sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Mãe de Bolsonaro tomou Coronavac, mostram dados oficiais


Dona Olinda Bonturi Bolsonaro, mãe do presidente Jair Bolsonaro, foi vacinada com a CoronaVac, imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo paulista. 

Olinda tomou a primeira dose no dia 12 de fevereiro, como publicou em primeira mão o R7. 

A informação de qual vacina foi aplicada na mãe do presidente é relevante apesar de a família ter pedido para o município de Eldorado, no interior paulista, não divulgá-la. 

Em declarações desde meados de 2020 o chefe do Executivo federal, seu filho, questionou a qualidade do imunizante, afirmou que seu maior problema era a origem chinesa e o reduziu a uma bandeira eleitoral de seu principal adversário político, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). 

O cruzamento de dados do SUS (Sistema Único de Saúde), do governo federal, com detalhes da campanha nacional de vacinação contra covid-19 em todas as cidades do país, e informações da Secretaria Estadual da Saúde paulista mostraram que, em Eldorado (SP), apenas 26 aplicações foram feitas em 12 de fevereiro, todas da CoronaVac. 

A última dose da AstraZeneca recebida por um morador do município, até a última atualização de quarta-feira (17), ocorreu no dia 9 deste mês, três dias antes de Olinda receber o enfermeiro Valter, servidor municipal, em sua residência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário