sexta-feira, 16 de março de 2012

Ricardo Motta esconde o jogo para não melindrar o antecessor.

Eu costumo dizer que político diz o que quer, na hora que quer e quando tem interesse de revelar ou esconder algo.

O presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, por exemplo, vive o momento de esconder o jogo. Até a estátua de José Augusto fixada em frente ao prédio da Assembleia Legislativa sabe que Ricardo Motta deseja compor a chapa de reeleição da governadora Rosalba Ciarlini, ocupando a vaga de vice-governador.

Eu conversei com pelo menos três políticos que ouviram de Ricardo Motta esse desejo incontido.

Ontem, em entrevista ao Jornal das Seis, da 96 FM, Ricardo Motta tentou negar o projeto de candidatar-se a vice, mas não foi convincente. Ele disse assim:

"Não há nenhum debate em relação a vice. Estou preocupado em administrar a Assembleia Legislativa e concretizar nossas metas".

Ricardo Motta disse o óbvio ululante: "Não há nenhuma debate em relação a vice". Ninguém está afirmando isso. Noticia-se o desejo, o projeto. Debate, discussão e decisão ocorre na véspera da eleição quando os líderes partidários sentam para bater o martelo. Por enquanto, prevalece o desejo, a vontade.

Vamos analisar o outro trecho da declaração: "Estou preocupado em administrar a Assembleia Legislativa e concretizar nossas metas", disse ele. Ricardo Motta disse o óbvio. Ele exerce hoje a presidência da Assembleia Legislativa. Nada mais natural que se preocupe primeiramente com ela. É seu dever, sua obrigação, sua função administrativa, pois é chefe do Poder Legislativo.

Ricardo Motta não tem nenhum interesse de abrir o debate sobre eventual candidatura a vice. Ele não deseja melindrar o antecessor, Robinson Faria, atual vice-governador, adversário político da governadora Rosalba Ciarlini. Afinal, Robinson fez de Motta o sucessor e articulou a reeleição do colega.

Mas entre a amizade de 25 anos com Robinson Faria e a aliança com a governadora Rosalba, Ricardo Motta fica com Rosalba, como já demonstrou na operação que fulminou Robinson Faria meses atrás.

Se o leitor observar um pouco, Ricardo Motta já exerce as funções de vice de Rosalba. O presidente da Assembleia Legislativa tem acompanhado a governadora em diversos compromissos em Brasília. Ele chegou a participar recentemente de uma reunião de governadores e vice-governadores para acertar uma pauta comum no Congresso Nacional.

Como chefe do Poder Legislativo e aliado preferencial de Rosalba, Ricardo Motta vai representá-la numa viagem aos Estados Unidos a partir desta sexta-feira (16), onde as potencialidades do RN serão apresentadas a empresários em Las Vegas e New York. A missão caberia ao vice, mas Robinson Faria caiu em desgraça e Ricardo Motta cumprirá o papel de preposto da governadora. Isto é fato.

Naturalmente, Ricardo Motta se credencia para ocupar eventual vaga de vice na chapa de reeleição de Rosalba Ciarlini. Garantido no cargo de presidente da Assembleia Legislativa até o final de 2014, ano da eleição estadual, Ricardo Motta pode sonhar alto. E sonha. Mas de forma discreta, como recomendam alguns amigos dele.
Diógenes Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário