domingo, 3 de abril de 2011

Rosalba Ciarlini prestigia inauguração de Agência da Previdência Social em Touros.

Com a presença da população de Touros-RN, aconteceu neste sábado, 02, a inauguração da Agência da Previdência Social - APS - do município, a primeira das doze que devem chegar ao Rio Grande do Norte e fazem parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX). A solenidade contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, acompanhando o ministro da Previdência, Garibaldi Filho.

O presidente do INSS, Mauro Luciano, iniciou seu discurso elogiando o carinho e dedicação com os quais o ministro Garibaldi trata a todos. Mauro também desejou sorte à governadora Rosalba Ciarlini para que ela transforme a população do RN em um povo ainda mais feliz.

Sobre a inauguração da APS, o presidente do INSS disse que o Instituto tem números muito bons no RN e que essa nova agência vai garantir à população de Touros o mesmo atendimento oferecido em agências de outras cidades. Além disso, Mauro Luciano falou sobre a meta de construir mais de 700 APS em todo o Brasil nos próximos três anos. "Essa já é a agência de número 65 das 720 que estamos inaugurando até o final de 2014", revelou, completando: "que vocês sejam muito felizes e não precisem mais sair da cidade para resolver questões relacionadas à previdência".
A.I.

sábado, 2 de abril de 2011

BLOGUEIRO ROBSON PIRES MOSTRA EMAILS QUE RECEBEU DA "TURMA DO PADRE"

O blogueiro caicoense Robson Pires encarnou verdadeiramente o adágio popular "eu mato a cobra e mostro o pau" e publicou em seu renomado blog emails que recebeu dos que se entitulam da "Turma do Padre", uma alusão a possivéis colaboradores do atual prefeito jardinense Jocimar Dantas. Veja "ipsis litteris" o conteúdo do post do Blog do Xerife:
 
"O vereador Dedé do Consórcio anda dizendo na Câmara de Jardim do Seridó, que é mentira deste blogueiro a tentativa de cooptação feita por assessores do prefeito municipal, Jocimar Dantas, os quais se intitulam a “Turma do Padre”.

Pois quero dizer que não brinco com a verdade. Repito, não faço do jornalismo negócio. Sou digno e honesto, diferente de alguns políticos.

Seguem abaixo as cópias dos e-mails que provam a tentativa de aliciamento financeiro, promovido pela “Turma do Padre”. E agora Dedé, quem está falando a verdade? Amigo, quem disso cuida, disso usa."

Os emails

SEMAS beneficia mais 25 futuras mães em Lagoa Nova com Kits gestantes.

A SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e a prefeitura de Lagoa Nova fecharam nesta ultima quinta feira (31), mais uma edição do programa de apoio á gestantes. Gerido pela Secretária e primeira dama Naira Medeiros, o programa já conseguiu apoiar dezenas de famílias crentes com um kit completo de apoio á gestante e ao seu filho.

Além do incentivo do kit, a gestante ainda tem durante toda a sua gravidez, um acompanhamento de psicólogas, enfermeiras, nutricionistas e outras especialidades que possam garantir um parto saudável e tranqüilo. “Temos tido a oportunidade de melhorar a vida de diversas mães carentes de nossa cidade e é com este espírito de carinho e fraternidade que estamos chegando á décima turma de gestantes de nosso município”, destacou o prefeito Erivan Costa. Já para a primeira dama Naira Medeiros, a sua pasta tem garantido não só dignidade e a tranqüilidade, mas também a valorização da vida através do gesto mais importante da vida, o amor da mãe com o seu filho através de seu nascimento. 
A.I.-PMLN

Publicado primeiro Relatório de Execução Orçamentária do Governo em 2011.

A Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças, SEPLAN, em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, LRF, publicou no Diário Oficial do Estado, em 31 de março, o demonstrativo do resultado primário do bimestre Janeiro e Fevereiro de 2011. O Relatório da Execução Orçamentária expõe as receitas e despesas sem, no entanto, ser um relatório financeiro.

Para Obery Rodrigues, secretário de Estado do Planejamento e das Finanças, esse relatório expressa a execução orçamentária de dois meses de um governo que acabou de assumir. "Neste bimestre foram pagos de despesas correntes R$ 725 milhões; destes, R$ 270 milhões incluem o pagamento de parte da dívida deixada pelo governo anterior, como, por exemplo, as transferências constitucionais para os municípios e os pagamentos do Fundeb e das consignações da folha de dezembro, para as quais a gestão passada não deixou dinheiro em caixa", disse Obery, se referindo a cerca de R$ 810 milhões em dívidas.

O relatório aponta que ocorreu R$ 1.148.622.346,43 de receitas realizadas e R$ 817.721.645,42 de despesas liquidadas, gerando um resultado primário de R$ 330.900.701,01. "Este resultado não pode ser interpretado como superávit de dinheiro em caixa. Seria uma interpretação equivocada e mal intencionada", disse Obery Rodrigues, salientando que o relatório demonstra o equilíbrio orçamentário da atual gestão, gastando somente até o limite da receita arrecadada e buscando evitar o desastre que ocorreu em 2010.
A.I.

Parelhas deve ser a primeira cidade do RN a ganhar Espaço Cultural do Banco do Nordeste.

Já está tudo certo. O prefeito de Parelhas recebeu a visita da equipe que acertou detalhes para a construção do Espaço Cultural do Banco do Nordeste, que deve ser iniciada nos próximos dias.

O terreno para a realização da obra foi doado pela prefeitura, no bairro Maria Terceira. “Não por acaso nós escolhemos o Maria Terceira. Hoje, infelizmente, os maiores índices de violência do município, acontecem lá. Será uma forma de evitar que nossas crianças e jovens entrem pelo caminho errado”, declara o prefeito Francisco Medeiros que faz questão de lembrar que cresceu no bairro Maria Terceira. “Fui uma criança pobre daquele bairro, mas graças a Deus consegui encontrar oportunidades na vida. Meu desejo é que outras crianças também possam ter a mesma sorte”, completa.

O investimento do Banco do Nordeste irá gerar emprego e capacitar pessoas, que terão chances de fazer cursos de capacitação e apresentações para o público. No local também vão ser realizadas transações bancárias. “Nós encontramos em Parelhas apoio da população e das autoridades políticas para tornar este empreendimento realidade, o que significa dizer que, ao que tudo indica, Parelhas vai ter o primeiro “Espaço Nordeste” (como é chamado o Espaço Cultural da Instituição) do Banco do Nordeste, no RN”, afirma Carlos Henrique, gerente de marketing regional do BNB.
A.I-PMP

Prefeitura de Lagoa Nova prepara sua primeira edição do Festival Gastronômico

A Prefeitura de Lagoa Nova ao lado da Secretaria Municipal de Turismo estão engajadas para o inicio de mais um projeto. Após consolidar a Festa de Emancipação Política, o carnaval e a Festa do Agricultor, a prefeitura tenta agora viabilizar o seu primeiro festival gastronômico.

Segundo o secretário de turismo do município Gilberto Gomes de Medeiros, o primeiro passo já foi dado com uma reunião entre uma comitiva da prefeitura e o idealizador maior dos festivais gastronômicos do estado, Walde Faraj que é pioneiro neste tipo de eventos no Rio Grande do Norte. Ainda segundo Gilberto, a data para a realização do evento também já foi escolhida no encontro, dias 30 de junho e 01 e 02 de julho.

A intenção da prefeitura é além de aquecer a economia, preparar mão de obra especializada na área turística como garçons, cozinheiros e mobilizadores turísticos como forma de preparar a cidade para o avanço que se espera no setor. “ É imprescindível que possamos montar estratégias para que nosso turismo alavanque de forma real e sustentável como alternativa de mais uma fonte de renda ao nosso município e eventos como estes são necessários para que nossas metas neste setor sejam alcançadas com êxito”, frisou o prefeito Erivan Costa. Participaram ainda deste primeiro encontro com o empresário Walde Faraj, o Secretário de Finanças Erivan Filho e a Empresária do ramo de hotelaria Eliane Medeiros.
A.I-PMLN

Dr. Antônio dá nota 10 ao Governo Francisco e diz que ele está sendo um dos melhores prefeitos da história de Parelhas.

A declaração foi feita durante o Programa Wanderley Filho, nesta sexta-feira (1), na TV Seridó. Durante a entrevista, o suplente de deputado estadual Dr. Antônio Petronilo fez grandes elogios ao atual prefeito, o qual ele ajudou a eleger nas eleições de 2008.

Para Petronilo, Francisco deve entrar para a história como um dos maiores prefeitos que já existiram em Parelhas e citou como exemplo as várias obras que estão sendo feitas no município. Quando indagado pelo apresentador se Francisco faria um governo melhor do que o dele, o suplente de deputado disse que sim e completou: “O momento que a gente vive hoje é outro. O nosso grupo é muito unido e tem muito apoio político e isso é muito bom. Eu quero mesmo que Francisco faça um mandato melhor do que o meu”.

Dr. Antônio falou ainda da viagem que fez com a comitiva do prefeito a Brasília e revelou que Parelhas será a segunda cidade do Seridó a receber mais recursos em emendas parlamentares em 2011, perdendo apenas para Jucurutu. “Parelhas virou um canteiro de obras e isso é muito bom porque temos a certeza de que o nosso município é o que mais cresce no Seridó”, afirmou empolgado o ex-prefeito. O entrevistado citou como exemplo a agência do INSS que está para ser inaugurada e a extensão do IFRN para o município. Um projeto da deputada Fátima Bezerra, que deve ser aprovado em breve.

Mesmo com tantos elogios ao prefeito Francisco, Dr. Antônio preferiu não falar em nomes para disputar a prefeitura em 2012, apesar de citar que nunca brigou, nem vai brigar para ser candidato. “O nosso grupo vai continuar muito unido e o candidato vai ser aquele que tiver as melhores condições para ser”, concluiu o líder do PMDB parelhense.
A.I.-PMP

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Festa no Mangueiral

Felipe Maia prestigia inauguração de agência da Previdência e festa de emancipação política.

O deputado federal Felipe Maia (DEM) cumpre agenda neste sábado no município de Touros. Na oportunidade, o parlamentar participará da inauguração da agência da Previdência Social, a convite do ministro Garibaldi Alves Filho.

Já no domingo, o deputado segue rumo ao litoral sul e participa ao lado do prefeito de Tibau do Sul, Edmilson Inácio da Silva (Nilsinho), da festa dos 48 anos de emancipação política da cidade.
A.I.

Bombeiros atendem princípio de incêndio em ambulância no Alecrim.

Por volta das 19:20 horas, desta sexta feira, 1 de abril, o Corpo de Bombeiros Militar do RN foi acionado para combater um principio de incêndio em uma ambulância do tipo saveiro, placa MZB 2642, da Prefeitura de Jandaíra, que encontrava-se no cruzamento das Avenidas nove com a cinco, no Bairro do Alecrim, em Natal.

Uma viatura de Combate a Incêndio, com capacidade de cinco mil litros de água, denominado de Auto Bomba Tanque (ABT) se deslocou até o local da ocorrência para combater o fogo.

De acordo com informações da Central de Gerenciamento de Emergência, o incêndio na ambulância ficou limitado às instalações elétricas do veículo e foi combatido com extintores manuais.
A.I.

Rosalba Ciarlini e Ricardo Motta prestigiam posse do novo presidente do TRF da 5ª Região.

Acompanhada do presidente da Assembléia Legislativa, Ricardo Motta, e da deputada Gesane Marinho, a governadora Rosalba Ciarlini participou em Recife, da posse do novo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Paulo Roberto de Oliveira Lima. O ex-deputado Carlos Augusto Rosado também esteve presente.

Além de Rosalba, compareceram à solenidade os governadores Teotônio Vilela, de Alagoas, e Ricardo Coutinho, da Paraíba.

O TRF da 5ª Região é composto por 15 desembargadores federais dos Estados de Alagoas, Ceará, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte. Os magistrados são responsáveis por julgar, em 2ª instância, as ações da Justiça Federal.
A.I.

DDB Solidário já arrecadou mais de três mil quilos de alimentos.

“DDB Solidário”. Este será o nome do evento realizado pela banda Deixe de Brincadeira nesta sexta-feira (01/04) na Du Rei Casa Show em Currais Novos, que na oportunidade será gravado o mais novo CD da banda.

As senhas estão sendo trocadas na Casa do Pobre por dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados a própria instituição. A Casa do Pobre realiza um ótimo trabalho frente á população carente de Currais Novos, atendendo crianças e adultos. Até a última quinta-feira (30), cerca de 1500 ingressos já foram trocados, arrecadando mais de três toneladas de alimentos.

A banda nasceu em Currais Novos a pouco mais de quatro anos, e vem fazendo um grande sucesso em todo o Rio Grande do Norte e já despertando para outros estados.

Me sinto muito feliz em gravar o CD na minha cidade, e mais feliz ainda em saber que estarei contribuindo com uma instituição que tanto ajuda as pessoas que necessitam. Afirmou Giulian Monte, cantor, sanfoneiro e diretor da banda.
A.I.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Em audiência com Rosalba, Vivaldo entraga Projetos e reivindica estradas para o Seridó

Na manhã desta quinta-feira (31), o deputado Vivaldo Costa tomou café com a governadora Rosalba Ciarlini.

De companhia, Vivaldo levou dois irmãos: o prefeito de Caicó, Bibi Costa e o irmão conselheiro do TCE, Tarcísio Costa.

Além de discutir a situação do Hospital do Seridó, Vivaldo pediu a governadora, a instalação de um Distrito Industrial em Caicó e de um Pôlo Têxtil.

Sem esquecer, claro, de disutir os últimos acontecimentos da política do Rio Grande do Norte, do Seridó e de Caicó.

Terminado o café com Rosalba, Vivaldo e Bibi tiveram uma audiência na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, já para apresentar o Projeto do Distrito Industrial e do Pôlo Têxtil.

Ainda no café com a Rosa, o papa pediu estradas que interligam vários municípios do Seridó.

Uma saindo de Ouro Branco, passando pelo Distrito da Palma, prolongando-se até São João do Sabugí, passando por Serra Negra do Norte, finalizando em Timbaúba dos Batistas.

E outra, saindo de Jardim do Seridó, passando pela comunidade da Caatinga Grande, em São José do Seridó, finalizando em Florânia.
A.I.

POLÍCIA DE TRÂNSITO DESCONTENTE EM CURRAIS NOVOS?

O blog recebe email de um internauta narrando descontentamento no Grupamento da Polícia de Trânsito em Currais Novos. Abaixo ipsis litteris a narração do internauta:

"Acabo de receber uma informação no mínimo curiosa ou, pelo menos espantosa. Segundo um telefonema que recebi ás 18h46min, desta quinta feira 31, me foi informado de que o Capitão Egidio, responsável pelo policiamento de transito de Currais Novos, foi transferido sumariamente e ainda nem se sabe pra onde e muito menos o porque da transferência.
Segundo alguém do outro lado da linha telefônica, ao qual me reservo o direito de preservar o nome, tudo aconteceu por causa da apreensão de uma Kombi, ocorrido na última terça feira 29.
Como se sabe, o Cap. Egidio era o comandante responsável pela 2° Grupamento de Policia Rodoviária Estadual (GPRE), e até onde se sabe, é um oficial responsável e competente no que faz.
Mas, comentários na esquina do pecado em Currais Novos, davam conta de que um superior tinha determinado a apreensão do veiculo citado, mas, o Cap. Egidio que até então era o responsável pelo setor do transito, determinou a liberação do tal veiculo.
Agora, o que se comenta nas rodas de bate papos da cidade, é que, a transferência do oficial do transito currais-novense, se deu devido a esse desentendimento entre os dois oficiais, mas, como já foi dito acima, são comentários, ou melhor, tudo ainda são especulações.
Contudo, um fato que ninguém nega na cidade, é o fato o descontentamento dos policiais do Grupamento de Policia do Transito do município, com a saída do Oficial."

Vivaldo solicita a governadora a recuperação asfáltica da estrada que liga Caicó à Jardim de Piranhas.

O deputado estadual Vivaldo Costa (PR), deu entrada com requerimento na Assembleia Legislativa, solicitando a governadora Rosalba Ciarlini e ao diretor do DER, Demétrio Paulo Torres, a recuperação asfáltica, bem como de operação “tapa buraco” da RN-288, que interliga os municípios de Caicó à Jardim de Piranhas.

“Por essa estrada circulam bens e mercadorias produzidos em Jardim de Piranhas, e boa parte da produção rural do Seridó, que geram milhares de empregos diretos e inderetos. Por isso, solicito que as autoridades tomem as medidas cabíveis, o mais rápido possível”, justificou Vivaldo.

O problema foi relatado a Vivaldo, pelo ex-vice-prefeito do município, Alberto Araújo, em recente visita ao deputado.
A.I.

Ex-Bispo Diocesano de Caicó comemorou aniversário ontem

Dom Jaime Vieira Rocha, ex-bispo da Diocese de Caicó-RN e atual bispo diocesano de Campina Grande-PB, esteve comemorando ontem (30) seu 64º aniversário natalício, celebrando o dom da vida que recebeu do Pai Celeste.

Natural de Tangará no Rio Grande do Norte, Dom Jaime Vieira Rocha, nasceu no dia 30 de março de 1947 e ordenado em 6 de janeiro de 1996 e tem como lema no seu episcopado: "Scio Cui Crediti" (Sei em quem acreditei). Dom Jaime antes do Episcopado foi pároco de Pendências (1975-1987); Membro da Comissão Regional de CEBs (1984-1987); coordenador diocesano das CEBs; Reitor do Seminário Maior de Natal (1987-1995); vigário episcopal para as Pastorais Sociais (1993-1995); coordenador diocesano de Vocações e Ministérios; diretor espiritual do ECC. Estudou teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo. Filosofia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo. Formado também em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte; IBRADES, Rio de Janeiro; Atualização para Formadores de Seminários, Roma.

Assumiu a Diocese de Caicó em 1996, como sua primeira diocese, exercendo seu pastoreio aqui até o ano de 2005, quando foi sucedido por Dom Delson, atual bispo de Caicó-RN.


Por Matheus Araújo

Copa Social reúne poder público e iniciativa privada na Assembleia Legislativa.

A Copa do Mundo em Natal e, no Rio Grande do Norte, ganhou um viés diferente na manhã desta quinta-feira (31), no plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Uma audiência pública discutiu o tema "Copa do Mundo no RN: Implantação de Políticas Públicas na Prevenção da Exploração Sexual da Criança e do Adolescente".

Na abertura do debate, a deputada estadual e propositora da audiência, Márcia Maia destacou a importância de iniciar um planejamento estratégico para combater o problema desde já. Segundo ela, os impactos de grandes dimensões podem ser minimizados, ou mesmo evitados, se os mecanismos de combate forem ativados desde o quanto antes.

“Na África do Sul, os trabalhos começaram apenas um ano antes da Copa. Aqui, podemos dar um passo importante; Garantir o legado social com instrumentos fortes e bem definidos de combate a essa mazela sócia l”, afirmou a parlamentar.

Márcia reconheceu a importância dos investimentos em infraestrutura, mas ressaltou que o grande desenvolvimento humano, será alcançado se a Copa tiver cunho social. “Não podemos pensar apenas em concreto e tijolo, precisamos de um legado de carne e osso, uma Copa de verdadeiras oportunidades para as pessoas.”
A.I.

Os quiosques ficam.

Depois de anos de um processo rolando na justiça, um acordo firmado hoje entre prefeitura, donos de quiosques, comerciantes, moradores e ministério público decidiu que os quiosques da Praça Arnaldo Bezerra devem permanecer.

Uma ação movida em 2006 pelo promotor DR. Glauco Coutinho pedia a retirada dos quiosques, porque segundo o promotor os estabelecimentos de propriedade privada foram construídos em espaço público, sem que fosse feita licitação. Dr. Glauco também apontava que os quiosques foram construídos no meio da rua, sem um parecer de um engenheiro de trânsito.

No entanto, várias questões foram levantadas ao longo dos anos, como o meio de sobrevivência dos proprietários dos estabelecimentos e o lazer dos parelhenses, já que os quiosques se tornaram referência como ponto de encontro da sociedade local. Todas estas questões foram levantadas na audiência de hoje (31), presidida pelo juiz Dr. Rivaldo Pereira Neto.

Representantes dos variados setores falaram e todos se manifestaram a favor da permanência dos quiosques, em especial o prefeito Francisco Medeiros, que defendeu a posição e demonstrou como é o projeto de reforma da Praça Arnaldo Bezerra, que inclui a construção do antigo coreto e a eliminação das ruas laterais para a ampliação do calçadão. “Esses quiosques representam não só o meio de sobrevivência destas famílias, como é um grande lazer para o nosso povo. Retirar os quiosques seria jogar dinheiro público fora e acabar com um ponto de encontro de homens e mulheres de nossa cidade”, defendeu o prefeito.

Na audiência também ficou decidido que uma nova resolução será feita para estabelecer regras para a exploração da concessão de utilização dos quiosques. Além de manter o local limpo, os donos dos estabelecimentos terão que manter os banheiros abertos e obedecer aos espaços estabelecidos, com uma quantidade específica de mesas. O acordo agradou os comerciantes.
A.I.

Governo do RN anuncia novas ações do Prodetur na reunião do Pólo Costa das Dunas.

Na tarde desta quarta (30), a Setur RN participou da 53ª reunião de trabalho do Pólo Costa das Dunas, no Hotel Escola Barreira Roxa, em Natal. Dentro dos assuntos debatidos na pauta do Conselho, a subsecretária de Estado do Turismo, Sânzia Cavalcanti, representou o secretário de turismo, Ramzi Elali, e fez uma apresentação sobre a situação do Prodetur no Estado.

"O Prodetur está em fase de transição. Estamos finalizando o Prodetur Nordeste II e também nas últimas negociações para assinar o novo contrato de empréstimo do Prodetur Nacional, no valor de U$ 75 milhões, que beneficiará três pólos de turismo do RN: Costa das Dunas, Seridó e Costa Branca", esclarece Sânzia.
A.I.

PREFEITO BOBOCA DIZ QUE MAIS CINCO PASSARELAS SERÃO CONSTRUÍDAS EM SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DE CARNAÚBA DOS DANTAS.

Depois de participar da 1ª Reunião do Pólo Seridó de 2011, na cidade de Currais Novos, na última terça-feira (29), o prefeito de Carnaúba dos Dantas Alexandre Dantas (Boboca) foi informado que outros sítios arqueológicos do município serão contemplados com a construção de passarelas.

Três municípios do Seridó: Carnaúba dos Dantas, Acari e Parelhas vão ser beneficiados com 10 passarelas e, a terra de Tonheca Dantas, por possuir o maior conjunto de sítios, receberá, também, o maior número de passarelas (5).

Os investimentos serão bancados pelo Ministério do Turismo e Secretaria de Turismo.

"Fico feliz em saber que a nossa comunidade receberá esses investimentos que melhorarão cada vez mais a estrutura turística do município. Darei total apoio." afirmou o prefeito.
A.I.-PMCD

Vivaldo passa a integrar a Comissão de Saúde da Assembléia.

Nesta quarta-feira (30), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte formou as comissões permanentes. Fruto de um consenso entre as bancadas governistas e de oposição.

O deputado estadual Vivaldo Costa (PR) foi convidado e aceitou integrar uma das três titularidades da Comissão da Saúde.

“Para mim é uma honra integrar a Comissão da Saúde. Primeiro porque toda minha atuação como homem público, sempre foi voltada a Saúde Pública do Rio Grande do Norte. Vamos assumir com altivez essa responsabilidade”, afirmou Vivaldo.
A.I.

São Sebastião está entre os bairros que mais se desenvolveram em Parelhas nos últimos 10 anos.

Quem via o bairro São Sebastião há 10 anos e chega ao lugar hoje em dia se depara com uma nova realidade. Problemas ainda existem, mas é fácil perceber que o “Outro Lado do Rio”, como também é chamado, vem passando por significativas transformações ao longo dos anos.

Diferente do final da década de 90, hoje as principais ruas são calçadas, o que mudou a vida de muita gente, que tinha que conviver com a lama em períodos de chuva. Além disso, o São Sebastião ainda conta com o Posto de Saúde mais bem estruturado do município, com salas equipadas e distribuição de remédios para o atendimento gratuito à população. Isso sem contar com o posto odontológico, que dispõe de uma estrutura capaz de fazer inveja a muitas clínicas particulares.

No Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, mães e filhos cadastrados no Bolsa Família, desenvolvem atividades profissionalizantes e de cidadania. O posto policial trouxe mais segurança e a quadra coberta proporcionou lazer a crianças e jovens.

Mas são os novos investimentos que prometem transformar de vez a vida dos moradores do lugar. Atualmente estão sendo construídas uma passagem molhada e uma passarela no valor de 260 mil reais, através de uma emenda do Senador Garibaldi Alves. Antes desta obra, os parelhenses do bairro São Sebastião ficavam impossibilitados de atravessar o Rio Seridó, para chegar ao centro da cidade, no período de chuvas. “Quando chovia forte, principalmente quando o Boqueirão sangrava, o povo daqui tinha que pagar aos carros de lotação para ir pela ponte de pau (outra via de acesso bem mais distante) até a cidade”, completa dona Maria de Lourdes, moradora do Bairro.

Entre as novidades está a construção de 60 residências, através do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, que vai extinguir as antigas casas de taipa que ainda existem na comunidade. Será a realização do sonho de dona Valdenira, que mora em uma dessas residências de barro com marido, filhos e netos. “Eu sempre sonhei em viver num lugar descente com a minha família e agora é muito bom saber que isso se tornou realidade”, afirma a dona de casa.

O maior desafio agora é construir o Saneamento Básico do lugar. Apesar de ser o bairro mais antigo de Parelhas, o São Sebastião é o único lugar da cidade que não possui uma só casa saneada. “Nós fizemos o projeto e estamos lutando pelo saneamento, que deve custar mais de um milhão e quatrocentos mil reais. Mesmo que eu não consiga fazer no meu governo, quero deixar tudo encaminhado para o próximo prefeito”, declara o prefeito Francisco Medeiros, que completa: “A única coisa que eu quero é ser lembrado um dia como o prefeito que lutou o quanto pôde para trazer benefícios para o povo do Bairro São Sebastião”.
A.I.-PMP

PREFEITO ALEXANDRE DANTAS PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DAS PASSARELAS.

Foram inauguradas na última segunda-feira (28), na cidade de Carnaúba dos Dantas, duas passarelas que dão acesso aos Sítios Arqueológicos Xique-XIque I e II, uma obra construída através do Ministério da Cultura/IPHAN e apoio da prefeitura municipal de Carnaúba dos Dantas.

Participaram do ato solene de inauguração o prefeito municipal Alexandre Dantas, superintendente regional do IPHAN/RN Dra. Jeanne Fonseca, Dra. Maria Clara Meligliaccio, representante do IPHAN Nacional, Secretário Estadual Adjunto de Turismo do RN Luiz Eduardo e equipe, representantes da ADESE, e do roteiro turístico do Seridó, vice-prefeito Dr. Sergio Eduardo, vereadores Adjanira Dantas e Marcos Dantas, ex-prefeito Paulo Medeiros, representantes da UFRN de Caicó, Secretários, diretores escolares e coordenadores municipais, demais autoridades e comunidades ribeirinhas.

Logo após a solenidade, a prefeitura municipal serviu um almoço na sede do CRAS local.
A.I-PMCD

quarta-feira, 30 de março de 2011

A IDÉIA DE BIRA.

O amigo, blogueiro e  representante da monarquia do principado de Carnaúnba dos Dantas, Bira Viegas, em seu blog sugere ao executivo jardinense uma idéia para reconstrução da prefeitura da cidade:

Eis o texto, que está em seu blog:

"Passado o impacto causado pelo desabamento da sede da prefeitura local e agradecidos pelo lamentável acontecimento não ter ceifado nenhuma vida, todos os jardinenses voltam as suas atividades normais e as autoridades responsáveis começam os trabalhos visando a contrução de uma nova edificação para abrigar o poder executivo local.

Projeto, solicitações de verbas, articulações políticas e outras providências são condições essenciais para atingir o objetivo. Mas... uma outra providência tem que ser tomada de imediato. Onde será construída a nova prefeitura jardinense. No mesmo local? Noutro?

No intuito de colaborar, e caso a opção final do excelentíssimo senhor prefeito seja um outro local, tomo a liberdade de sugerir o aproveitamento do prédio que foi iniciado a vários anos para servir de hospital municipal e que até o presente momento não foi concluído. 
 
Localizado a margem da BR 427, que corta o município, o prédio poderia com facilidade e após a devida adequação e vistoria técnica quanto as suas atuais condições de segurança, servir não apenas de sede da prefeitura, mas também, como centro administrativo para abrigar as diversas secretarias de governo.

Seria uma excelente oportunidade de resgatar os recursos públicos já aplicados na obra. Resta saber da legalidade jurídica da transformação do que seria (ou será) um hospital em um prédio de atividades administrativas.

Fica aqui a minha modesta sugestão".

AMAZAN JÁ É ELEITOR EM JARDIM DO SERIDÓ.

José Amazan da Silva, pré-candidato a prefeito de Jardim do Seridó, recebeu nesta terça feira no forum municipal seu título de eleitor, de inscrição 004150401260, zona 023, secção eleitoral 0006. Ele votará no CEFE.

Amazan esteve visitando pela manhã o vereador José Dantas, casal José Ailson e Goreth e manteve contato com este blogueiro.

Amazan confirmou que vai reformar sua casa no bairro comissão. Disse também que almoçou em Roma com o padre Joaquim José de Oliveira, amigo de muitos anos.

Fotos de Amazan, amigos e Eliel na casa do edil José Dantas.

 Foto do título: Paulinho Barra Pesada

Parelhas vai ganhar associação de produtores de leite.

Se depender do grupo que trabalha para formar a associação, Parelhas será referência na produção de leite no Seridó. O grupo aguarda agora somente a liberação do IDIARN (Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN), órgão que fiscaliza os empreendimentos do setor no Estado, para iniciar os trabalhos da associação, que já conta com um prédio cedido pela prefeitura.

Cerca de 41 mil reais foram gastos na reforma e estruturação do prédio do antigo matadouro, para possibilitar o funcionamento do projeto, que já conta com equipamentos adequados, a exemplo do tanque de resfriamento. O leite produzido por 25 agricultores familiares e médios produtores será exportado e será mais um meio de geração de renda no município.
Com informações de Wanderley Filho.

ELEITORES DE CARNAÚBA DOS DANTAS E ACARI PODERÃO TER SEU TÍTULO ELEITORAL CANCELADO.

Cerca de 50 (cinquenta) eleitores da 22ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Acari e Carnaúba dos Dantas, estão prestes a ter seus títulos CANCELADOS, por terem faltado às três últimas eleições ou não terem justificados a sua ausência.

Segundo o Chefe do Cartório Eleitoral Dr. Augusto Cesar, para evitar o cancelamento e regularizar a situação, os eleitores precisam comparecer ao Cartório Eleitoral de Acari até o próximo dia 14 de abril, no horário das 8 às 13 horas, munidos de qualquer documento oficial com foto.

RELAÇÃO ELEITORES - ACARI
1. ADRIANO INACIO SILVA – TE - 017909611694
2. ANA MARIA DE ARAUJO DANTAS - TE - 005580341600
3. CICERO DA SILVA SANTOS – TE - 005580971686
4. DANIEL JONATAS FELIPE GOMES - TE - 024869861643
5. DRANIO JOSE DE OLIVEIRA – TE - 011220561627
6. EDFRAN ROQUE DOS SANTOS - TE - 024902121686
7. EDILSON PAULINO DOS SANTOS – TE - 016684721694
8. FABIANO EOSCHIL DA COSTA – TE - 017913931643
9. FLAVIA PATRICIA DE ARAUJO – TE - 023758631651
10. FRANCENILDA EURIPA DE OLIVEIRA - TE - 025290951694
11. FRANCISCA FERREIRA CONFESSOR DA SILVA – TE - 004758401643
12. FRANCISCO FERNANDO DE OLIVEIRA – TE - 014912301694
13. GERALDO NOBERTO – TE - 017909901627
14. INES SILVA - TE - 005573571627
15. ISAC FRANCISCO DA SILVA – TE -025023151627
16. JOSE DAMIÃO GARCIA - TE - 023700361600
17. JOSE GILDASIO PEREIRA DE LIMA – TE - 019424921627
18. JOSE ODIMILSON LOPES DA SILVA – TE - 025307911660
19. JOSENILDO FLAVIO DE ARAUJO – TE - 012640191600
20. LEANDRO ARNALDO DOS SANTOS – TE - 027760321643
21. LUCIANO ALEXANDRE DA SILVA – TE - 017088491660
22. LUZIA ARAUJO DE MELO – TE - 025676771660
23. MANOEL DANTAS DE MELO – TE - 027006331660
24. MARCIO DA SILVA RODRIGUES – TE - 023133061660
25. MARIA DE LOURDES SILVA – TE - 005567361600
26. MARIA DO SOCORRO SILVA – TE - 005538351619
27. MARIA FREITA DA TRINDADE – TE - 014913861600
28. MARIA LUCIA DA SILVA – TE - 005556981686
29. MARIA LUZINETE PONTES SANTOS – TE - 017909841686
30. MARILENE DIAS DA SILVA – TE - 021017041627
31. MARY JEANNE MEDEIROS DE MOURA – TE - 005557461619
32. MATHUSALEM DYANDERSON MEDEIROS DE ARAUJO – TE - 016684911651
33. MICHAEL FERREIRA DA SILVA – TE - 024648501678
34. PAULO SERGIO DA SILVA – TE - 023819091600
35. RAIMUNDO JOSE DA CUNHA – TE - 005793301600
36. REINALDO GOMES DA SILVA – TE - 005540921651
37. RONALDO PONTES DE MORAIS – TE - 023376741600
38. TEREZINHA DA SILVA SIRINO – TE - 005559051678
39. TEREZINHA VASCONCELOS DA SILVA – TE - 005570281600
40. VIVALDO BARBOSA DA SILVA - TE - 019267851619

RELAÇÃO ELEITORES - CARNAÚBA DOS DANTAS
1. ANANIAS ALVES TRINDADE – TE - 022981961295
2. ARIVAN TIBURCIO DANTAS – TE - 005599341627
3. EDINALDO COSTA DE ARAUJO – TE - 005609451635
4. FERNANDO ANTONIO ASSIS DE PAULA – TE - 037659440884
5. JOSE NETO ALVES DE LIRA - TE -023410361619
6. MARCOS ALEXANDRE DAMIAO DE SOUZA – TE - 033261961325
7. MARIA DA GUIA DE ARAUJO – TE - 005612601686
8. MARIA DA GUIA GONZAGA DO NASCIMENTO – TE - 013898391660
9. MARIA DAS DORES ALVES – TE - 012952242097
10. SEBASTIANA DANTAS SOUTO – TE - 018593501600
Com informações de Tota de Aristóteles

Semarh participa de Seminário em Caicó sobre a Campanha da Fraternidade.

A campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” motivou a Diocese em Caicó, que fica na região Seridó do Rio Grande do Norte, a organizar um Seminário que reunirá a sociedade civil e órgãos governamentais na próxima quinta-feira (31), às 19h, no Centro Pastoral Dom Wagner com objetivo de planejar as ações de preservação do meio ambiente.

O Seminário tem dois importantes focos: planejar ações de coleta seletiva de materiais recicláveis nos bairros de Caicó e apresentar o trabalho do consórcio público de resíduos sólidos do Seridó, uma ação integrada entre o Governo federal, estadual e Prefeitura de Caicó, promovendo a conscientização ambiental com participação da sociedade.

Para apresentar o projeto do consórcio de resíduos sólidos, o engenheiro sanitarista e técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Josivan Cardoso fará a exposição do andamento do projeto na região Seridó e as perspectivas para este ano.

O evento tem entrada gratuita e deve contar com a participação de mais de 200 pessoas do Seridó.
A.I.

Márcia Maia debaterá Copa Social na Assembléia.

A deputada estadual Márcia Maia promove nesta quinta-feira (31), às 10 horas, uma audiência pública com o tema "Copa do Mundo no RN: Implantação de Políticas Públicas na Prevenção da Exploração Sexual da Criança e do Adolescente".

O Unicef calcula que mais de dois milhões de meninas e meninos são vítimas das redes de exploração sexual do turismo e de crianças e adolescentes. "É um problema social grave que precisa da nossa atenção, independente de crescer ou não apartir do mundial", comentou.

No entanto, a parlamentar destaca a necessidade de uma preocupação das organizações e de especialistas que atuam na área de defesa dos Direitos da Infância e Turismo para minimizar os impactos que um evento de grande porte tal qual a Copa do Mundo possa ter sobre esse problema.

"O enorme volume de turistas e fluxo de trabalhadores pode representar um risco maior para crianças em situação de vulnerabilidade, com o incremento do trabalho infantil e da exploração sexual de crianças e adolescentes", justificou a pessebista.

Fátima busca apoio do governo federal para o Furna Feia.

Dando continuidade ao compromisso assumido em reunião que ocorreu na última segunda-feira, 28/03, no gabinete da governadora Rosalba Ciarline com entidades ambientalistas e parlamentares do estado, a deputada federal Fátima Bezerra apresentou ontem (29/3) o Requerimento 257/11 à Mesa Diretora da Câmara, através do qual faz indicação à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, no sentido que seja criado o Parque Nacional da Furna Feia, sítio espeleológico localizado entre os municípios de Mossoró e Baraúna.

A Furna Feia, segunda maior caverna do Rio Grande do Norte, com 766 metros de desenvolvimento linear, é apenas uma das 213 cavernas que foram identificadas em apenas 2% área total da reserva, sendo a maior concentração de cavernas do Estado. Também faz parte do Parque, o Abrigo do Letreiro, que apresenta inúmeras pinturas rupestres.

Os levantamentos preliminares apontam flora e fauna diversificadas e bem preservadas, tornando a área uma das mais representativas do bioma Caatinga no Estado, com a ocorrência de 105 espécies de plantas, sendo 22 endêmicas; 101 espécies de aves; 23 espécies de mamíferos e 11 espécies de répteis. Várias dessas espécies que lá ocorrem constam nas listas de fauna e flora ameaçadas de extinção. A área, portanto, tem imenso potencial para pesquisa científica. Nesse sentido a UFRN, a UERN e a UFERSA já realizam estudos na área, além de outras universidades no Brasil.
A.I.

SÓ 66 cm.

Seguindo a Folha de Cruzeta faltam 66 cm para o açude da cidade transbordar.

PREPAREM O BOLSO...

O Governo do Estado aumentou ontem o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) sobre a gasolina comum e energia elétrica. De acordo com o secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, o aumento em 2% foi autorizado por uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada na gestão anterior.

A nova lei altera a fonte de receita do Fundo Estadual de Combate a Pobreza (Fecop) e autoriza um complemento de 15% no valor recebido pelas famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, do governo federal, no Rio Grande do Norte, sobretaxando estes dois itens. Parece pouco. Mas o aumento gera uma receita de R$ 33 milhões por ano. Dinheiro que vai para o Fecop.

Segundo Paulo de Tarso, o aumento do imposto vai pesar no bolso do consumidor. O aumento na gasolina vale para todos os consumidores. O da energia elétrica, para quem consome mais. “O aumento é pequeno, mas existe. No litro, pode parecer insignificante. Mas no tanque cheio, vai pesar. Sabemos que a população vai pressionar. Mas é uma lei tributária. O governo não pode deixar de cumprir. O que pode ocorrer é a revogação da lei pela Assembleia Legislativa”.
TN Online

Vivaldo vota favorável ao Projeto que destina recursos ao saneamento básico.

Na tarde de terça-feira (29), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte votou o Projeto de Lei que autoriza o Estado a contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 56.854.244,53 para custear a execução de obras de saneamento básico.

Dos 22 deputados presentes, todos votaram favoráveis ao Projeto, inclusive o deputado estadual Vivaldo Costa (PR), que expôs em plenário a importância do Projeto.

“Como médico, sei da importância do Saneamento Básico. Saneamento é Saúde, por isso acho que todos devem votar favoráveis a este Projeto. Desde já declaro que sou favorável e fico muito feliz, por saber que Caicó será beneficiado com R$ 25 milhões”, disse Vivaldo.
A.I

Governadora declara apoio às atividades da Cruz Vermelha do RN.

A presidente da Cruz Vermelha no Rio Grande do Norte, Francisca Montenegro, visitou nesta quarta-feira, 29, a governadora Rosalba Ciarlini. Entre os assuntos da audiência estavam a inauguração da sede da Cruz Vermelha em Natal, marcada para o dia 29 de Abril e a oferta do trabalho em parceria. "Nossa visita aqui foi para nos colocarmos à disposição para trabalharmos como parceiros no que for possível", disse Fátima Montenegro.

Com atividades no Rio Grande do Norte desde 1942, a Cruz Vermelha conta no estado com cerca de 2.000 voluntários, sendo que destes, 1.200 estão concentrados em Mossoró, cidade onde a instituição trabalha de maneira mais atuante até então. "Sempre tivemos um certa dificuldade com a documentação, tanto que sempre usamos o CNPJ da Cruz Vermelha de Mossoró para as ações no estado, agora vamos poder ampliar nossa rede em Natal também", disse Francisca Montenegro.
A.I.

PAGAMENTO

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte inicia o pagamento dos servidores, referente ao mês de março, a partir desta quarta-feira, 30. O pagamento será efetuado na quarta e quinta-feira (31).

Recebem no dia 30, os servidores com matrículas terminadas entre 1 e 5. No dia 31 serão efetuados os pagamentos das matrículas com final 6 a 0.