Durante os períodos de expansão econômica vividos nos últimos 12 anos, cerca de 8 milhões de brasileiros viajaram de avião pela primeira vez. Contudo, a crise econômica afetou em cheio a classe média, que teve que trocar a viagem de avião pelo ônibus, de acordo com o jornal EXTRA.
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) estima que, em 2016, a demanda no mercado interno de aviação encolha 8% em relação ao ano passado.
Na prática, a porcentagem representa 8 milhões a menos de passageiros. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por sua vez, afirma que de 2014 a 2015, o número de passageiros em trechos interestaduais diminuiu 7,8%.
Há ainda quem tenha optado por um pouco de conforto, ainda que parcialmente, fazendo apenas um dos trechos de avião e o outro de ônibus. Segundo o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, a crise atingiu em cheio o bolso dos brasileiros, pois os preços das passagens mantém-se o mesmo.
“De 2002 a 2015, o preço (médio) das passagens aéreas caiu pela metade. Mas, em 2015, ficou claro o cenário de desemprego, que, no entanto, não é a causa, mas a consequência”, afirma Eduardo.
A previsão para 2017 é que o cenário comece a melhorar. “Pode ser que, na próxima alta temporada, voltemos a ter números melhores para apresentar”, afirma.
NM
Nenhum comentário:
Postar um comentário