quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SENAI AMPLIA FORMAÇÃO EM EÓLICA.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) vai ampliar a formação de mão de obra para o setor de energia eólica. Até 2014, serão capacitadas 500 pessoas, entre técnicos de planejamento e análise de instalação de parques eólicos, profissionais para construção, operação e manutenção desses parques e instrutores do próprio SENAI. A meta é do projeto, que será executado em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ). O acordo foi assinado nesta quarta-feira, 23 de novembro, em Brasília, pelo diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, e o diretor da GIZ para o Brasil, Ulrich Krammenschneider. O Diretor Regional do SENAI/RN, Rodrigo Diniz de Mello, também participou do evento.

Os cursos de formação serão oferecidos em nove estados – Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Além dos cursos, estão previstas visitas técnicas de profissionais do SENAI a parques eólicos da Alemanha e de outros países europeus referências na oferta de energia gerada pelos ventos. O SENAI e a GIZ investirão US$ 2 milhões no projeto.

De acordo com o Marcello Coelho, analista de Desenvolvimento Industrial do SENAI, a falta de mão de obra qualificada é um grande obstáculo para o crescimento do setor. Estimativas da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) indicam que a energia eólica representará 7% da energia gerada no Brasil em 2020. “Investidores e governos dos estados com grande potencial de geração de energia eólica têm procurado o SENAI para intensificar a formação de profissionais para o segmento. Com esse projeto, vamos atender a essa demanda”, explica Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário