domingo, 20 de fevereiro de 2011

RELATO DE SÉRGIO ENILTON - AÇÚDE DA SANTA "SANGRA" EM ACARI.

O inverno promete em Acari. O Açude das Oiticicas, popularmente, Açude da Santa sangrou um piscar de olhos. Para surpresa de todos os acarienses. O açude localiza-se no zoneamento urbano, precisamente embelezando o bairro Luiz Gonzaga, fazendo fronteira com o bairro Dinarte Mariz.

A chuva em Acari começou por volta das 17:50 min e prolongou-se até às 19:30 min. Ainda, tomei banho de chuva com a criançada. Onde passava era aquela alegria. Atravessando o riacho da Catuana fiz uma média de meio metro de lâmina d'água. Comentei com as crianças, esse riacho recebi águas do bairro Ary de Pinho. E, a chuva aumentando.

Fomos visitar o Açude da Santa percebemos que aos poucos estava aumentando seu volume de água. Com medida prévia em poucos instantes a água atingiu um passo no seu acúmulo.

E, Yuri viu que a água estava aumentando, logo, a garotada ficou animada. O Açude da Santa vai sangrar. Vamos aguardar. Não! Era muito relâmpago e trovão.

Cerca de 20:20 min recebi a notícia o Açude da Santa está transbordando com um volume d'água nunca visto nos últimos dez anos.

A sangria atingia a entrada da Rua dos Pneus, o dique do lava jato na Rua Tiradentes, e sem falar nos currais que ficam localizados as margens do riacho das oiticicas.

O sangradouro estava repleto de curiosos, e alguns citaram que aquele volume d'água teria sido provocado pelo arrombamento do açude localizado na Serra da Onça, pertencente a Dr. Paulo Balá.

E, muita água está rolando de rio abaixo. O rio Acauã recebe toda água do Açude da Santa.

Estamos em festa, alegria com a chuva. É o sertão acariense transbordando de esperança com um bom inverno para 2011.
Sérgio Enilton

Nenhum comentário:

Postar um comentário