terça-feira, 30 de abril de 2019

Cientistas da UFRN voltam às ruas em protesto pela ciência

Pesquisadores, professores e estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e outras entidades de ensino do estado, preparam mobilização em favor da ciência para o próximo dia 8 de maio. 

A atividade, que acontece a partir das 16h, na calçada do shopping Midway Mall, acompanha uma série de manifestações em todo o país. 

Os cortes orçamentários promovidos pelo governo federal, em particular o contingenciamento de 42% nos recursos de investimentos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e 21% no Ministério da Educação (MEC), foram o fator decisivo para que a comunidade científica se mobilizasse. 

No calendário do dia 8, a principal atividade acontece em Brasília, quando a SBPC realiza ato no Congresso Nacional para lançar a Iniciativa de C&T no Parlamento – ICTP.br e em defesa da ciência brasileira, com a presença de entidades científicas, instituições de pesquisa e pesquisadores de diversas instituições nacionais. 

Em Natal, a proposta está sendo organizada pelos representantes da SBPC, John Fontenele, secretário regional, e Sidarta Ribeiro, conselheiro, e pelo coordenador de Extensão do Instituto do Cérebro (ICe) da UFRN, professor Eduardo Sequerra. 

Além do protesto, o momento será marcado pela realização de aulas livres, mostras científicas e atividades artísticas. Os apoiadores poderão participar ainda de experimentos, como o do coração feito de papel e lâmpadas de led que se acende a partir de batimentos cardíacos. 

“A ideia é que coloquemos o sensor em pessoas que estejam passando no local e com a pergunta: será que você consegue manter o coração da ciência brasileira batendo? Enquanto isso, estaremos falando sobre a importância da ciência”, completa o professor John Fontenele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário