segunda-feira, 26 de março de 2012

Terremoto de magnitude 7,2 atinge centro do Chile; sem alerta de tsunami.

Um forte terremoto de magnitude 7,2 atingiu o centro do Chile neste domingo, informou o instituto geológico americano (USGS, da sigla em inglês), sem que até o momento tenham sido reportadas vítimas ou risco de tsunami, segundo as autoridades chilenas.

O Escritório Nacional de Emergências do Chile (Onemi) situou o terremoto em magnitude 6,4 e informou que não foi registrado um número considerável de feridos, apenas um lesionado devido a um acidente de trânsito na região de Biobío.

"O terremoto teve magnitude 6,4, e seu epicentro esteve localizado a 24 km a noroeste de Constituición. O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha chilena descartou a possibilidade de um tsunami na costa", afirmou um funcionário do Escritório Nacional de Emergências em coletiva de imprensa.

O tremor foi registrado às 19h38 locais (19h38 de Brasília), e em um primeiro momento, a Onemi ativou o protocolo de evacuação preventiva da costa da região de Los Lagos até Valparaíso.
Contudo, após ter conhecimento da informação da Marinha sobre as possibilidades nulas de tsunami, a Onemi cancelou a evacuação, o que criou confusão em algumas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário