O autor de “Roberto Carlos em detalhes” – a biografia do cantor que foi tirada de circulação em 2007, após disputa judicial –, Paulo Cesar de Araújo, lançou nesta terça-feira (20) o livro “O réu e o rei” (Companhia das Letras), em que fala sobre a polêmica proibição da obra.
O novo trabalho chegou às livrarias sem qualquer campanha de divulgação feita pela editora.
“A Companhia decidiu avisar a imprensa e os leitores só com o livro pronto. Sabemos dos riscos que corremos, apesar de não ser uma biografia sobre o cantor – e sim um relato, uma reportagem sobre a relação do PCA e RC”, afirmou ao G1, por e-mail, nesta quarta-feira (21), a assessoria de imprensa da editora.
De acordo com a assessoria, jamais houve um caso semelhante, em que uma obra da Companhia das Letras, fundada em 1986, não teve campanha publicitária. A tiragem de “O réu e o rei” (30 mil exemplares), no entanto, é superior à média.
Com 528 páginas, o livro tem um título complementar que faz referência à biografia banida: “Minha história com Roberto Carlos, em detalhes”.
O livro sai duas semanas depois de a Câmara dos Deputados ter aprovado o projeto de lei que libera a venda de biografias não autorizadas pelos biografados ou por suas famílias, em caso de morte.
O texto ainda precisa passar pelo Senado antes de ir à sanção presidencial.
O Supremo Tribunal Federal também deve analisar a ação que pede a liberação da publicação.
O caso será decidido pelo Supremo durante o julgamento de ação proposta pela Associação Nacional dos Editores de Livros (Anel).
No processo, a associação afirma que a atual restrição imposta aos editores é incompatível com a liberdade de expressão e de informação.
Os autores da ação pedem que o Supremo declare que não é necessário o consentimento do biografado para que o livro seja publicado.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário