quinta-feira, 1 de março de 2012

Projeto Catarata:em 6 anos a equipe do Dr.Uchoandro Uchoa realizou 5000 cirurgias em pacientes do Seridó.

Está completando 6 anos que a equipe do oftalmologista Dr.Uchoandro Bezerra Costa Uchoa realiza, em Caicó, na rede hospitalar, cirurgias de cataratas, fruto de um programa comandado pelo SUS e com parceria de governo do estado e 13 prefeituras do Seridó, já tendo realizado mais de 5000 operações de catarata em pacientes de idade variadas, algumas jovens, mais a maioria idosos, alguns em cadeiras de rodas.

Na primeira etapa as prefeituras encaminham as pessoas portadoras dessa anomalia na visão, que são levados para a equipe médica, em Caicó, para realizar a triagem oftalmológica no Centro Regional Integrado de Saúde - CRIS- e lá é dado o diagnóstico.

Na segunda etapa as prefeituras providenciam os exames laboratoriais e risco cirúrgico, dando ênfase aos hipertensos e os portadoras de diabetes, que são cuidados em caráter especial para poderem serem cirurgiados.

A equipe do Dr. Uchoandro é da mais alta qualificação. Os profissionais sob o seu comando tem experiência e especialização cirúrgica e o atendimento é primoroso como esse blogueiro observou, pois éramos, ao mesmo tempo paciente e jornalista. Os procedimentos foram da mais alta qualidade, com respeito a vida humana e responsabilidade nos procedimentos cirúrgicos.

Dia 24/02 foram cirurgiados 60 pessoas, vindo de várias cidades da região seridoense e dia 25, a equipe instalada no Hospital do Seridó operaram mais 40, perfazendo 100 cirurgias nos dois dias.

As operações são rápidas sem dor e não sangra. Por cada vez, são operados 3 pessoas com a seguinte equipe de cirurgiões: Dr. Cyro Bezerra, Dr. Araken Brito e Dr. Uchoandro Uchôa. A Dra. Raquel Uchoa é supervisora e assessora do Projeto Catarata e o anestesista é o Dr. Rafael Campos.

A secretária de Saúde de Jardim do Seridó enviou a Caicó, dia 24/02, exatamente 7 pacientes para serem operados de catarata em transporte próprio com o agente de saúde e acompanhamento. Francinilson foi pessoa cuidadosa, atenciosa e com respaldo na função de cuidar dos operados.

A equipe de Zuila Paiva, Secretária de Saúde, tinha ainda Serja e João de Nita entre outros.

No sábado todos foram retirar o tampão do olho operado e passar pela revisão do Dr. Unchoandro.

O retorno de todos os operados será dia 11 de março ás 6 da manhã ao Cris de Caicó para uma avaliação com Dr. Unchoandro, chefe da equipe de oftalmologia, sob o estado operatório.

Nota do Blog: agradeço a equipe médica, os funcionários do hospital e os assistentes de saúde.

Agradeço a Dormiro, Goreth Dantas e José Ailson a solidariedade e desejo de boa saúde.

Um comentário:

  1. Eliel seu Jerônimo conseguiu mais de 300 cirurgias de catarata para o povo de cruzeta com Dr Cyro Bezerra o que é um trabalho muito bom. Eliel você sempre posta noticias de Cruzeta mas está em falta agora. valeuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir