terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Escola de Ciências Médicas publica documentário Um Porto no Sertão

A Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), publicou na sexta-feira, 14, o vídeo Um Porto no Sertão, que registra a visita do professor Celmo Celeno Porto à EMCM, em Caicó. 

Defensor da medicina generalista e humanista, Celmo Porto é referência nacional na temática de exame clínico e semiologia médica, com livros que influenciam gerações de estudantes há 40 anos. 

O documentário foi produzido por meio do módulo Vivência Integrada na Comunidade (VIC), vencedor do Prêmio InovaSUS 2015, da Secretaria de Gestão do Trabalho da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). 

Em pouco mais de 13 minutos, o vídeo resume os principais momentos vivenciados pelo professor na EMCM, onde ministrou palestras, participou de conversas, assistiu à I Mostra de curta-metragem VIC 3 e presenciou a videoconferência com a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, durante a assinatura do contrato para construção do prédio da Escola Multicampi. 

O projeto pedagógico da EMCM é elogiado por Celmo Celeno Porto, que ressalta a importância do módulo VIC, componente obrigatório na grade curricular, que insere os alunos na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) desde os anos iniciais de formação. 

Crítico da fragmentação em especialidades médicas, o professor apresenta a EMCM como exemplo de experiência arrojada em busca de outros caminhos. “A visita desse ilustre médico reforça a nossa proposta de promover uma formação em contato com a comunidade e de forma geral”, afirma George Dantas de Azevedo, diretor da EMCM. 

O vídeo Um Porto no Sertão será exibido durante a Caravana dos 60 anos da UFRN na Escola Multicampi, programada para o primeiro semestre de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário