Em conversa hoje (22/2) à tarde com empresários do setor salineiro do Rio Grande do Norte, a deputada federal Fátima Bezerra informou que já pediu o desarquivamento do projeto de lei 5423/05, de sua autoria, que mantém a isenção do AFRMM (Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante) sobre mercadorias cuja origem ou destino final seja porto localizado nas regiões norte e nordeste.
A deputada reuniu-se com o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Extração do Sal no Rio Grande do Norte, Airton Torres; com o secretário-executivo da Associação Brasileira de Extratores e Refinadores de Sal, Afrânio Manhães Barreto e com o diretor-técnico da Codern, Hanna Safien. “Podem contar comigo nessa demanda de um setor tão importante para a economia do nosso estado”, garantiu Fátima Bezerra.
A indústria salineira gera cerca de 15 mil empregos diretos no RN. “Com essa iniciativa, queremos preservar os empregos do setor e atender, também, os interesses do governo e dos empresários salineiros”, frisou a deputada.
A isenção da AFRMM está prevista na lei 9.432/97, mas vai expirar em 8 de janeiro do próximo ano. O PL 5423/05 aumenta o prazo de isenção para 2017. Quando foi apresentado, em 2005, o projeto, de autoria da deputada Fátima Bezerra, contou com o apoio de toda a bancada federal potiguar na Câmara dos Deputados.
“É muito importante que este projeto seja aprovado, já que estamos sofrendo com a concorrência desleal de produtores de sal estrangeiros, como os chilenos”, argumentou o empresário Airton Torres. A deputada Fátima Bezerra afirmou que vai se empenhar para que o projeto seja aprovado em tempo de não prejudicar o setor salineiro do RN.
A.I.
Nenhum comentário:
Postar um comentário