quinta-feira, 5 de agosto de 2010

RN supera crise e recupera saldo de empregos no 1º semestre de 2010

O Rio Grande do Norte superou já, neste primeiro semestre deste ano, a crise econômica que colocou em cheque o mercado formal de trabalho até o primeiro semestre de 2009. Na ocasião, o mercado ainda estava sob o impacto da crise, iniciada no último trimestre de 2008. Somente a partir de junho de 2009, o país pôde retomar a dinâmica de geração de postos de trabalho.

O Estado registrou, em junho deste ano, uma ocupação de 2.670 novas vagas de trabalho - um crescimento da ordem de 260% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Este saldo configura-se no terceiro melhor desempenho para o mês na série histórica do Caged - o melhor resultado da série foi observado em junho de 2008 (3.442 postos), seguido do ano de 2004, com 3.266 vagas formais.

Nesta quinta-feira (5), no entanto, o Ministério divulga a Relação Anual de Informação Social (RAIS), trazendo, ainda, dados relativos ao período da crise econômica no Brasil. "A RAIS traz dados defasados e não satisfatórios, mas a crise já foi superada, prova disso, são os dados, atuais, que atestam que o RN já superou a crise", argumenta a economista Virgínia Ferreira, coordenadora do Observatório do Trabalho do Rio Grande do Norte, com base em dados do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos.
A.I

Nenhum comentário:

Postar um comentário