A Classe Hospitalar Sulivan Medeiros recebeu no último sábado, dia 19, a visita de integrantes do Partido Popular Socialista. A programação fez parte de uma agenda do partido caicoense, que também foi apresentado ao Projeto Riso Terapia.
Os dois projetos promovem um trabalho de humanização em ambientes hospitalares.
Com a proposta de evitar a ruptura da aprendizagem infantil, levando o apoio pedagógico às crianças internadas no Hospital do Seridó, a Classe Sulivan Medeiros foi inaugurada em novembro de 2004, e surgiu de um projeto de extensão do curso de Pedagogia da UFRN.
“É uma modalidade de educação especial em expansão no Brasil”, destaca Anderson Duarte, coordenador voluntário do projeto.
O pedagogo explica que a classe hospitalar “acompanha o currículo educativos das crianças internadas e proporciona atividades que reduzem a ansiedade”.
De 2004 até hoje, mais de 1000 crianças já foram atendidas na Classe Sulivan Medeiros, que é pioneira no Rio Grande do Norte. A partir do modelo caicoense foram criadas quatro classes hospitalares em unidade de saúde de Natal.
O Riso Terapia, por sua vez, atua diretamente nos leitos.
O grupo foi criado em 2011 e conta com 12 integrantes, todos jovens voluntários. Com nariz de palhaço e jaleco branco, os “doutores do riso” visitam semanalmente os hospitais de Caicó. “No improviso tentamos contagiá-los, sem negar que o tratamento pode ser doloroso. Nossa missão é transformar o ambiente, mostrar que o hospital é passageiro”, afirma Cristiano Manoel, coordenador do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário