Uma missa solene foi celebrada às 12h desta sexta-feira (13) na Matriz de Sant’Ana para lembrar os 200 anos de falecimento do Capitão Mor Cipriano Lopes Galvão, fundador de Currais Novos.
Falecido em 13 de dezembro de 1813, o Capitão Mor chegou à região do Totoró com sua esposa, Adriana de Holanda e Vasconcelos, em 1754, onde fixaram residência e fundaram uma fazenda de gado.
Devido uma forte seca em 1755, o Capitão fez uma promessa: se Deus fosse servido para que chovesse e enchesse as cacimbas para escapar o gado, ele erigiria uma capela em homenagem à gloriosa Senhora Santa Ana na sua fazenda. Tal promessa foi feita em 26 de julho, dia em que a água acabou totalmente.
Na mesma noite , choveu e os rios e cacimbas encheram, formando um novo poço próximo aos currais, ao qual chamou de Poço de Sant'Ana. Em 1808 a dita promessa foi cumprida com a construção da capela em honra à Sant’Ana, local onde hoje estão depositados os restos mortais do fundador da cidade.
A missa contou com a presença da primeira-dama Ana Maria Furtado, da vereadora Maria Aparecida (Dadá), do Controlador do Município, Hênio Othon, do secretário municipal de turismo e desenvolvimento econômico, Celso Cruz, da coordenadora da SEMTUR, Socorro Góes, do secretário executivo do gabinete de gestão integrada, Walter Antero, e do professor e historiador Joabel Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário