A consolidação da retomada da atividade mineral em Currais Novos teve uma comprovação definitiva no último dia 4 com realização da I Rodada de Negócios do Setor de Minerais. O relatório do Sebrae/RN sobre o evento realizado na CDL Currais Novos aponta uma expectativa de geração de negócios de mais de 3 milhões de reais para os próximos meses.
No total, seis empresas do setor mineral, mais o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste, participaram da Rodada como compradoras,na ocasião denominadas empresas âncoras: Susa Indústria e Comércio de Produtos Minerários (extração de minério de ferro, tem sede em Cruzeta e administração em Currais Novos; Crusader do Brasil Ltda (extração de minério de ouro, com sede em Currais Novos, na Mina São Francisco); Bodó Mineração Ltda (extração de minério de tungstênio/scheelita com sede em Bodó); Mineração Ju-Bordeaux Exportação Ltda (extração de granito com sede em Currais Novos); Mineração Currais Novos Ltda (extração de minério de tungstênio com sede em Currais Novos); BP Projetos Ltda (projetos e pesquisas em minério de ouro, caulim e outros em várias localidades do RN e PB e administração em Currais Novos).
Outras 37 empresas e empreendedores individuais de variados segmentos participaram da Rodada oferecendo seus produtos e/ou serviços a essas empresas âncoras. A mistura de sotaques na intensa movimentação durante a Rodada de Negócios na CDL dava sinais de que a pujança econômica de outrora começa a deixar de povoar apenas a lembrança saudosa dos seridoenses e começa a se materializar, contudo, num cenário diferente daqueles anos 60, onde a scheelita ocupava lugar de destaque. Agora ele é composto por multinacionais, projetos agressivos e cifras tão impressionantes quanto a riqueza e variedade mineral do solo seridoense indicada nos relatórios das sondagens geológicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário