terça-feira, 3 de maio de 2016

Semarh inaugura sala de videoconferência

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), inaugurou, nesta manhã (03), uma sala de videoconferência, durante reunião realizada entre o Comitê de Acompanhamento da Situação Hídrica do Estado e Técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA). 

O equipamento modular que permite a videoconferência foi enviado pela ANA no intuito de poder realizar reuniões mais frequentes com a secretaria e para facilitar o envio dos relatórios elaborados pelos órgãos que compõe o Sistema Semarh. 

O Secretário Mairton França, que se encontra em Brasília, participou da reunião, ao lado do Diretor de Gestão da ANA, Paulo Varela. Na ocasião, foi discutido um planejamento de ações relacionadas ao abastecimento de água nos centros urbanos dos municípios que estão em colapso. 

Para Mairton, estrutura tecnológica vai permitir uma aproximação maior com os órgãos Federais e com as instituições relacionadas ao Meio Ambiente e Recursos Hídricos. “Com essa aproximação via internet também vamos economizar recursos públicos que seriam gastos em pagamento de passagens e diárias” disse. 

Em fevereiro deste ano, a Semarh criou uma portaria constituindo um comitê de acompanhamento da situação hídrica e dos efeitos da seca no RN, formado por técnicos da Semarh, Caern e Igarn. O Secretário adjunto, General Araújo Lima, explica que essa comissão elabora boletins mensais sobre a situação de abastecimento dos municípios. 

“Produzimos um mapa contendo as cidades que estão em colapso e as que entrarão em colapso a curto e longo prazo, permitindo a elaboração de ações preventivas de convivência com a seca”. Disse o General. “Como os documentos elaborados são enviados mensalmente à ANA, a videoconferência vai facilitar nossa tomada de decisão em conjunto” frisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário