terça-feira, 30 de outubro de 2018

Colômbia sugere aliança com Bolsonaro para derrubar Maduro

A Colômbia está disposta a apoiar qualquer ação para derrubar a ditadura do venezuelano Nicolás Maduro, segundo fontes diplomáticas colombianas ouvidas pela Folha de S.Paulo. "Se [o presidente eleito Jair] Bolsonaro ajudar a derrubar Maduro com uma intervenção militar, terá o apoio da Colômbia", disse um alto funcionário do governo de Iván Duque. 

Segundo ele, a Colômbia não teria assinado o documento do Grupo de Lima que dizia "não" a uma intervenção militar porque Duque não a descarta, embora não queira ser o primeiro a engajar-se nela. 

No domingo, a ditadura de Nicolás Maduro parabenizou a população brasileira pela eleição presidencial, mas não estendeu as felicitações a Bolsonaro, a quem pediu relações de respeito. "O presidente da República [...], em nome do povo e do governo venezuelano, estende suas sinceras felicitações ao povo [...] devido à celebração cívica do segundo turno [...] no qual resultou eleito o candidato Jair Bolsonaro como presidente deste país", disse, em nota. 

"O governo bolivariano aproveita a oportunidade para exortar o novo presidente eleito do Brasil a retomar, como países vizinhos, o caminho das relações democráticas de respeito, harmonia, progresso e integração regional, pelo bem-estar de nossos povos." 
NM

Nenhum comentário:

Postar um comentário