quarta-feira, 5 de junho de 2013

Minicurso sobre Energia Solar faz parte da Semana do Meio Ambiente da UFRN

Na manhã desta quarta-feira, 5, no auditório da Secretaria de Infraestrutura (SIN) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ocorreu o “minicurso sobre Energia Solar e Painéis Fotovoltaicos”, que foi ministrado pelo professor do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da UFRN, Ricardo Lúcio. 

O minicurso faz parte da Semana do Meio Ambiente da UFRN e foi sugerido devido à grande demanda de alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Elétrica, além de profissionais arquitetos e engenheiros que buscam informações sobre as novas tecnologias sobre energia sustentável. 

No minicurso o professor Ricardo Lúcio tratou de assuntos básicos para a elaboração de projetos de energia sustentável, além de apresentar aos presentes estruturas adaptadas para receber esse tipo de sistema de alimentação energética.

Ele destacou que a finalidade do minicurso é difundir o conhecimento sobre o tema: “A nossa intenção é nivelar o conhecimento para a população, em especial para os arquitetos sobre os modelos fotovoltaicos, suas aplicações e como trabalhar da melhor forma possível esse tipo de geração de energia”. 

Atualmente, a UFRN já trabalha com esse dispositivo de captação de energia, no Laboratório de Eletrônica de Potência e Energia Renováveis (LEPER), ligado ao DEE. Produz atualmente 10kW, e essa energia é responsável pela alimentação do laboratório, além de auxiliar os estudos de pesquisa e desenvolvimento na área da geração fotovoltaica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário