A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do seu Núcleo de Segurança dos Pacientes (NSP), realiza de 4 a 8 de abril, a I Semana Integrada de Segurança do Paciente.
O evento voltado para o público interno, tem como objetivo desenvolver uma “cultura institucional” voltada à prática assistencial segura e de qualidade, conforme previsto pela Política Nacional de Segurança do Paciente – Portaria MS/GM nº 529, desenvolvida em abril de 2013.
Durante a ocasião, será feita a implementação do protocolo de segurança do paciente que visa à correta identificação destes, a fim de reduzir a ocorrência de incidentes.
De acordo com Edna Mendes, chefe do setor de Vigilância em Saúde, o paciente recebe uma pulseira de identificação de cor branca, em que devem obrigatoriamente conter seu nome completo sem abreviação, número do registro (prontuário) e sua data de nascimento.
Já uma pulseira de cor vermelha será usada para identificar pacientes com alergia a medicamentos.
Segundo ela, o protocolo de identificação do paciente traz todo o fluxo que deve ser seguido pela equipe assistencial, desde a admissão do paciente ou em qualquer momento de sua internação, assim como também a identificação dos recém-nascidos nas salas de parto e centro cirúrgico obstétrico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário