quarta-feira, 31 de julho de 2019

OAB ameaça processar Bolsonaro por calúnia e injúria

No pedido para exigir explicações de Jair Bolsonaro, apresentado ao STF, a OAB diz que Jair Bolsonaro pode ser processado por calúnia contra Fernando Santa Cruz e injúria, por suposta ofensa à honra e ao decoro do ex-militante da Ação Popular e seus familiares. 

A entidade acionou o Supremo com base em artigo do Código Penal segundo o qual uma pessoa que se julga ofendida pode pedir explicações em juízo, em caso de “referências, alusões ou frases” em que se infere crimes contra a honra de uma pessoa (calúnia, difamação ou injúria).

“Aquele que se recusa a dá-las ou, a critério do juiz, não as dá satisfatórias, responde pela ofensa”, diz artigo 144 do Código de Processo Penal.

Declarações de Bolsonaro geram preocupação no Planalto

A sequência de declarações de Jair Bolsonaro nos últimos dias levou apreensão a alguns de seus auxiliares mais próximos e motivou uma reunião de emergência no Palácio do Planalto na manhã desta terça-feira, 30. 

Na avaliação do grupo, que inclui integrantes da ala militar do governo, o presidente elevou em demasia o tom de suas falas, o que vem prejudicando sua gestão. Enquanto ele provoca dando declarações desencontradas sobre a morte do pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, na ditadura militar, põe em dúvida relato de indígenas acerca de ataque de garimpeiros no Amapá e evita lamentar o massacre em Altamira, o governo perde a chance de divulgar pautas positivas, de acordo com integrantes desse grupo. 

Nesta terça, Bolsonaro voltou a causar polêmica ao questionar a veracidade de documentos oficiais que apontam a morte de Fernando de Santa Cruz, pai de Felipe, como vítima da ditadura. “A questão de 1964, não existem documentos se matou, não matou, isso aí é balela”, disse. 

De acordo com uma fonte a par da conversa, “coisas boas”, como a liberação do FGTS ou a descoberta do hacker que invadiu o celular de autoridades, acabam “se perdendo em polêmicas” logo depois diante do “destempero” presidencial. 

Uma das razões da reunião foi justamente tentar entender o que está por trás do comportamento de Bolsonaro. Muitos deles admitem que têm sido pegos de surpresa pelas declarações controversas do presidente. Dois diagnósticos foram feitos. 

O primeiro é que a equipe presidencial errou ao deixar Bolsonaro muito exposto a jornalistas durante eventos nos últimos dias. A intenção é reduzir parte das interações, limitando, assim, as oportunidades de ele alimentar novas polêmicas. 

A segunda avaliação é de que integrantes da chamada ala ideológica têm conseguido influenciar o presidente de forma mais assertiva. Não está claro para o grupo quem são os mais “ativos” nessa empreitada, embora “suspeitas” recaiam sobre aliados encarregados de sua comunicação digital, área de influência de Carlos Bolsonaro.
Exame

LONGO RECESSO

Amanhã deveria ser o primeiro dia de deputados e senadores de volta ao batente, segundo manda a Constituição. Mas já que não houve recesso formal, apenas “branco”, o trabalho só recomeça na terça (6).

OUROBRANCOPREV em breve receberá Sede Própria

Muito em breve a OUROBRANCOPREV terá sede própria. Será no antigo prédio do Bradesco (Pertencente à PMOB), no centro da cidade e bem próximo à Prefeitura Municipal. 

Desde que foi fundado, o Instituto ocupa uma sala na sede da Prefeitura. Agora, esse plano vai tornar realidade. 

O prédio será mobiliado e climatizado para oferecer um ambiente mais adequado para o desenvolvimento do trabalho das funcionárias e dos Servidores Municipais.

Município convoca feirantes para discutir a nova estruturação, organização e funcionamento da Feira Livre de Caicó

O Município de Caicó, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos e Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Associação de Mulheres da Feira da Diversidade do Seridó (AMFEDS) vai realizar uma reunião ampliada com os feirantes no dia 06 de agosto de 2019, às 14 horas, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Caicó. 

A reunião tem o objetivo de discutir a nova estruturação, organização e funcionamento da Feira Livre de Caicó.

PREFEITURA DE PARELHAS REALIZA NESTA QUARTA-FEIRA (31), ABERTURA DA CAMPANHA AGOSTO LILÁS

A Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, estará realizando nesta quarta-feira (31), ás 15h na AABB, a abertura da campanha "Agosto Lilás", visando o combate da violência contra a mulher e a sensibilização de toda a sociedade Parelhense. 

O evento de abertura da Campanha será aberto e toda a população poderá participar. Em agosto de 2019 a Lei Maria da Penha comemora 13 anos e é em função desta data que passou a existir, desde 2017, o Agosto Lilás, uma campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher que envolve secretarias municipais e estaduais e, sobretudo, as escolas do país.

Ronaltty Neri prestigia o 48º Aniversário do Círculo de Oração da MEPB de Jardim do Seridó

O Vereador Ronaltty Neri prestigiou na noite do último sábado, 27 de julho, o 48º aniversário do Círculo de Oração da Igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, de Jardim do Seridó/RN, acompanhado de seu pai, Reginaldo Lima e de sua noiva Geriane Toscano. 

Com o tema “É tempo de se fortalecer em Deus”, o evento contou com vários cantores gospel locais, apresentação de coreografia e a ministração da palavra de Deus pela Pastora Meire Jane, da Igreja Realidade em Cristo de Carnaúba dos Dantas/RN. 

Logo após o culto evangélico, o vereador cumprimentou os fiéis presentes e agradeceu todo carinho recebido.

“Quero agradecer a nossa amiga Vitória Lúcia pelo honroso convite para prestigiar este belo evento, onde pudemos agradecer a Deus por todas as bênçãos que Ele derrama sobre nós e nossa cidade. Também quero registrar minha gratidão ao Pastor Nogueira e sua esposa Ana, como também minha tia Ducarmo Neri, que fazem parte da igreja e me receberam tão bem”, comentou Ronaltty.

segunda-feira, 29 de julho de 2019

“Bolsonaro mudou de ideia sobre a Globo?”

Demitido por Jair Bolsonaro com menos de dois meses de governo, Gustavo Bebianno aproveitou o almoço de Fabio Wajngarten, secretário de Comunicação do Planalto, com João Roberto Marinho para fazer um comentário provocativo sobre o ex-chefe. 

“Isso também seria um ato de traição ou o presidente Jair Bolsonaro mudou de ideia e decidiu se aproximar da Globo?”, perguntou o ex-ministro.

Polícia de SP prende dois suspeitos do roubo de 720 quilos de ouro

A Polícia Civil de São Paulo prendeu duas pessoas sob a suspeita de participação no roubo de 720 quilos do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na última quinta (25). 

Ambas as prisões são temporárias e foram determinadas pela Justiça de São Paulo a pedido dos policiais. 

Um dos presos é o aeroviário Peterson Patrício, 33, preso na noite deste sábado (27). Ele é funcionário do terminal de cargas do aeroporto e alegou, horas depois do crime, ter sido obrigado pelos criminosos a ajudar no roubo quando mantido refém junto da família. Agora preso, ele confessou participação na ação criminosa.

Disse, porém, que a família não sabia do envolvimento dele e também foi enganada. O funcionário mora na travessa Nem Ouro Nem Prata, no Jardim da Conquista, zona leste da capital.

O outro suspeito preso, Peterson Brasil, também é funcionário do aeroporto. A Justiça determinou a prisão dele no começo na noite deste domingo (28). 

O suspeito já estava detido no Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). Nas imagens referentes ao momento do roubo, captadas pelo sistema de segurança do aeroporto, o aeroviário é o primeiro a aparecer saindo de uma caminhonete clonada da Polícia Federal. 

Ele indicou aos outros integrantes da quadrilha o local exato onde estavam os malotes de ouro, cujo valor estimado supera R$ 120 milhões, e chegou a transportar algumas peças que estavam soltas em um contêiner. 

Segundo a Folha apurou, as suspeitas começaram a recair sobre o funcionário após uma série de contradições em sua versão sobre o crime. Os detalhes da prisão devem ser fornecidos pela Polícia Civil ao longo deste domingo. 

No dia seguinte ao roubo, o delegado responsável pela investigação, João Carlos Miguel Hueb, descreveu Patrício como um funcionário que trabalha há sete anos no aeroporto de Guarulhos e nunca havia apresentado nenhum tipo de problema. 

Até agora nenhum grama do ouro foi recuperado. Os investigadores estimam que a quadrilha tenha gasto cerca de R$ 1 milhão para levar a cabo o roubo.

Ministério diz que Moro não irá em terra indígena invadida no Amapá

O Ministério da Justiça disse que não há previsão de o ministro Sergio Moro ir até Pedra Branca do Amapari (AP) acompanhar os desdobramentos da invasão de garimpeiros em terras indígenas. 

De acordo com a assessoria da pasta, o ministro não falou com a prefeita da cidade, Beth Pelaes (MDB). 

Mais cedo, a prefeita havia dito que Moro confirmara que iria ao local. No início da semana, um cacique da etnia Wajãpi foi encontrado morto com sinais de facada em meio ao conflito. 

Já a ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) disse que se colocou à disposição para ir até a área. Damares afirmou que conhece a prefeita e que está em contato com ela e com a Funai. 

O governo enviou uma medida provisória no início do ano que ligava a Funai à pasta de Damares, mas o Congresso Nacional devolveu o órgão e a demarcação de terras indígenas ao Ministério da Justiça. 

Em maio, Damares disse que iria "brigar" para manter a Funai na sua pasta e Moro chegou a dizer que não tinha interesse em ter a fundação ligada a seu ministério.

domingo, 28 de julho de 2019

Bolsonaro diz que jornalista não precisa se preocupar com deportação

O presidente Jair Bolsonaro defendeu ontem, 27, a proposta do Ministério da Justiça que prevê deportação sumária para suspeitos de alguns crimes. 

Ele negou, entretanto, que a portaria ministerial tenha o objetivo de atingir o jornalista americano Glenn Greenwald, cujo site tem divulgado supostas conversas do ministro Sérgio Moro, da Justiça, com procuradores da Operação Lava Jato. 

“Tanto é que não se encaixa na portaria o crime que ele está cometendo. Até porque ele é casado com outro homem [deputado federal David Miranda, que é brasileiro] e tem meninos adotados no Brasil. Ele não vai embora, o Glenn pode ficar tranquilo. Talvez ele pegue uma cana aqui no Brasil. Não vai pegar lá fora, não”, disse durante cerimônia de formatura de paraquedistas no Rio de Janeiro. 

Bolsonaro afirmou que suspeitos de crime têm que ser “mandados para fora do Brasil”. “Eu não sou xenófobo, mas na minha casa, entra quem eu quero. E a minha casa, no momento, é o Brasil”.

Comparação

Os 750kg de ouro roubados no Aeroporto de Guarulhos (SP) valem mais de R$ 110 milhões. 

É quanto a Polícia Federal diz que o tucano Aécio Neves captou para “comprar apoio à candidatura presidencial”.

Não cabe a Moro decisão sobre destruir ou não mensagens, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse neste sábado (27) no Rio de Janeiro que não cabe ao ministro Sergio Moro (Justiça) a decisão sobre destruir ou não as mensagens capturadas pelos supostos hackers presos nesta semana. 

"A decisão de possível destruição não é dele. Cada um de nós pode pensar e até torcer por alguma coisa. O Moro não fala nada que a lei não permita fazer", disse Bolsonaro. "Foi uma invasão criminosa. Eu não tenho esse problema [sobre eventual vazamento] porque nada trato de reservado ou confidencial nos meus telefonemas", completou o presidente. 

Para a Polícia Federal, Walter Delgatti Neto, um dos quatro presos sob suspeita de atuar como hacker, foi a fonte do material que tem sido publicado desde junho pelo site The Intercept Brasil com conversas de autoridades da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. 

Em depoimento, como revelou a Folha de S.Paulo, Delgatti disse que encaminhou as mensagens ao jornalista Glenn Greenwald, fundador do site, de forma anônima, voluntária e sem cobrança financeira. Reportagem da Folha de S.Paulo deste sábado (27) mostrou que o envolvimento do ministro da Justiça nos desdobramentos da Operação Spoofing, que prendeu quatro supostos hackers nesta semana, reacendeu a pressão de alas do STF (Supremo Tribunal Federal) e do Congresso para que os dois Poderes deem resposta à atuação do ex-juiz da Lava Jato. 

A avaliação de ministros da corte e de parlamentares da cúpula da Câmara e do Senado é a de que Moro extrapolou os limites de sua competência como ministro de Estado ao indicar que teve acesso a dados de uma investigação sigilosa da Polícia Federal. A suposta quebra do sigilo do inquérito e o possível abuso de autoridade de Moro tornaram-se eixos de um processo de desestabilização. 

Em conversas reservadas, políticos e magistrados dizem que a permanência do ministro no governo de Jair Bolsonaro (PSL) ficou insustentável e defendem que ele se afaste do cargo até a conclusão das investigações. 

O presidente, porém, disse neste sábado que a situação de Moro segue a mesma no governo federal.

Michelle Bolsonaro é internada e passa por cirurgia

A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, foi submetida a uma cirurgia neste sábado (27) para correção de desvio de septo. 

De acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, Michelle foi operada no HFA (Hospital das Forças Armadas), com o qual a Presidência da República tem convênio. 

A cirurgia no nariz estava marcada com antecedência, e a primeira-dama teve alta e já está em casa, no Palácio da Alvorada. 

A assessoria de imprensa da Presidência não divulgou mais detalhes sobre o procedimento cirúrgico ou sobre quem acompanhou Michelle. 

O presidente Jair Bolsonaro passou o dia fora de Brasília. Ele decolou às 8h15 para o Rio de Janeiro, onde participou da brevetação de novos paraquedistas do Exército.

sábado, 27 de julho de 2019

Bolsonaro não esquece

A relação entre Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia nunca foi boa, desde quando ambos eram deputados.

E o presidente admite a auxiliares que não se esquece desse período.

Cotão parlamentar já custou R$96 milhões em 2019

Os 594 parlamentares receberam de volta mais de R$96 milhões por meio de ressarcimento de gastos com o “cotão parlamentar” apenas nos primeiros meses de 2019. 

Além do salário de R$33,7 mil mensais, os 513 deputados e 81 senadores têm direito a mais R$ 45 mil, em média, para gastar livremente. 

Basta apresentar cupom fiscal para ser ressarcido. Em alguns casos há pedidos de R$1 pago no pão de queijo.

Sem choro, nem vela

Bolsonaro consumou a ameaça: pediu agrément para o filho Eduardo virar embaixador. 

Ele jamais admitirá o erro, mas logo descobrirá que diplomacia não é para amadores. Sobretudo em Washington.

Xuxa desmente romance de Sasha com Loreto: 'Feliz solteira'

Xuxa, 56, disse nesta sexta-feira (26) que a sua filha, Sasha, 20, está feliz solteira. "Graças a Deus, ela não está com ninguém e está muito feliz", afirmou. 

A apresentadora também contou que a jovem foi para Fernando de Noronha (PE) para comemorar o seu aniversário de 21 anos, neste domingo (28). As declarações de Xuxa foram dadas ao blog do Leo Dias, do UOL. 

A apresentadora também negou que Sasha estaria conhecendo melhor o ator José Loreto, 35, como divulgado pela colunista Fábia Oliveira, do jornal O Dia. Segundo Oliveira, uma vizinha de Xuxa, que não foi identificada, disse que Loreto tem sido visto entrando com alguma frequência na casa da apresentadora, em um condomínio de luxo, no Rio. 

Além disso, na semana passada, Sasha e o ator teriam sido vistos saindo juntos, de moto. Apesar do affair, a colunista afirma que ele não foi convidado para a festa da jovem, em Fernando de Noronha. 

A filha de Xuxa está solteira desde meados de junho, quando chegou ao fim o seu namoro com Bruno Montaleone. Eles ficaram juntos por pouco mais de um ano. Já Loreto vem de uma separação polêmica com a atriz Débora Nascimento, 34. 

O casal anunciou o término em fevereiro, após três anos casados. Houve especulações de que o rompimento teria sido provocado pelo envolvimento do ator com a atriz Marina Ruy Barbosa, 24, com quem ele contracenava na época em "O Sétimo Guardião" (Globo, 2018-2019).

Bolsonaro chama de 'idiota' pergunta sobre carona de parentes em helicóptero da FAB

Demonstrando irritação, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) encerrou uma entrevista nesta sexta-feira (26) depois de chamar de "idiota" pergunta feita pela Folha de S.Paulo sobre uso de um helicóptero da FAB (Força Aérea Brasileira) por seus familiares. 

"Com licença, estou numa solenidade militar, tem familiares meus aqui, eu prefiro vê-los do que responder uma pergunta idiota para você. Tá respondido? Próxima pergunta", disse, interrompendo a pergunta antes mesmo de sua conclusão. 

"Eu vou falar de Brasil e de Goiás. Eu já sei a sua pergunta", disse. Bolsonaro também não quis responder a outro repórter sobre os motivos pelos quais decidiu não comentar o caso. Ele então deu as costas e encerrou a entrevista em menos de um minuto. 

Um helicóptero da Presidência da República foi usado em maio para transportar convidados para o casamento do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, no Rio de Janeiro. O governo alegou "razões de segurança" para autorizar o voo. 

Vídeos da ocasião foram divulgados em redes sociais por um sobrinho do presidente, Osvaldo Campos Bolsonaro. A informação foi revelada nesta sexta pelo site G1. De carro, o trajeto tem cerca de 35 km e levaria 35 minutos. Segundo o site, foram 14 minutos de voo na aeronave da FAB. 

Nas imagens que foram publicadas, é possível ver que o grupo de aproximadamente dez pessoas chegou de van à pista de embarque. No veículo estavam irmãs de Bolsonaro e o deputado federal Helio Lopes (PSL-RJ), o Helio Negão, amigo do presidente. 

Em nota, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) informou que, pela lei, é "responsável por zelar pela segurança do presidente e vice-presidente da República, bem como de seus familiares". "Por razões de segurança, o coordenador de segurança de área neste evento, exercendo competências contidas no decreto nº 4.332, de 12 de agosto de 2002, decidiu que o presidente da República e familiares fossem transportados em helicópteros da Força Aérea Brasileira", afirmou a pasta. 

Segundo o GSI, o procedimento adotado foi justificável e seguiu, "na íntegra, a legislação vigente".

Procissão com multidão encerra Festa de Sant'Ana em Currais Novos

Uma verdadeira multidão encerrou nesta sexta-feira (26) a Festa de Sant'Ana em Currais Novos, com a realização da tradicional procissão. 

O evento contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), que esteve acompanhado da advogada Milena Galvão. "É sempre um momento de muita emoção participar da procissão em homenagem a Sant'Ana, padroeira de Currais Novos e de todo o povo seridoense. Oportunidade para todos renovarem sua fé e a esperança por tempos melhores", disse Ezequiel. 

Como ocorre todos os anos, a procissão seguiu a imagem da padroeira do município, Sant'Ana, e percorreu as principais ruas da cidade. Em seguida foi realizada a missa de encerramento da festa.

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Se achar pouco, não retira, diz Bolsonaro sobre saque do FGTS

O presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta quinta-feira (25) a existência de um limite de até R$ 500 para o saque das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), medida anunciada pelo governo na véspera. 

"Fizemos o que foi possível. Se achar que é pouco [500], é só não retirar", afirmou. Trabalhadores poderão retirar até R$ 500 de cada conta ativa (do emprego atual) e inativa (de trabalhos anteriores) entre setembro de 2019 e março de 2020, uma iniciativa que tem por objetivo ajudar na recuperação da economia. 

Bolsonaro foi questionado por jornalistas sobre a eficiência da medida, já que a liberação tem valor limitado. Segundo o presidente, a liberação de recursos foi uma alternativa diante do endividamento da população. "Abrimos uma excepcionalidade. A forma de obtenção do FGTS não é essa que propomos agora. Mas 80% dos trabalhadores que têm o fundo estão com menos de R$ 500 na conta", disse. 

O presidente afirmou ainda que, se os saques fossem de valor mais alto que R$ 500, os principais impactados seriam os mais pobres. "Não poderíamos abrir de forma mais ampla, porque prejudicaríamos o pobre na aquisição e na construção de sua casa tão merecida e o governo não vai abandonar isso daí".

DEM anuncia expulsão de filiado acusado de ataque hacker contra Moro

O presidente do Democratas (DEM), prefeito de Salvador ACM Neto (BA), emitiu nota, nesta quinta-feira (25/7), em que anuncia a expulsão do filiado Walter Delgatti Neto, que foi preso sob a acusação de ser um dos supostos hackers dos telefones de Sérgio Moro e autoridades, entre eles o presidente Jair Bolsonaro. 

De acordo com a nota, Delgatti descumpriu os deveres éticos previstos estatutariamente pelo partido. "Enfatizo, ainda, que Walter Delgatti não tem participação ativa na vida partidária da legenda", afirma. ACM Neto também diz que o Democratas não pode se responsabilizar pelas atitudes dos milhares de filiados ao partido. 

“Condenamos, de maneira veemente e dura, o cometimento de qualquer ato de irregularidade por quem quer que seja – filiado ao DEM ou outras legendas”, prossegue. 

Além do, agora, ex-filiado do DEM, a operação da Polícia Federal, realizada na última terça-feira (23/7), prendeu mais três pessoas que teriam hackeados celulares, de acordo com a PF, de mais de mil pessoas, entre juízes, jornalistas, deputados e integrantes do Executivo.

Bolsonaro diz ter ‘sugerido’ suspender verba para documentário sobre sua eleição

Jair Bolsonaro disse hoje que “sugeriu” suspender a captação de R$ 530 mil para o documentário “Nem Tudo Se Desfaz”, de Josias Teófilo, que falaria sobre sua eleição, informa O Globo. 

O presidente, porém, não informou a quem teria feito a sugestão. Procurada pelo jornal carioca, a Ancine não respondeu.

Globo convoca William Bonner para negociar contrato de trabalho

Há alguns meses a mudança nos contratos do elenco da Globo vem chamando atenção da imprensa. Ao que parece, depois de negociar com nomes importantes do jornalismo, a emissora se prepara para convocar William Bonner para uma reunião, onde tratará de mudar o vínculo empregatício do apresentador do "Jornal Nacional" - saindo de CLT e indo para PJ. 

William Bonner ganha cerca de R$ 650 mil e tem o maior salário entre os jornalistas da Globo. A mudança no vínculo empregatício foi uma decisão tomada pela Globo para cortar salários na emissora. 

Alguns jornalistas não aceitaram as novas medidas e deixaram a emissora, como Cris Dias e Márcio Canuto. Enquanto isso, outros, como Marcos Uchôa e Tino Marcos, aceitaram a mudança.

Ceres Caicó recebe sua primeira maratona de programação

O Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Caicó, realiza, pela primeira vez, a maratona de programação Hackathon de 6 a 8 de agosto. 

O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas hack (programar de forma excepcional) e marathon (maratona). O tema escolhido para o evento foi Desafio de Dados Abertos. 

O I Hackathon do Ceres é um evento que reúne diversos profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é realizar o desenvolvimento de um software que atenda a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis. 

Para mais informações, acesse o portal do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Consórcio de Resíduos Sólidos reúne prefeitos na AMSO e presta contas das últimas atividades desenvolvidas

Os municípios que compõe o Consórcio de Resíduos Sólidos estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (24) na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental-AMSO, em Currais Novos. 

O presidente do consórcio, Luciano Santos, que é prefeito de Lagoa Nova, disse que o objetivo do encontro foi apresentar e socializar as ações realizadas em cada cidade e prestar contas das atividades. 

"Esta reunião acontece semestralmente e nós compartilhamos as atividades de cada município para cumprimento do termo de ajustamento de conduta, firmada entre Ministério Público do Estado e o Ministério Público Federal. As ações mitigadoras na questão do lixo dos municípios, já que o aterro sanitário do Seridó ainda não saiu", contou Luciano

Maradona é internado em Buenos Aires e passa por cirurgia no joelho

Após anunciar que deixaria o Dorados de Sinaloa, do México, para cuidar da saúde, Maradona foi internado na manhã de hoje (24). 

O ex-jogador foi submetido a uma cirurgia no joelho direito em um hospital em Buenos Aires. A informação é do jornal argentino "Clarín". De acordo com a publicação, o procedimento durou três horas e foi bem-sucedida. 

O craque argentino passou por uma reconstrução parcial do joelho e colocou uma prótese. Maradona passará mais cinco dias internado antes de receber alta. 

A recuperação deve durar cerca de três semanas. Em junho deste ano, Maradona alegou que deixaria o cargo de técnico do Dorados de Sinaloa por motivos de saúde. Ele passou nove meses no clube mexicano

Justiça penhora direito autoral de Belo em ação de Denílson

A Justiça de São Paulo determinou a penhora dos direitos autorais do cantor Belo, 45, para pagar uma dívida de R$ 4,7 milhões com o ex-jogador e comentarista de futebol da Band, Denilson de Oliveira Araújo, 41. A informação foi divulgada pelo UOL nesta terça-feira (23). 

Os dois se estranham desde que Denilson comprou os direitos da banda Soweto, e Belo, o então vocalista, pediu para sair do grupo, sendo processado pelo futebolista por danos morais. 

Na ação, Denilson argumentou que Belo deixou o Soweto sem pagar indenização. Segundo a reportagem do UOL, o comentarista venceu o processo em todas as instâncias. 

O Tribunal de Justiça de São Paulo também intimou a Apple a disponibilizar informações sobre os ganhos de Belo provenientes da distribuição e execução das músicas do cantor em plataformas de streaming ligadas à empresa. 

"Os valores que seriam destinados a tais distribuidoras, deverão ser integralmente depositados em conta judicial, nestes autos, ou, apontar a quais empresas os valores são repassados", determinou o juiz Carlo Mazza Melfi. 

À Justiça, a Apple respondeu que não é responsável pela distribuição de pagamentos ao artista, e que esses dados devem ser solicitados às empresas que representam os direitos autorais do cantor

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Secretário Guilherme Saldanha é recebido em Jardim do Seridó

Neste último sábado, 20, o Secretário Titular da Pasta Agricultura, Pecuária e Pesca, do Rio Grande do Norte, Guilherme Saldanha, foi recebido no município de Jardim do Seridó, região Seridó do Estado. 

Na ocasião, o secretário foi recepcionado na residência do vereador Ronaltty Neri, que estava acompanhado do Secretário Municipal de Agricultura, José Ailson Dantas, pelo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Francisco Medeiros da Silva, popularmente conhecido por “Chico Pinto” e representando o sindicato de Produtores Rurais Jardinense, Betânia Silva. 

O objetivo do encontro foi pleitear construção de barragens subterrâneas; alevinos para inserir nos açudes públicos, além de palma forrageira para os agricultores locais, dentre outros pedidos. Na oportunidade da visita, o vereador Ronaltty apresentou a Guilherme o prédio onde funcionou por muito tempo o “Programa de Resfriadores de Leite em Jardim do Seridó”, e que atualmente está fechado. 

“O objetivo de apresentar este prédio ao secretário foi pleitear um novo programa do governo para reabrimos este prédio que está em desuso, seja com o Programa do Leite, seja com uma queijeira comunitária. Nosso mandato está na luta por melhorias para o homem do campo e Guilherme está sendo um excelente parceiro através da sua Pasta”, destacou Ronaltty.

Governo lança RN Inclusivo no Seridó

Com o objetivo de promover a qualificação profissional e melhoria da gestão pública, o Governo do Estado lançou no Seridó o Plano RN Inclusivo: Políticas Públicas e Inclusão Social, no município de Currais Novos. 

O evento de assinatura do termo de cooperação técnica entre o Estado e os municípios da região, representados pela prefeitura de Currais Novos, foi realizado nesta quarta-feira (24) na sede da Associação dos Municípios da Micro-Região do Seridó Oriental. 

"Estamos promovendo uma ação de parceria, de gestão compartilhada. As pessoas vivem nas cidades. É lá que estão suas angústias, anseios e esperanças. Estamos usando uma estrutura estadual - a Escola de Governo - para prestar um importante serviço que tem como desafio melhorar a qualidade de vida da população e dos indicadores de Desenvolvimento Humano e da Educação Básica", destacou a governadora Fátima Bezerra durante o lançamento. 

Embasado no Programa de Governo, o plano visa estabelecer diálogo entre agentes públicos e comunidade, promovendo ações de inclusão social e construção da cidadania. A primeira etapa consiste em fazer um diagnóstico do cenário e das necessidades do município e depois o planejamento e execução das ações. São voluntários e/ou parceiros a UFRN, a UFERSA, o IFRN, a UERN e o Instituto Kennedy. 

O prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, destacou a importância do acesso à capacitação, às informações técnicas e o consequente fortalecimento dos servidores. "Quero parabenizar todos os envolvidos no Plano RN Inclusivo. O Governo do Estado tem um conhecimento técnico muito maior do que os municípios e estender isso a nós, que somos a base, tem um valor enorme. Que juntos possamos plantar boas sementes nessa rede de conhecimento."

O objetivo do plano é atender servidores, gestores públicos, conselheiros municipais, lideranças comunitárias, estudantes universitários, professores e atores políticos em geral, com cursos, seminários, fóruns, debates e palestras nas mais diversas áreas de atuação governamental, entre elas Saúde, Educação, Segurança e Gestão. Além de Currais Novos, o Plano já foi lançado em Natal e em Mossoró. O próximo lançamento será em Caicó nesta quinta-feira (25). 

"Essa iniciativa faz com que a Escola do Governo tenha extensão, de fato, ao interior do Estado. Quando o conhecimento é difundido, a busca por alternativas que melhorem a vida da população cresce", acrescentou o deputado estadual Francisco Medeiros. 

Também participaram do evento a secretária de Estado da Administração (Sead), Virgínia Ferreira; a diretora da Escola de Governo, professora Ana Lúcia Gomes; prefeitos e vice-prefeitos de municípios da região, vereadores, gestores municipais e educadores.

Pesquisa Consult aponta Vivaldo como maior liderança de Caicó

O deputado estadual Vivaldo Costa é considerado como a maior liderança política de Caicó. 

O levantamento do instituto Consult mostrou que para 48,4% dos caicoenses, o parlamentar é a maior liderança da cidade. Em segundo aparece Bibi Costa com 7,6%. 

Ele é seguido por Roberto Germano 3,2%, Nélter Queiroz com 2,6%, Judas Tadeu com 1,4%, Álvaro Dias com 1,2% e Batata com 0,8%. 

A pesquisa Consult foi realizada nos dias 18 e 19 de julho com 500 entrevistados. Ela foi calculada com margem de erro de 4% para mais ou para menos e com grau de confiabilidade de 95%.

terça-feira, 23 de julho de 2019

Banda de Música Euterpe Jardinense participa de encontros de música na região do Seridó potiguar

A Banda de Música Euterpe Jardinense, da cidade de Jardim do Seridó/RN, participou no último final de semana de encontros de músicas nas cidades de Caicó/RN e Currais Novos/RN dentro das festividades de Sant’Ana, Padroeira religiosa de ambas as cidades. 

Com um repertório diversificado e clássico, a Euterpe Jardinense se destacou em ambos os eventos pelos seus 160 anos de história completados neste ano de 2019, sendo, assim, a Banda de Música mais antiga do Rio Grande do Norte. 

“É prazeroso ver o bom desempenho e os elogios proferidos à Euterpe Jardinense e ainda mais honroso carregar o título de 160 anos ininterruptos de história. Foram muitos os convites já feitos para a participação em outros encontros e estaremos presentes em todos”, destacou Fágner Azevedo, Coordenador de Cultura do município de Jardim do Seridó/RN. 

Atualmente, a Banda conta com mais de 45 componentes e regida pelo Maestro Orilo Segundo.

Serviço de Convivência realiza primeira apresentação do Projeto Capoeira na Sua Praça

Foi realizada na tarde da última sexta-feira, 19 de julho, a primeira apresentação do Projeto “Capoeira na sua praça”, realizado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social de Jardim do Seridó/RN. 

O evento contou com a presença do Prefeito Municipal Amazan Silva, da Secretária da SEMTHAS Hiáskara Silva, da Coordenadora do SCFV, Lindineide Gonçalves Prudêncio, da Educadora do SCFV, Maria de Lourdes Mata de Medeiros, e da Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Gilvaneide Maria de Araújo. 

No dia, os participantes do projeto apresentaram uma dança com o tema “Puxada de Rede”, em seguida foi iniciada a roda de capoeira. O Projeto “Capoeira na Sua Praça” consiste em utilizar a capoeira como meio de integração social, promovendo o desenvolvimento de crianças, adolescentes, adultos e melhor idade, ajudando a coordenação do próprio corpo, no ritmo, no raciocínio, na expressão, na socialização, na dignidade, na comunidade e no respeito. 

Fazendo que população assista de perto a roda e dança de capoeira participando junto com o grupo ou a roda.

UFRN participa da SBPC 2019 e sedia edição 2020 em Natal

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participa da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 21 a 27 de julho na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no município de Campo Grande. 

A instituição potiguar é representada por quatro membros da comissão organizadora da 72ª SBPC que, no próximo ano, acontecerá em Natal e terá como sede a UFRN. 

As potencialidades da UFRN e as atrações turísticas de Natal são evidenciadas no stand da universidade, montado na ExpoT&C da SBPC, como forma de atrair o interesse dos visitantes para a próxima edição na cidade do sol. 

Além da presença dos servidores André Gurgel, Emanuela Justino, Carla Varela e Helaine Moura, a 72ª SBPC também terá participação do reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo que, durante a cerimônia de encerramento da edição 2019, convidará os participantes para prestigiarem a SBPC em Natal.

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Idosos do clube São Judas Tadeu participam de caminhada em Caicó

Os usuários do clube de idosos São Judas Tadeu, de Jardim do Seridó/RN, participaram na manhã da última sexta-feira, 19 de julho, da XIX Marcha dos Idosos, realizada no município de Caicó/RN, como parte da programação da tradicional Festa de Sant’Ana. 

Com o tema “Envelhecer com dignidade é direito”, os nossos idosos caminharam pelas ruas do município caicoense, com o intuito de demostrar a importância da criação e execução de políticas públicas voltadas a proteção dos direitos da população idosa.

Ronaltty Neri celebra aniversário ao lado de familiares, amigos e cúpula PSDB no RN

Neste domingo, dia 21 de julho, o vereador jardinense Ronaltty Neri dos Santos (PSDB), festejou seu aniversário inicialmente em Jardim do Seridó e depois na cidade de Parelhas, região Seridó potiguar. 

Na ocasião, Ronaltty Neri e seus familiares foram convidados para festa de aniversário do empresário ourobranquense Dênis Rildon e ambos comemoraram juntos. 

Na festa com tema havaiana, Dênis Rildon reuniu familiares, amigos e correligionários para comemorar mais uma data natalícia (Meus 20 anos... 20 anos depois). 

A comemoração foi prestigiada pelo presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira; médico parelhense, Dr. Tiago Almeida, dentre outras lideranças do Seridó. 

“Em primeiro lugar agradeço a Deus pelo dom da vida e por completar mais um ano com saúde e paz. Agradeço também ao amigo Dênis Rildon pelo convite e por me permitir comemorar meu aniversário na linda festa com nosso deputado Ezequiel, Dr. Tiago, meus pais e tantos amigos queridos presentes”, destacou Ronaltty

Tormento

Sempre que Onyx Lorenzoni (Casa Civil) cita “retorno de Bolsonaro ao DEM” ameaça uma crise com partidos governistas, sobretudo o PSL. 

É como o adulto que atormenta crianças exibindo filmes de terror.

Bolsonaro chama de melancia general que o criticou por declaração sobre nordestinos

O presidente Jair Bolsonaro criticou neste domingo (21) o general da reserva Luiz Rocha Paiva, que acusou o mandatário de ter sido antipatriótico ao se referir a nordestinos como "paraíbas".

Em mensagem, nas redes sociais, o presidente disse que o militar se aliou ao governador do Maranhão, Flávio Dino, e o chamou de "melancia" (termo pejorativo utilizado para definir militares supostamente comunistas) e "defensor da guerrilha do Araguaia". 

"O melhor de tudo foi ver um único general, Luiz Rocha Paiva, se aliar ao PCdoB de Flávio Dino para me chamar de antipatriótico. Sem querer, descobrimos um melancia, defensor da Guerrilha do Araguaia, em pleno século XXI", disse. 

O presidente voltou a negar que tenha feito crítica ao povo nordestino, apesar de vídeo feito pelo próprio Palácio do Planalto mostrá-lo chamando os governadores do Nordeste de "paraíba". 

"Daqueles governadores, o pior é o do Maranhão. Foi o que falei reservadamente para um ministro. Nenhuma crítica ao povo nordestino, meus irmãos", afirmou.

Detran reforça ações educativas de trânsito durante a Festa de Sant’Ana

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) está cumprindo uma agenda intensa de divulgação da nova campanha educativa do órgão durante as comemorações da Festa de Sant’Ana na cidade de Caicó, no Seridó Potiguar. 

As ações focam na máxima “Só Ando na Paz” desenvolvendo o tema “Não Deixe o Trânsito lhe Transformar”. 

A medida busca fomentar a conscientização e a responsabilidade do cidadão no trânsito para a construção de um espaço seguro para todos os envolvidos no tráfego. 

As atividades realizadas pela Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran compreendem ações de combate a mistura álcool e direção com a utilização do óculos simulador de embriaguez, que concede ao cidadão a sensação de guiar veículo sob efeito de bebida alcoólica ou outras substâncias entorpecentes.

Os técnicos do Detran estão distribuindo adesivos com o tema “Só Ando na Paz”, panfletos informativos de segurança no trânsito, além de brindes como lixeirinhas veicular e aromatizante de automóveis, tudo com menções educativas relacionadas ao trânsito. 

Os trabalhos educativos passaram com ações realizadas na Ilha de Sant’Ana, no Coreto Municipal, na principal praça pública do município e na Central do Cidadão onde ocorreu abordagens aos usuários e servidores. 

Já durante a noite as medidas educativas focaram a área onde acontece a Festa de Sant’Ana. Nesse caso, os técnicos do Detran conversaram com as pessoas nos bares, realizaram demonstrações do uso do etilômetro e reforçaram a mensagem de “se beber não dirija”.

domingo, 21 de julho de 2019

Em Caicó, Vivaldo prestigia festa de Sant'Ana, reencontro do CDS e toma café com irmãos

O deputado Vivaldo Costa (PSD) dedicou sua agenda deste final de semana a cidade de Caicó, que vive a festa da padroeira Sant'Ana. O parlamentar acompanhou na sexta-feira (19) no Centro Cultural Adjuto Dias a entrega da Comenda de Honra ao Mérito Vila do Príncipe, a governadora Fátima Bezerra (PT). 

No sábado (20) foi o dia de reencontrar os amigos na Festa dos Ex-alunos do Colégio Diocesano Seridoense. A programação aconteceu no próprio colégio e foi promovida pela Associação dos Ex-alunos do CDS. 

Vivaldo estava acompanhado do médico Tadeu (PROS) e correligionários. A noite eles visitaram o Pavilhão de Sant'Ana. 

Na manhã deste domingo Vivaldo começou o dia tomando café com os irmãos no apartamento do ex-deputado e prefeito Dadá Costa, no Edifício Santa Costa. Além de Vivaldo e Dadá, o professor e ex-prefeito Bibi Costa; Ridalvo Costa, que foi juiz federal da Paraíba e o primeiro presidente do Tribunal Regional do Nordeste; e a professora Maria Do Céu Costa, que já esteve a frente do Colégio Walfredo Gurgel.

VEREADOR RONALTTY NERI É O ANIVERSARIANTE DO DIA

O blog parabeniza neste domingo (21), o vereador de Jardim do Seridó, Ronaltty Neri, pela passagem de sua data natalícia. 

O aniversariante do dia, está em seu primeiro mandato como vereador e vem se destacando na política jardinense por fazer um mandato atuante e participativo. 

Durante o exercício da atividade parlamentar, Ronaltty têm buscado apresentar proposições que contribuem significativamente com o município, entre elas o blog destaca: o Projeto Aulões da Cidadania; Manhã no Parque de Graça; aquisição de uma ambulância tipo furgão e recentemente a conquista de um polo de cursos EaD do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). 

Ao longo de todo o dia de hoje, Ronaltty vem recebendo felicitações e homenagens com muito amor e carinho, além de votos de feliz aniversário, de amigos, familiares e eleitores.

“Tem algum nordestino ofendido aí?”

Ao sair de um restaurante, neste domingo, em Brasília, Jair Bolsonaro voltou a brincar com apoiadores e simpatizantes que o aguardavam na porta do estabelecimento. 

O presidente falou mais uma vez sobre as críticas que recebeu após os comentários de ontem a respeito dos governadores do Nordeste. “Eu critiquei dois governadores. Três segundos, no pé de ouvido. Três segundos”, disse.

Questionado se não considerava as declarações ofensivas, Bolsonaro afirmou: 

“Ai, meu Deus do céu. Quem ficou ofendido? Não, não. Se eu tenho um problema com o Sul, ninguém fala. Região Sul, Centro-Oeste, Norte… Vocês mesmos, da mídia, ficam querendo separar o Nordeste do Brasil. O Nordeste é Brasil, é a minha terra, eu ando em qualquer lugar do território brasileiro.” 

Antes de sair, Bolsonaro perguntou diretamente aos simpatizantes que o cercavam: “Tem algum nordestino ofendido aí?”. 

As pessoas responderam que não. Bolsonaro, então, continuou: “Atenção, imprensa, tem algum nordestino ofendido comigo aí? O problema é que eu falei que o pior governador do Nordeste é o Flávio Dino [do Maranhão]. O pessoal está brigando dizendo que não é, que tem outros piores que ele lá.”

Foi e voltou

Indagado sobre a ideia de batizar escola em Parnaíba com o nome de Bolsonaro, apesar de a lei proibir esse tipo de homenagem a pessoas vivas, o prefeito e ex-senador Mão Santa disse: “Bolsonaro não morreu, mas recebeu uma tremenda facada. Foi no outro mundo e voltou”.

Agnaldo Timóteo tem alta após quase dois meses internado

O cantor Agnaldo Timóteo, 82 anos, recebeu alta ontem (19) do hospital Hospital das Clínicas, em São Paulo. Ele estava internado desde 20 de maio, quando apresentou quadro de vômito, glicemia baixa e pressão alta após um show em Barreiras (BA). 

No dia seguinte ao show, foi transferido para o Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, onde foi diagnosticado um princípio de acidente vascular cerebral (AVC) e um quadro de infecção urinária. Depois de alguns dias, internado em Salvador, a família decidiu transferir o artista para São Paulo. 

No fim de maio, o cantor saiu do coma induzido e passou a respirar sem aparelhos. Agnaldo deixou o Hospital das Clínicas às 14h30 de ontem, muito emocionado e em cadeira de rodas. 

Na saída, agradeceu a torcida e apoio dos fãs e seguiu para casa de carro, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, onde dará continuidade ao tratamento. 

O cantor terá de fazer alguns meses de fisioterapia, para fortalecer o movimento das pernas, e fonoaudiologia, para recuperar a voz.

Nova Central do Cidadão do município de Currais Novos é entregue

A governadora Fátima Bezerra, entregou na manhã deste sábado, 20, uma nova Central do Cidadão. A nova Central vai ampliar e melhorar a qualidade dos serviços públicos, de maneira a diminuir as diferenças socioeconômicas entre as regiões do Estado e gerando economia ao Tesouro, já que deixa de funcionar em um prédio alugado. 

Ao lado do vice-governador, Antenor Roberto, do Presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado estadual Ezequiel Ferreira, do prefeito Odon Júnior e demais autoridades, a Governadora destacou a importância da união e do diálogo em busca de soluções para melhorar a vida da população do Rio Grande do Norte. “Nosso Governo tem sido pautado pelo diálogo, apenas de mãos dadas poderemos enfrentar esta que é uma das maiores crises que este Estado já enfrentou. A nova Central do Cidadão é fruto desta união”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, lembra que a Central do Cidadão é um órgão de suma importância para Currais Novos. “ Além de passar ater uma melhor estrutura para o atendimento à população, com a construção da sede, o Governo também vai reduzir gastos”, disse Ezequiel. 

Ao todo foram investidos um total de R$ 4.050 milhões (R$ 3,4 milhões para obra e R$ 650 mil para os equipamentos). Os recursos foram viabilizados pelo Governo do RN, via acordo de empréstimo com o Banco Mundial, por meio do Governo Cidadão, como parte do programa que vai entregar 22 novas centrais ao RN. Só este ano esta é a sexta Central do Cidadão entregue a população potiguar. 

O secretário extraordinário para Gestão de Projeto e Metas de Governo e Relações Institucionais Fernando Mineiro, falou dos esforços do governo para entregar a nova central durante as festividades à senhora Sant`Anna, padroeira do município. “ O trabalho foi intenso para entregar essa Central que é o espaço do povo, da cidadania. Que o Estado funcione para responder as questões do povo”. 

A nova Central está localizada no bairro JK, região central da cidade e que terá uma área de abrangência que atenderá 8 municípios (Currais Novos, Lagoa Nova, Cerro Corá, Bodó, São Vicente, Florânia, Acari, Campo Redondo e Tenente Laurentino Cruz) e a expectativa é de ter em média 40 mil atendimentos por mês.

sábado, 20 de julho de 2019

Bolsonaro chama Nordeste de ‘Paraíba’ e critica governador do Maranhão

O presidente Jair Bolsonaro referiu-se, nesta 6ª feira (19.jul.2019), ao Nordeste como “Paraíba” –forma pejorativa pela qual a região é chamada– e criticou o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B). 

“Daqueles governadores de Paraíba, o pior é o do Maranhão. Tem que ter nada com esse cara”, disse ao ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil). 

A conversa entre os dois foi pouco antes do início do café da manhã do presidente com jornalistas, nesta 6ª. A declaração de Bolsonaro foi registrada pela TV Brasil, que cobria o evento. 

Como de costume, os jornalistas convidados não podiam gravar o café da manhã. Citado na conversa, o governador do Maranhão, Flávio Dino, disse em sua conta no Twitter que “independentemente de suas opiniões pessoais, o presidente da República não pode determinar perseguição contra 1 ente da Federação”. 

“Seja o Maranhão ou a Paraíba ou qualquer outro Estado. ‘Não tem que ter nada para esse cara’ é uma orientação administrativa gravemente ilegal”, afirmou. 

Dino ainda disse que continuará “a dialogar respeitosamente com as autoridades do Governo Federal” e afirmou esperar explicações do presidente. Outro a se manifestar foi o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB). 

Também em sua conta no Twitter, disse condenar “toda e qualquer postura que venha ferir os princípios básicos da unidade federativa e as relações institucionais deles decorrentes”.

Ataque de Bolsonaro é uma “honraria”, diz Flávio Dino

Flávio Dino reagiu aos ataques de Jair Bolsonaro, que ontem disse que “desses governadores de ‘paraíba’, o pior é do Maranhão”. 

Para Dino, um ataque do presidente da República é uma “honraria”. “A cabeça dele [Bolsonaro] é movida pelo confronto, e o coração, infelizmente, está possuído de ódios”, afirmou Dino. 

“Só sei que sou o pior dos gestores na visão dele, o que para mim é uma honraria.”

Atentado a Bolsonaro: revista afirma que grupo terrorista planejava ataque

De acordo com a revista, a PF está no encalço do grupo terrorista Sociedade Secreta Silvestre (SSS), um braço brasileiro do Individualistas que Tendem ao Selvagem (ITS), grupo internacional denominado ecoextremista e investigado por promover ataques a políticos e executivos em outros países. 

A revista diz ter entrevistado um dos líderes do SSS, que se identificou como “Anhangá”. Em um chat na deepweb, uma espécie de área clandestina e irrastreável da internet, o líder teria confirmado à reportagem da Veja que o plano para matar Bolsonaro é real e começou a ser elaborado desde a eleição do presidente, em 2018.

Ele teria afirmado à Veja que o presidente é um “estúpido populista” que “falha com sua segurança” e anda “sem uma proteção adequada”. 

O motivo do grupo, segundo a Veja, é que Bolsonaro e sua administração têm declarado guerra ao meio ambiente. Segundo a revista, o atentado só não foi executado no dia da posse devido ao forte esquema de segurança envolvido na cerimônia, e que entre os alvos estavam Bolsonaro, a esposa Michelle, e os filhos do presidente: Carlos, Eduardo, Flávio e Jair Renan. 

Apesar da desistência, dias antes da posse, o grupo diz ter realizado uma tentativa de ataque à bomba em uma igreja, distante 50km do Palácio do Planalto, na qual o artefato só não explodiu porque apresentou uma falha no detonador. 

SALLES E DAMARES NA MIRA 

O SSS também teria revelado à Veja que foi o autor de um ataque a um posto do Ibama, em Brasília, quando duas viaturas do órgão foram incendiadas em abril deste ano. 

Na ocasião, segundo o líder do grupo, mensagens contra Salles foram pichadas. “Anhangá”, ainda segundo a Veja, teria chamado o ministro do Meio Ambiente de “cínico” e classificado sua nomeação como a de um “lobo cuidando de um galinheiro”. 

Damares também estaria na mira do SSS, de acordo com a reportagem. A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, na avaliação do líder, “é a cristã branca evangelizadora que prega o progresso e condena toda a ancestralidade”, o que iria contra o que o eco-extremismo prega. 

BOLSONARO CONFIRMA INQUÉRITO 

Questionado, Bolsonaro confirmou na manhã desta sexta-feira (19) que o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência já tinha conhecimento da investigação sobre um grupo. Ao ser perguntado sobre o caso no final de um café da manhã com jornalistas de agências internacionais, no Palácio do Planalto, Bolsonaro confirmou que havia lido a reportagem naquela manhã. 

“Eu li e encaminhei, o GSI já tinha conhecimento", disse. “O risco de atentado a mim ou a qualquer líder mundial sempre vai existir”, afirmou, segundo a Reuters.

Nova regra tira abono salarial de 12,7 milhões

A proposta de reforma da Previdência aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados pode cortar o acesso de 12,7 milhões de trabalhadores ao abono salarial. 

A exclusão atingirá 54% dos 23,7 milhões dos atuais beneficiários do programa, que assegura hoje o valor de um salário mínimo anual aos trabalhadores que recebem, em média, até dois salários mínimos de remuneração mensal de empregadores que contribuem para o PIS/Pasep. 

Com a proposta de reforma aprovada na semana passada, que ainda depende de votação em segundo turno na Câmara e mais dois turnos no Senado, o abono será concedido para quem ganha até R$1.364,43 - valor calculado pelo critério previsto na Constituição que define a condição de baixa renda. 

Os cálculos foram feitos pelo economista do Daniel Ferrer, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a pedido da Federação dos Trabalhadores da Indústria Química e Farmacêutica do Estado de São Paulo. 

De acordo com o levantamento, em Estados com salários mínimos regionais próprios a exclusão pode alcançar 72% dos atuais beneficiários, como é o caso de Santa Catarina. Em São Paulo, afetaria 70,1% dos trabalhadores que recebem o abono no Estado - o equivalente a 4 milhões de pessoas