quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ideli pretende inaugurar terminal pesqueiro de Natal em abril.

Em audiência hoje à tarde com a deputada federal Fátima Bezerra, a ministra da Pesca, Ideli Salvatti, informou que o governo federal pretende inaugurar em abril o Terminal Pesqueiro de Natal, provavelmente com a presença da presidente Dilma Roussef. A inauguração deve coincidir com a chegada das duas embarcações japonesas que foram arrendadas para pescar atum no litoral potiguar.

Durante a reunião hoje à tarde, também foi debatida a criação do centro de treinamento para a pesca de atum em águas profundas, que será bancado por empresários nipônicos. “Os japoneses estão dispostos a construir e equipar o centro e, também, a arcar com as despesas de funcionamento. Precisam, apenas, do terreno. Mas, já foram feitos contatos com o governo estadual nesse sentido”, explicou a ministra Ideli Salvatti.

Para a deputada federal Fátima Bezerra, a inauguração do Terminal Pesqueiro de Natal será muito importante para a economia do Rio Grande do Norte. “Além de movimentar a atividade pesqueira, vai criar mais empregos. É o governo do PT e aliados trabalhando pelo RN”, afirmou. A previsão é que o terminal, localizado entre a Capitania dos Portos e a Pedra do Rosário, gere 9.600 empregos diretos.

Curso – A deputada federal Fátima Bezerra também solicitou o apoio da ministra da Pesca para a criação de um curso de extensão de carpintaria naval a ser oferecido pelo IFRN no município de Caiçara do Norte. “O IFRN tem interesse na criação do curso, desde que o Ministério entre com parte dos recursos e da tecnologia”, explicou a deputada. O IBAMA garantiu a doação de madeira para a construção e recuperação de barcos pesqueiros e a prefeitura cederia o terreno para a construção do galpão, que seria arcado pelo ministério da Pesca.
A.I

Nenhum comentário:

Postar um comentário