quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

UFRN discute parceria para vacinas contra leishmaniose

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está em processo de colaboração científica com duas universidades espanholas para elaboração de um projeto de investigação que consiste no desenvolvimento de vacinas contra a leishmaniose canina, no âmbito da América Latina, com intuito de aumentar qualidade de vida e reduzir mortes. 

Pesquisadores estiveram reunidos na Faculdade de Veterinária, da Universidade Autônoma de Barcelona, nesta segunda-feira, 15 de janeiro. 

Na reunião, esteve a coordenação do consórcio RedVLP, representado pelo professor e pesquisador Marcelo Silva, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da UFRN; o pesquisador Diego Guérin, da Universidad Del País Vasco e Jordi Alberola, diretor do Laboratório LeishLAB, da Universidade Autônoma. 

O consórcio RedVLP busca reunir universidades, indústrias, centros de investigação e organizações não governamentais para desenvolvimento da produção científica e tecnológica. 

Além do Brasil, participam oito países Ibero Americanos: Espanha, Portugal, Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos. Segundo o professor Marcelo Silva, para o desenvolvimento das vacinas, é preciso identificar com ajuda da inovação tecnológica, os aspectos da resposta imune dos parasitas que causam a doença. 

A iniciativa é contemplada por uma campanha de financiamento colaborativo (Crowdfunding) para que os pesquisadores realizem o estudo de vacinas contra doenças endêmicas no Brasil, especialmente a Doença de Chagas e Leishmaniose. Em 2018, a UFRN está a frente da campanha. Leia Boletim Especial da Agecom sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário