terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Prefeitos de Currais Novos e Acari visitaram Açude Gargalheiras nesta terça-feira, 20

Os prefeitos de Currais Novos e Acari, Vilton Cunha e Izaías Cabral, estiveram durante a manhã desta terça-feira (20) no Açude “Marechal Dutra”, o Gargalheiras, principal manancial que abastece os dois municípios seridoenses e que atualmente está com 2,63% de sua capacidade total. 

Acompanhados de técnicos da CAERN como José Eudes, chefe do escritório da companhia em Currais Novos; Adelson Santos, gerente do escritório da CAERN em Acari; e de Lúcia Galvão, chefe da unidade de receita de Currais Novos, os prefeitos caminharam por algumas regiões do manancial que até então estavam encobertas pela água. 

“Estamos unidos para buscarmos soluções que amenizem a falta d’água nos municípios e queremos que a população continue com o racionamento que é tão importante”, ressaltou Vilton. 

O prefeito de Acari também se mostrou preocupado com a situação crítica do Gargalheiras e ressaltou o pedido para que a população contribua com o racionamento. 

Vilton e Izaías estiveram na comporta do açude que está tendo reforço de balsa flutuante para melhorar o abastecimento, e aproveitaram para visitar áreas que já estão com um baixo nível, como a “Prainha” e “Bulhões”. Os prefeitos e a CAERN discutiram alternativas que melhorem o abastecimento das cidades, como perfuração de poços, construção de cacimbões no aluvião do açude, entre outras ações. 

Com o colapso do Açude Dourado em Currais Novos em 2014, a CAERN iniciou um severo racionamento e sistema de rodízio no abastecimento das duas cidades que tem apenas o Açude Gargalheiras como reserva hídrica. 

A expectativa é que até o final de 2015 a adutora de engate rápido (com captação de água na Barragem Armando Ribeiro), construída com recursos do Governo Federal via DNOCS, esteja concluída para abastecer Currais Novos e Acari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário