sábado, 7 de maio de 2016

IDEMA tem detalhamento de pesquisas sobre qualidade do ar desenvolvidas pelo CTGAS-ER

Uma equipe do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do RN – Idema, esteve na manhã desta quinta-feira, 5, mantendo entendimentos técnicos com pesquisadores do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis - CTGAS-ER,(consórcio Senai/Petrobras). 

O objetivo foi conhecer as pesquisas e os serviços prestados pelo Centro, na área da preservação do meio ambiente, especialmente sobre metodologias visando detectar e quantificar gases atmosféricos lançados através de chaminés. 

O diretor de Tecnologias, Paulo Isabel Fernando disse do interesse em colocar o conhecimento gerado pelo Centro à disposição da indústria e instituições ligadas ao desenvolvimento e à preservação ambiental, concretizando uma interação bilateral em favor da sociedade. A representação do Idema foi constituída pelo assessor técnico Sérgio Luiz Macedo e engenheiras Elisabeth Cavalcanti e Dayse Filgueiras. 

O responsável Técnico pelo LQA-Laboratório de Química Ambiental, Glauber Turolla, falou sobre as atividades desenvolvidas pela unidade em relação à qualidade do ar, emissões atmosféricas e métodos de monitoramento. 

Em seguida, pesquisadores do LQA demonstraram para a equipe do Idema o funcionamento de equipamentos, destacando o Coletor Isocinético de Poluentes Atmosféricos. Também foram abordadas várias resoluções de referência do Conselho Nacional do Meio Ambiente-Conama e em seguida aconteceu visita às instalações do LQA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário