentos e recursos humanos para atender as emergências, entre outros pontos positivos”, disse Coronel Dantas.
A.I.

Hermano Morais é o novo Presidente do América

Agora é oficial. O deputado Hermano Morais é o novo presidente do América Futebol Clube. Candidato único na eleição que ocorreu na noite desta quinta-feira (26), Hermano tem como vice-presidente o também conselheiro do clube Carlos Theodorico.

“O América é muito maior que essa crise” , disse o novo presidente do alvinegro que chega ao cargo depois da renúncia de dois presidentes, e de aceitar a convocação para ser o articulador da reação do América que se prepara para disputar a série C.

Hermano Morais disse estar ciente dos problemas que o clube enfrenta e traçou seus objetivos: sanar os problemas financeiros e encaminhar a construção do estádio do América, a Arena do Dragão.
A.I.

Brasileiro trabalha 149 dias para pagar impostos.

Em 2010 o brasileiro vai trabalhar 4 meses e 29 dias para pagar impostos. Segundo estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), até o próximo domingo, dia 29 de maio, o contribuinte trabalha apenas para pagar tributos aos governos federal, estadual e municipal.

“Ano passado foram 148 dias para quitar os tributos. Ou seja, a cada ano precisamos trabalhar mais para pagar os cofres públicos”, disse o deputado Felipe Maia, em discurso no plenário da Câmara, nesta quinta-feira (26).

De acordo com o democrata, nos países da América do Sul, a média de dias trabalhados para o pagamento de impostos é bem menor. Na Argentina, por exemplo, são 97. No Chile são 92 dias de trabalho para o fisco. Já em algumas nações desenvolvidas, o número de dias é equivalente ao do Brasil. Na França, por exemplo, também são 149 dias de trabalho para tributação. E na Suécia, 185. “A diferença é que nesses países os serviços públicos funcionam. Eles não precisam gastar com saúde, educação, previdência privada ou segurança. Por isso me preocupo não só com a alta carga tributária, mas também com o uso que é feito do dinheiro público”, ressaltou o parlamentar.
A.I.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ezequiel começa a reestruturação do PTB no Estado e meta é atingir o maior número de municípios.

O deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza já iniciou o processo de fortalecimento e crescimento do PTB no Rio Grande do Norte. Nesta quinta-feira (26), ele antecipou que já estar em processo de constituição às novas comissões provisórias municipais. “Já estamos conversando com as lideranças, onde o partido estava formalizado. Também estamos abertos para as conversas, no sentido de fundar o PTB em municípios onde o partido ainda não existe”, disse o deputado, que preside a legenda no Estado.

A meta do PTB no RN é atingir os 167 municípios para se fortalecer nas eleições do próximo ano. “Queremos chegar competitivo para 2012. Nosso objetivo é atrair o maior número de candidatos a prefeito, vice-prefeitos e vereadores, fazendo composição onde não puder ter candidato próprio”, afirmou Ezequiel.

No Rio Grande do Norte, além do deputado Ezequiel Ferreira na Assembleia Legislativa, que foi o segundo mais votado do Estado em 2010, o PTB tem oito prefeitos, três vice-prefeitos e 83 vereadores espalhados em todas as regiões do Estado.
A.I.

Dilma assinará termo de compromisso para a construção de novas creches e quadras esportivas.

A deputada federal Fátima Bezerra participa daqui a pouco de solenidade no Palácio do Planalto quando a presidenta Dilma Roussef vai assinar termos de compromisso para a construção de 454 novas quadras esportivas escolares cobertas, 138 unidades de educação infantil e a doação de cerca de 30 mil bicicletas e capacetes escolares.

As quadras e as unidades escolares estão previstas nas obras do PAC 2. As quadras serão construídas em 249 municípios e as unidades escolares em 83. Já as bicicletas serão repassadas para 81 municípios.

Do Rio Grande do Norte serão beneficiados os municípios de Alto do Rodrigues, Apodi, Ceará-Mirim, Currais Novos, Extremoz, Governador Dix-Sept Rosado, João Câmara, Jucurutu, Marcelino Vieira, Monte Alegre, Mossoró, Poço Branco, Ruy Barbosa, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, São Tomé, Serra Negra do Norte, Serrinha, Taipi, Umarizal, Vera Cruz e Viçosa.
A.I.

Prefeitura inicia reconstrução do coreto de Parelhas.

Quem viveu os anos sessenta em Parelhas, lembra muito bem do coreto que encantava a todos na Praça Arnaldo Bezerra. O monumento foi destruído no final da década, pelo prefeito da época. A demolição causou indignação às pessoas que brincaram, conversaram e até namoraram em volta do coreto.

Diante dos discursos deste público, que fala com saudosismo sobre o antigo coreto, a Prefeitura Municipal de Parelhas resolveu resgatar a história do município, aproveitando a reforma da praça, para reconstruir o monumento, que passará a ser utilizado como palco para a apresentação de artistas regionais, em especial durante a festa de São Sebastião, em janeiro.

O coreto já está em construção, com recursos próprios e quem passa pelo local já pode ver as paredes sendo erguidas. 
Por Wanderley Filho.

Secretário Robinson Faria abre reunião do Plano Estadual de Recursos Hídricos em Natal.

O secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Robinson Faria abriu na manhã desta quinta-feira (26) a reunião de atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos da região metropolitana de Natal, destacando a política estadual de recursos hídricos e a importância de transformar a água em um meio de sustento para a população.

Para o secretário Robinson Faria, o planejamento dos recursos hídricos depende da parceria da sociedade e poder público, que recebeu novas contribuições nos últimos dez anos, motivo que desencadeou a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos no Rio Grande do Norte. “Precisamos atualizar os dados do Estado e potencializar as ações para transformar a água em riqueza para a população, tornando a água um meio de vida, de sobrevivência e de sustento”, argumentou Robinson.

O trabalho desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) nas diversas regiões do Rio Grande do Norte identificou a demanda atual de cada município e ainda as necessidades em relação ao uso dos recursos hídricos, dados que irão contribuir para a política pública dos recursos hídricos.

A etapa de Natal é a última da primeira fase do processo de diagnóstico das reservas hídricas existentes no Estado, que é construído em três fases: atualização do diagnóstico, atualização dos estudos de planejamento e atualização da programação das ações.

O Plano Estadual de Recursos Hídricos tem previsão para ser finalizado em janeiro de 2012, com trabalho desenvolvido pela equipe da Semarh e financiado pelo Programa Semiarido Potiguar (PSP), através do Banco Mundial.
A.I.

Ana de Holanda recebe representantes dos pontos de cultura.

A ministra da Cultura, Ana de Holanda, recebeu na tarde de hoje (25/5) representantes da Marcha Nacional do Movimento Pontos de Cultura, que está em Brasília para pedir a aprovação a Lei Cultura Viva, a Lei Griô e o Plano Nacional de Cultura. O encontro entre a ministra e os representantes culturais, organizado pela Comissão de Educação e Cultura e pela Frente Parlamentar Mista de Cultura, foi realizado no Plenário 10 da Câmara dos Deputados.

Durante a reunião, integrantes da Marcha relataram para a ministra Ana de Holanda os problemas que têm enfrentado devido aos atrasos na liberações de recursos e pediram a aprovação do PL 757/11, de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ), que cria o programa Cultura Viva e institucionaliza os pontos de cultura. A ministra Ana de Holanda disse apoiar as reivindicações dos representantes dos pontos de cultura, mas afirmou que em relação às liberações orçamentárias é preciso seguir as normas estabelecidas e a lei das licitações (8.666).

Antes de receber os representantes dos pontos de cultura, a ministra Ana de Holanda passou a tarde na sala da Comissão de Educação e Cultura, despachando com parlamentares. Ela ouviu as reivindicações dos deputados acerca de demandas relacionadas ao Ministério da Cultura.

Para a presidenta da Comissão de Educação e Cultura, deputada Fátima Bezerra, a presença de Ana de Holanda na comissão mostra a disposição da ministra de dialogar tanto com os parlamentares, quanto com a sociedade civil.
A.I.

CORRIDA INTERNACIONAL DA FOGUEIRA.

As Inscrições da XI CORRIDA INTERNACIONAL DA FOGUEIRA são gratuitas e podem ser realizadas até às 15h de Sexta (dia 10-06-2011) e devem ser feitas das seguintes formas, sendo exigida, para a sua efetivação, a cópia do RG ou Certidão de Nascimento:

· Diretamente na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo -SEMTUR, situada na Rua Juventino da Silveira, 155, Centro, Currais Novos/RN;

· Via fax, pelos números (84) 3405-2755

· Via e-mail, solicitando as Fichas de Inscrição e Regulamento ao endereço eletrônico; corridafogueira2011@yahoo.com.br.
A.I.

Bombeiros e Samu planejam ampliação dos serviços de emergência na região do seridó.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do RN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, viajará a Caicó, na região Seridó do Estado, nesta quinta feira, dia 26 de maio, acompanhado do Coordenador Administrativo do Samu, Rodrigo de Azevedo Lemos. 

Na visita ao município de Caicó, o Corpo de Bombeiros Militar do RN e o Samu darão mais um passo importante para a oficialização da integração do serviço de ambos os órgãos no Estado. Esta ação inédita terá como objetivo a unificação das centrais de gerenciamento de emergências de ambos os serviços no Estado.

“O Corpo de Bombeiros está oferecendo suas instalações físicas, que hoje atendem aos Bombeiros e a Defesa Civil para os profissionais do Samu. Quando esta ação estiver efetivada conseguiremos diminuir o tempo resposta das ocorrências e gerenciar as emergências no Estado com mais qualidade e eficiência”, disse o Comandante Geral do CBMRN.

Esta ação de integração do Corpo de Bombeiros com o SAMU segue a determinação do Plano Estadual de Urgência e Emergência elaborado pelo Governo do Estado e aprovado pelo Conselho Estadual de saúde e pelo Ministério da saúde como principal ferramenta de interiorização.

A chegada da equipe em Caicó, nesta quinta feira, está prevista para as 9 horas.
A.I.

Miss Seridó com nova data - 16 de julho.

Numa promoção do colunista social Carlos Magno e TV Seridó, o concurso Miss e Mister Seridó-2011, chega a sua 21ª edição dia 16 de julho, no Clube Centenário de Parelhas, reunindo representantes de 22 municípios da região, que desfilarão em trajes de gala e banho. A caicoense Natália Clemente, Miss Seridó 2010 conquistou o 3º lugar no Miss RN 2011,além da faixa de Miss Elegância do RN. Já o acariense Daniel Dantas, Mister Seridó e Rio Grande do Norte 2010, faturou o 5º lugar no concurso Mister Brasil Turismo, realizado em João Pessoa.

Entre as atrações, as Misses Rio Grande do Norte e Alagoas 2011 e o Mister RN 2010.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

BODAS DE PRATA DO CASAL BETHOVEM E VITÓRIA MEDEIROS.

Recebo email de Maurício Silvestre de Faria, de Salvador, comunicando as Bodas de Prata do casal amigo Bethovem e Vitória Medeiros no qual em 4 de junho será realizado missa na igreja do Coração de Jesus celebrada pelo bispo de Guarabira, Dom Lucena, auxiliado pelo padre Amaurílio e outros sacerdotes da terra.

Segundo Maurício, logo após, no salão paroquial, festa com música de exelente qualidade.

Haverá ainda queima de fogos e apresentação dos Negros do Rosário.

Felicidades ao casal, de coração, e Maurício avisou que virá.

Greves no RN são tema de discurso na Câmara dos Deputados.

As greves de servidores públicos no Rio Grande do Norte foram tema de discurso na Câmara Federal na manhã desta quarta-feira (25). A deputada federal Fátima Bezerra levou o assunto ao plenário destacando a inflexibilidade do Governo do Estado em cumprir acordos celebrados com sindicatos nos últimos anos. Outro ponto destacado pela parlamentar foi a situação de instabilidade no Estado com a paralisação de serviços públicos essenciais, como a Educação e a Segurança. Já estão em greve os trabalhadores da Educação, a Polícia Civil, o Detran, os servidores das Centrais do Cidadão, entre outros. Esses movimentos grevistas podem se estender nos próximos dias para outros segmentos como os policiais militares, trabalhadores da Saúde e servidores da administração indireta.

A deputada afirmou que os diversos movimentos têm uma mesma motivação: o descumprimento de acordos celebrados entre os sindicatos dos servidores públicos e o Governo Estadual. “Custou caro para os trabalhadores obterem esses avanços, que estão hoje assegurados em lei e que a atual governadora, Rosalba Ciarlini, resolveu simplesmente desconsiderar.

São conquistas históricas que não podem virar pó. Não foi para isso que a população elegeu a atual governadora. Alias, não eram essas as promessas de campanha e os servidores cobram coerência entre o que foi prometido e o que efetivamente vem sendo praticado pelo Governo”, destacou.
A.I.

CERAMISTAS SE UNEM A PREFEITURA DE CARNAÚBA DOS DANTAS.

Muitas máquinas, caçambas e tratores amanheceram hoje (25) no trecho da RN 288, entre a Serra da Rajada e a sede do município de Carnaúba dos Dantas. É que os ceramistas da cidade e a prefeitura municipal se uniram e estão construindo o acostamente daquela importante rodovia estadual.

Construída na década de 50, o referido trecho foi ao longo dos anos recebendo melhoramentos, primeiramente o calçamento e assim depois o asfalto.

Com o recapeamento feito pelo DER no ano pasado, diga-se de passagem de grande qualidade, as pessoas da comunidade, principalmente os ceramistas, reclamavam do perigo eminente de acidentes provocados muitas vezes pela ausência de acostamento. Os trabalhadores da cerâmicas eram alvos fáceis desses acidentes.

Com o intuito de garantir a segurança de ciclistas, pedestres, motoqueiros, motoristas em geral e trabalhadores das cerâmicas, surgiu a idéia da união dos ceramistas com a prefeitura municipal visando a construção dessa importante obra.

O trecho da RN 288, em Carnaúba dos Dantas tem 7 km de extensão e é utilizado para o escoamento da produção de telhas e tijolos do município para outros estados da federação.
Por Tota de Aristóteles

Comissão de Educação e Cultura aprova moção de saudação a Amanda Gurgel.

Os deputados da Comissão de Educação e Cultura da Câmara aprovaram hoje (25/5), por unanimidade, uma moção de saudação à professora potiguar Amanda Gurgel, que recentemente ganhou as redes sociais ao denunciar as condições aviltantes de trabalho dos profissionais do magistério. 

A moção, proposta pela deputada Fátima Bezerra, também elogiou a atitude da educadora, que em participação no programa Domingão do Faustão, no último domingo, defendeu a campanha pelos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação.

“Foi muito oportuna a fala da professora, já que o tema financiamento da educação está em discussão no Plano Nacional de Educação, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados. Além disso, foi uma das principais deliberações da Conae (Conferência Nacional de Educação), realizada em abril do ano passado, foi a destinação de 10% do PIB para a educação”, diz a nota.

De acordo com a nota, a manifestação de Amanda Gurgel reforça uma bandeira histórica da luta dos trabalhadores em educação do nosso país: a de que sejam destinados mais recursos para o setor. A participação dela é muito bem vinda, pois não “há como se falar em uma educação de qualidade sem que se tenham recursos humanos, financeiros e tecnológicos adequados”.
A.I.

Riacho da Cruz - Grupo de idosos participa de palestras na área da saúde.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Riacho da Cruz em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 17, uma palestra para o grupo de idosos do município que teve como tema a Tuberculose. A palestra foi ministrada pelos profissionais da saúde do município que estão concluindo o curso de técnico de enfermagem, e teve como meta principal atingir esta população, que é mais suscetível à doença.

A palestra sobre tuberculose é mais uma das várias atividades envolvendo o grupo de idosos de Riacho da Cruz que conta hoje com 60 participantes e se reúne todas as terças e sextas-feiras, no Centro de Referência de Assistência Social, localizado na Avenida Camila de Léllis, centro da cidade, sob a coordenação de Sabrina Cristina da Costa Alencar e demais técnicos do centro.

Várias outras palestras sobre temas relevantes, como: saúde do idoso, saúde bucal, hipertensão, diabetes, alimentação na terceira idade, direitos do idoso, entre outras, estão sendo ministradas regularmente pela mesma equipe de profissionais, sempre com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos idosos de nossa cidade, assegurando-lhes o direito à saúde, ao lazer, à cidadania e à convivência familiar e comunitária.
A.I-PMRC

Encontro Salutar para Reminiscência

Encontro terça-feira na Ótica Mirna, Erick Gomes Souto, proprietário da organização comercial que tem ramificações  em Caicó, Jucurutu, Picuí, Currais Novos, Jardim do Seridó e Santana dos Matos. Em Jardim do Seridó, a ótica traz, quinzenalmente, um oftamologista de Natal, muito conceituado, do Hospital da Visão.

Erick é filho do meu amigo Manoel do Ó e de Edileuza Gomes, o mesmo residente há duas décadas em Currais Novos, sendo neto de Severino Gomes (in-memorian), ex-prefeito de Picuí e Baraúna, e deputado estadual da Paraíba. Irmão de Mirna Gomes, do advogado Elton Gomes do Ó e Emerson Gomes do Ó.

O encontro com o blogueiro serviu para revitalizar às reminiscências, na fase que residíamos em Currais Novos e atuávamos na Rádio Brejuí.

Severino Gomes fazia sua campanha para prefeito e deputado pela Rádio Brejuí (Venceu todas), emissora  de grande audiência no Curimataú Paraibano.

Deputado Ezequiel pede ao DER que faça o recapeamento da RN 228 que liga Acari, Cruzeta e São José do Seridó.

O deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PTB) cobrou na sessão desta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa, ao Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER/RN) que comece o recapeamento da RN-228, que liga os municípios de Acari, Cruzeta, São José do Seridó e Caicó, no Seridó.

“A situação atual da RN-228 na região Seridó retrata uma situação calamitosa. O asfalto já em alguns trechos desapareceu completamente. O Governo do Estado precisa urgentemente iniciar a recuperação desta importante rodovia, que escoa a produção no Seridó, servindo também a economia de Caicó, principal cidade da região”, argumentou.

Na Assembleia, Ezequiel frisou a importância do trecho. “O Seridó é uma região rica em turismo e eventos, além de sua população ficar prejudicada com as condições de infraestrutura que este importante trecho oferece. Por isso peço agilidade e sensibilidade ao DER/RN”, disse o deputado que foi votado em Cruzeta, Acari e Caicó.
A.I.

Ângela Paiva toma posse como reitora da UFRN.

A posse oficial da nova reitora da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Ângela Paiva, hoje à tarde, em Brasília, foi permeada por elogios ao reitor José Ivonildo Rêgo, que dirigiu a universidade de 1995 a 1999 e de 2002 até agora. “O trabalho desenvolvido por Ivonildo foi formidável. A UFRN se transformou em um bom laboratório do que pode ser feito pela educação em um curto espaço de tempo”, elogiou o ministro da Educação, Fernando Haddad. O ministro elogiou a capacidade do ex-reitor de “agir com leveza, mas sem abrir mão de seus princípios”.

Para a deputada federal Fátima Bezerra, que acompanhou a solenidade de posse, a fala do ministro é um reconhecimento ao trabalho realizado pelo reitor Ivonildo Rêgo, “que trabalhou de forma incansável pela UFRN” e que merece todas as homenagens “pela gestão competente e exitosa à frente da UFRN”. Fátima desejou uma boa gestão para a nova reitora e reiterou o compromisso do seu mandato de “continuar a parceria em prol da expansão e do fortalecimento da UFRN”.
A.I.

Está aberto o prazo para apresentação de emendas ao PNE.

Em discurso hoje (24/5) em plenário, a deputada federal Fátima Bezerra lembrou que já está aberto o prazo para que os deputados apresentem emendas ao PL 8035/10, que institui o Plano Nacional de Educação 2011-2020. Na sua fala, a parlamentar fez um breve relato da audiência pública que participou ontem (23/11), em Recife, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, sobre o PNE.

“O debate foi excelente. Saúdo todos e todas pela participação: a deputada Teresa Leitão, a CNTE, o SINTEPE, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Enfim, todas as entidades e movimentos sociais que participaram do debate ontem em Recife. É a luta por um PNE para valer e pelos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação ganhando força em todo o País”, elogiou.

A audiência foi proposta pelos deputados Paulo Rubem Santiago (PDT/PE) e Raul Henry (PMDB/PE).
A.I.

Timbaúba dos Batistas promove a segunda festa de volta aos "Anos 60".

O clube social São Severino Mártir promove no dia 04 de Junho a tradicional festa de volta aos Anos 60 , à partir das 22h.

Uma viagem aos túnel do tempo com show especial do cantor CANINDÉ MORENO É BANDA SOM REAL e participação de MAX e BANDA ESTRELAR, considerada uma das melhores bandas de baile da região. Imperdível!

Senhas antecipadas pelo tel.: (84) 9956-6910, falar com Rivaldo Designer.
A.I.

Sessão da Câmara de Vereadores de Currais Novos – 24/05/2011.

Poder Executivo:

Projeto de lei nº 010.

A prefeitura de Currais Novos enviou projeto de lei, solicitando a aprovação, para realizar alienação de bens pertencentes ao patrimônio municipal. No artigo primeiro fica o poder executivo municipal autorizado a proceder venda, através de leilão público, de veículos e peças inservíveis, pertencentes à municipalidade, constantes no anexo I da presente lei, como base na proposta de melhor preço, tomando o exercício de 2011 como referência. No artigo segundo, fica o município de Currais Novos autorizado a contratar empresa de serviços de leilões a fim de proceder à alienação referida nesta lei e a assumir os custos provenientes dos citados serviços.

Poder Legislativo:

Vereador João Neto:

Requerimentos- Ao secretário de infra estrutura e serviços urbanos, para providencia, em regime de urgência, a colocação de um poste com luminária na rua Rita Mangaeira, no bairro Santa Maria Gorete; que seja restaurada a praça pública Tetê Salustino, em frente ao terminal rodoviário de Currais Novos; ao prefeito municipal para que seja feita a restauração do prédio da prefeitura municipal de Currais Novos, denominado palácio Raul Macêdo; ao senador Jose Agripino, uma moção de parabéns e que seja consignada em ata, tendo em vista a passagem da data natalícia do referido senador potiguar.

Eugenio Lins:

Requerimentos- A governadora do RN, Rosalba Ciarline, para que seja concedida por meio legal, anistia de dívidas do IPVA anteriores a 2001,para motociclistas de até 150 cilindradas; moção de parabéns ao secretário de finanças do município, Robert Kenedy de Assunção Gama, pelo transcurso de sua data natalícia.

Marinaldo Francisco Gabriel Soares:

Moção de parabéns ao colega vereador e médico, Eduardo Bastos de Pontes, pela passagem natalícia do mesmo.

Maria Aparecida:

Requerimentos- Ao prefeito municipal que seja efetivado estudo sobre a criação e funcionamento dos conselhos comunitários de segurança, no município de Currais Novos; ao prefeito solicita a viabilidade de melhorias para os banheiros públicos, da feita coberta do nosso município; ao diretor presidente da CAERN, Dr. Walter Gase, que seja viabilizada a emissão do laudo técnico para que o município possa realizar a construção de esgotamento sanitário do conjunto habitacional Gilberto Lins, no bairro Paizinho Maria e parte do conjunto da Imaculada Conceição, no bairro Dr. Jose Bezerra.

Odon Junior:

Requerimentos- Ao gabinete do prefeito municipal, em regime de urgência, a nomeação e convocação dos agentes comunitários de saúde que passaram no concurso público para atuarem nos bairros Radir Pereira e Walfredo Galvão.

Projeto deLei- Ementa: Institui o calendário de eventos de Currais Novos, calendário mensal, de atividades de Currais Novos e dispõe sobre a gestão desses calendários.
A.I-CMCN

Guardas Municipais chegam a Brasília em busca de apoio.

Em sua terceira edição, a Marcha Azul Marinho à Brasília reuniu deputados e senadores, nessa terça-feira (24), no Congresso Nacional. Guardas municipais de todo o país se uniram para pedir o apoio dos parlamentares à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 534/2002, que aguarda para ser votada no plenário da Câmara.

A PEC amplia as competências das guardas municipais, inserindo-as no sistema de segurança pública e atribuindo-lhes direitos para a execução de atividades que hoje são privativas dos órgãos policiais.

De acordo com o deputado Felipe Maia (DEM), presente no evento, em virtude do atual crescimento da violência no país é importante reformular o sistema vigente, considerando a possibilidade de incluir as forças municipais para garantir mais segurança aos cidadãos. “O pleito dos guardas municipais vai beneficiar não só a categoria, mas a população brasileira que terá mais um mecanismo de segurança à sua disposição”, disse o parlamentar.
A.I.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Começam as inscrições para Corrida Soldados do Fogo dos Bombeiros.

Os interessados em participarem da Corrida Soldados do Fogo, do Corpo de Bombeiros Militar do RN, já podem se inscrever na prova através do site www.corridasoldadosdofogo.com.br
.
O circuito de rua promovido pelo Corpo de Bombeiros do RN, em função do aniversário Nacional dos Corpos de Bombeiros do país, acontece há 17 anos na capital potiguar, sendo considerado o mais tradicional do Estado.

Este ano as inscrições serão limitadas em mil participantes.
A.I.

ABC REALIZA JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO.

Visando fortalecer mais ainda a relação com os conselheiros e torcedores, o ABC Futebol Clube realizará nesta quarta-feira, 25, às 19h, o jantar de confraternização em torno da campanha na Série B do Campeonato Brasileiro.

Denominado de ‘É Por Você, ABC!’, o evento, que terá como ponto máximo o sorteio de um carro 0 Km entre os participantes. O jantar acontecerá no Restaurante Abade, em Ponta Negra, e custará R$ 500. Os interessados podem adquirir a senha com a Secretária Executiva do clube, Ingrid Régis, em horário comercial, através dos números (84) 3219-4354, 3219-5601 e (84) 9111-1031.

Este será o primeiro grande evento do Mais Querido após a largada da Série B. Além da diretoria do ABC, estarão presentes os jogadores contratados que representarão o Alvinegro no campeonato brasileiro. Aproveitando a grande participação dos conselheiros no jantar, também será entregue o adesivo do estacionamento do Conselho Deliberativo para a Série B.

GREVE EM PARELHAS.

A equipe local da Emater de Parelhas entra hoje, dia 25 de maio, por tempo indeterminado, em greve que foi decidida no dia 13, em assembléia geral, realizada em Natal.

Agripino sobre o caso Palocci: o Brasil aguarda indignado resposta.

O presidente nacional do Democratas, senador José Agripino, garantiu que a oposição continuará exigindo o esclarecimento por parte do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, sobre seu patrimônio.

O parlamentar rebateu a alegação dos governistas de que a oposição estaria querendo "desestabilizar o governo" ao debater as razões do enriquecimento de Palocci. “Não é desejo da bancada de oposição desestabilizar nada, nem ninguém. O que a oposição quer e vai continuar fazendo é provocar o debate, buscar esclarecimentos e denunciar o que é suspeito de mal feito. Não vamos abrir mão dessa prerrogativa democrática implícita à oposição”, afirmou Agripino.

O senador lembrou ainda a ampla divulgação do caso Palocci pela imprensa nacional como um assunto de consistência inquestionável. Para o senador, os brasileiros querem esclarecer as dúvidas que pairam sobre o episódio. "O enriquecimento de qualquer cidadão é legitimo desde que de maneira lícita. Qualquer cidadão brasileiro tem o direito de ganhar dinheiro, mas na medida em que esse cidadão é um homem público, tem que fazer da sua vida pública um instrumento de transparência”, ressaltou.

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o ministro teve um crescimento do patrimônio de 20 vezes entre 2006 e 2010, quando era deputado federal. O ministro recebeu cerca de R$ 1 milhão em salários nos últimos quatro anos, enquanto esteve na Câmara dos Deputados. Durante esse período, adquiriu dois imóveis que, juntos, somam R$ 7,4 milhões. Em 2006, o então candidato a deputado declarou à Justiça Eleitoral que seus bens somavam R$ 375 mil.
A.I.

RN TV será transmitido de Caicó

O programa RN TV 1ª edição, da Inter Tv cabugi, será trasmitindo ao vivo no próximo sábado, de Caicó.

O cenário será montado em baixo do Arco do Triunfo, na Matriz de Santana e terá participação dos Negros do Rosário, Magão, Coral de Santana, sanfoneiros, dentre outras participações.

Além das participações, haverá a transmissão da reportagem feita nos últimos dias pela repórter Delma Lopes, através do Quadro Minha Cidade.
Por Matheus Araújo

Católicos comemoram Dia Mundial de Oração

Comemora-se nesta terça-feira, 24 de maio, o Dia Mundial de Oração pela Igreja na China. A data foi escolhida pelo Papa Bento XVI porque neste dia se celebra também a memória litúrgica de Maria Auxiliadora dos Cristãos, que é venerada com grande devoção pelos fiéis do país asiático no Santuário mariano de Sheslan, localizado a cerca de 50 km de Xangai.
A data foi instituída pelo Papa Bento XVI na Carta aos Católicos Chineses publicada em 30 de junho de 2007. Na missiva, o Santo Padre deseja aos fiéis, entre outras coisas, que tal data seja uma jornada de oração pela Igreja na China e exorta-os a celebrá-la "renovando sua comunhão de fé em Jesus Nosso Senhor e de fidelidade ao Papa".

Ao final da audiência geral da última quarta-feira, 18, o Santo Padre já havia renovado o apelo para que todos os fiéis católicos se unissem hoje em oração pela Igreja na China. Na ocasião, o Santo Padre disse: "A Igreja na China necessita da oração da Igreja universal. Convido, em primeiro lugar, os católicos chineses a continuarem e intensificarem a própria oração, mas também todos os católicos do mundo a rezarem. Os católicos chineses querem a unidade com a Igreja universal, com o pastor supremo, com o sucessor de Pedro".

O pontífice declarou também no dia que era importante que os fiéis de todo o mundo se empenhassem na oração para fazer chegar a "una, santa e católica" Igreja na China em comunhão com o Sucessor de Pedro. Segundo Bento XVI, a oração conjunta trata-se do "caminho para manter viva a fé, forte a esperança, ardente a caridade, assim como o caminho para obter alegria e a força de anunciar e testemunhar a fé com franqueza e sem impedimento".

Fonte: Comunidade Católica Shalom
Por Matheus Araújo

Batalhão de Engenharia e Construção não deixará Caicó

O blogue do Robson Pires soube de uma fonte de Coturno Alto direto de Brasília:

- Nos próximos 50 anos o 1º Batalhão de Engenharia e Construção (1º BEC) não deixará a cidade de Caicó sob nenhuma hipótese. O custo operacional com a transferência do Batalhão não compensaria a sua remoção para nenhuma outra unidade. Certeza.

O 1º BEC tem relevantes serviços prestados ao Rio Grande do Norte e parte do Nordeste. Somente em Caicó gera cerca de 1.000 empregos diretos. E circula mensalmente em torno de R$ 3 milhões de reais para a economia local.

Fonte: Robson Pires
Por Matheus Araújo