quinta-feira, 18 de julho de 2019

UFRN assina protocolo conjunto pela saúde básica do Seridó

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) assume papel importante na proposta do Governo do Estado de planificar a atenção básica do Seridó. 

A Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) foi sede nesta segunda-feira, 15, de reunião conjunta entre Governo, prefeituras, Universidade e outras entidades para assinatura de protocolo. Idealizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), a proposta busca estabelecer estratégias para reduzir o isolamento das ações de saúde nos municípios com promoção de ações assistenciais e serviço técnico especializado de média complexidade, tendo como base os Centros de Atenção Especializadas (Policlínicas), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOS), assistência farmacêutica e outros serviços. 

Assinaram o documento o reitor José Daniel Diniz, o secretário de saúde do Estado, Cipriano Maia, e o prefeito de Currais Novos, Odon Júnior. 

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo, não pode comparecer ao momento, mas mandou representante. Segundo o diretor da EMCM, George Dantas, o compromisso firmado serve apenas para sinalizar o interesse da UFRN em participar, mas abre importante espaço para que se formule outros termos de parcerias em favor da unificação da saúde seridoense. 

Para o reitor Daniel Diniz, esta parceria reforça o compromisso da UFRN com o desenvolvimento socioeconômico do estado, missão que já vem sendo cumprida em diversas ações realizadas em diversas regiões, sobretudo no Seridó. "Achei uma solução inteligente para os municípios que terão uma abrangência maior nos serviços de saúde. Para nós, é uma oportunidade de trazer novas especialidades, podendo oferecer estes serviços ao mesmo tempo em que abrimos campo de prática tanto para os alunos da graduação, quanto para a residência multiprofissional", explicou. 

Escola Multicampi 

Semestralmente, a Clínica Escola da EMCM atende em média 1.100 mil pacientes em diversas especialidades. São professores, estudantes e residentes atuando e aprendendo ao mesmo tempo, o que permite à população do Seridó acesso a diversos serviços que antes não estavam disponíveis. 

As consultas são marcadas pela prefeitura, conforme necessidade da população e capacidade da Clínica. Estes serviços se tornaram tão requisitados que o diretor da EMCM, George Dantas, estuda solicitar seu credenciamento junto à Sesap para que a Clínica se torne um equipamento de referência para atendimentos de média complexidade. "Com isso, buscamos potencializar as ações da Clínica ao inseri-la no Sistema de Saúde como prestadora, podendo ampliar nossos serviços e atender muito mais pessoas", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário