sábado, 2 de novembro de 2013

Após sequência de 14 tremores, Pedra Preta está em alerta

A ocorrência de 14 tremores de terra entre a noite da última quinta-feira e a manhã de ontem já é considerada a atividade sísmica mais intensa da história na área de Pedra Preta, cidade localizada a 115 quilômetros de Natal.

A população e autoridades estão em alerta. A Defesa Civil Estadual fez uma visita à cidade para tranqüilizar os cerca de 2.600 habitantes. A recomendação é “dormir com as portas destrancadas, colocar colchões nas calçadas ou ao menor sinal de tremor sair de casa”.

 As causas para o aumento da atividade sísmica na região, que já teria chegado a mais de 180 registros na última semana, ainda não são conhecidas. Segundo os pesquisadores do Laboratório de Sismologia da UFRN, historicamente a área é palco de tremores, por estar sobre uma falha geológica, mas não há como garantir qual a causa para o crescimento do número de eventos. Por isso, o monitoramento vem sendo constante.

 Os tremores já registrados são considerados de baixa magnitude. O mais intenso chegou a 3.5 na escala Richter, segundo registro do LabSis. Na escala Richter – uma das unidades usadas para medir a atividade sísmica - tremores entre 2 e 4,9 graus são discritos como de baixa intensidade. 
TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário