quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Semarh implanta sistemas que atendem a centenas de Famílias em Lagoa Nova

O Governo do RN, através da Semarh, buscou alternativas e está mudando a realidade das famílias que sofrem com a escassez hídrica em Lagoa Nova, município da Serra de Santana, no Seridó. 

Ontem (30), o Secretário Ivan Júnior entregou e autorizou o uso de um sistema simplificado de abastecimento de água, que vai beneficiar mais de 80 famílias da comunidade Filgueira, na zona rural. 

O ato de entrega aconteceu na localidade e contou com a presença do prefeito Luciano Santos, do vice, Iranildo Aciole, de vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias. A presidente da associação de moradores, Eliene dos Santos, relata que as 80 famílias beneficiadas, antes, tinham que pagar para beber água de qualidade. 

"A carência de água é uma situação que ficou para trás, essa máquina realizou nosso sonho" disse ela. Outros dois sistemas semelhantes estão sendo implantados pela Semarh, através do Programa Água Para Todos (PAT), em Lagoa Nova. 

Um na comunidade São Francisco e outro no aglomerado Canta Galo/Santa Rita. Com investimento total de de R$ 480 mil, as 3 obras beneficiam mais de 200 famílias. As obras são compostas de um sistema de captação por meio de poço tubular, adução ao reservatório com capacidade de armazenar 10 mil litros e um sistema de dessalinização e cloração da água. 

Cada família recebe em torno de 60L de água por dia, a quantidade varia de acordo com número de membros. Antes da implantação da tecnologia, a Semarh realiza um trabalho de mobilização social nas comunidades, no intuito de apresentar o programa, realizar acordos de gestão e capacitar as pessoas escolhidas para operarem a tecnologia. 

Na próxima terça-feira (06), a comunidade Mulungú, em Lajes, receberá a autorização para o uso do sistema de dessalinização implantado pela Semarh, através do Programa Água Doce. Com esta ação mais de 150 famílias passarão a ter acesso à agua pura para consumo humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário