quinta-feira, 24 de maio de 2012

Arrastões fazem crescer meta de vacinação contra gripe em Caicó

O Ministério da Saúde prorrogou a 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe em uma semana, até o dia 1º de junho. A ampliação do prazo, que terminava nesta sexta-feira (25), possibilitará que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença. Nos últimos dias houve um significativo aumento no número de vacinações em Caicó. 

Até esta quinta-feira (24) já tinham sido vacinados 111% dos trabalhadores em saúde; 75% das crianças; 52% idosos e 56% gestantes. Josilene Medeiros, coordenadora da secretaria de Saúde acredita que os arrastões são os responsáveis por este crescimento de meta, onde os profissionais de saúde visitam casa por casa, vacinando os idosos acamados ou que moram em áreas que não tem o Saúde na Família. 

A vacina é oferecida gratuitamente nos postos de saúde de todo o país. É segura e protege contra os três vírus que mais circulam no Brasil. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e, de 39% a 75%, a mortalidade global. 

Entre os residentes em lares de idosos, a vacina reduz o risco de pneumonia em cerca de 60%, e o risco global de hospitalização e morte, aproximadamente de 50% a 68%, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário