sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Missa na Matriz de Sant’Ana lembra 200 anos de morte do Cap. Mor Cipriano Lopes Galvão, fundador de Currais Novos

Uma missa solene foi celebrada às 12h desta sexta-feira (13) na Matriz de Sant’Ana para lembrar os 200 anos de falecimento do Capitão Mor Cipriano Lopes Galvão, fundador de Currais Novos. 

Falecido em 13 de dezembro de 1813, o Capitão Mor chegou à região do Totoró com sua esposa, Adriana de Holanda e Vasconcelos, em 1754, onde fixaram residência e fundaram uma fazenda de gado. 

Devido uma forte seca em 1755, o Capitão fez uma promessa: se Deus fosse servido para que chovesse e enchesse as cacimbas para escapar o gado, ele erigiria uma capela em homenagem à gloriosa Senhora Santa Ana na sua fazenda. Tal promessa foi feita em 26 de julho, dia em que a água acabou totalmente. 

Na mesma noite , choveu e os rios e cacimbas encheram, formando um novo poço próximo aos currais, ao qual chamou de Poço de Sant'Ana. Em 1808 a dita promessa foi cumprida com a construção da capela em honra à Sant’Ana, local onde hoje estão depositados os restos mortais do fundador da cidade. 

A missa contou com a presença da primeira-dama Ana Maria Furtado, da vereadora Maria Aparecida (Dadá), do Controlador do Município, Hênio Othon, do secretário municipal de turismo e desenvolvimento econômico, Celso Cruz, da coordenadora da SEMTUR, Socorro Góes, do secretário executivo do gabinete de gestão integrada, Walter Antero, e do professor e historiador Joabel Rodrigues.



Nenhum comentário:

Postar um comentário