quinta-feira, 14 de abril de 2016

Semarh apresenta inovações durante encontro do PAD em Salvador

Começou na manhã de ontem (13), em Salvador, a I Reunião de Acompanhamento da Execução do Programa Água Doce (PAD), para o ano de 2016. O Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, o Secretário Adjunto, General Araújo Lima e a equipe técnica da Semarh, que trabalha no núcleo estadual do PAD, participam do encontro, juntamente com Secretários de Estado e técnicos do dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí. 

Esse encontro tem como objetivo o acompanhamento da execução dos convênios e o aprofundamento das discussões técnicas com vistas à implantação dos Sistemas de Dessalinização. O evento vai até a quinta-feira (15). 

A programação conta com diversas apresentações, entre elas: “Orientações técnicas para a destinação ambientalmente adequada do concentrado salino”, “Experiências e modelos de gestão com foco na manutenção e monitoramento dos sistemas de dessalinização” e “Estrutura e funcionamento do Sistema de Informação do Programa Água Doce”. 

Durante a tarde de ontem (13), a equipe da Semarh apresentou a experiência com o Projeto Piloto do sistema de dessalinização alimentado por energia solar fotovoltaica, na comunidade de Maria da Paz, município de João Câmara. Mairton França explicou que esse sistema aumenta a sustentabilidade energética, ambiental e social da comunidade e que a tendência é que outros estados também recebam a tecnologia. “Nossa experiência está servindo de base para as futuras ações do Programa”. 

De acordo com o adjunto e Coordenador Estadual do PAD, Araújo Lima, o Estado do RN também desenvolveu um trabalho inovador, no tocante aos componentes sociais do programa. “Produzimos uma pesquisa de opinião entre usuários dos sistemas de dessalinização implantados pelo nosso núcleo. Nosso objetivo é aprimorar as ações e atingir o máximo de satisfação, tendo como base as respostas dos beneficiados” disse. 

Através do convênio firmado entre o MMA e a Semarh, serão implantados 86 sistemas, até dezembro, e mais 34 sistemas serão recuperados. “Estamos trabalhando para cumprir as metas assumidas com o Ministério, bem como traçando outros objetivos para ampliarmos nossas ações”, disse o secretário da Semarh. Ele frisou ainda que o Rio grande do Norte foi citado pelos coordenadores nacionais como modelo, pela eficiência como conduz as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário