segunda-feira, 22 de abril de 2019

Após chuvas, açude Dourado atinge 29% e voltará a abastecer Currais Novos

O relatório Volumétrico divulgado nesta segunda-feira, 22, pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), apontou que açude Dourado, localizado em Currais Novos, recebeu boa quantidade de água com as últimas chuvas e já acumula 3,054 milhões de metros cúbicos (29,60% da sua capacidade total). O manancial estava seco desde novembro de 2017. Com o volume atual, a barragem já tem capacidade de voltar a abastecer a cidade. 

As reservas hídricas superficiais totais do Estado, atualmente, são de 1,38 bilhão m³ (31,42% dos 4,41 bilhões de metros cúbicos que conseguem acumular). No final do inverno de 2018, as reservas hídricas superficiais potiguares eram de 1,39 bilhão m³ (31,57%). Ou seja, faltam pouco mais de 3 milhões de metros cúbicos para que o RN atinja uma situação melhor que a do ano passado. 

Caso as chuvas continuem a ocorrer dentro do previsto, é provável que as reservas hídricas totais ultrapassem a situação do final da quadra chuvosa de 2018 ainda durante o mês de abril. 

“Já estamos muito próximos de atingir uma situação melhor que a do ano passado, o que nos dá uma maior tranquilidade para fazer a gestão dos recursos hídricos do Estado. Uma chuva como a ocorrida em Currais Novos demonstra como a situação ainda pode melhorar substancialmente até o final de maio e talvez possamos terminar o período chuvoso deste ano com reservas em torno dos 40%”, disse o diretor-presidente do Igarn, Caramuru Paiva. 
Foto:Blog do Seridó
AGRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário