quarta-feira, 1 de junho de 2011

Gestão de resídudos sólidos e desertificação são debatidos em seminário.

A cidade de Caícó recebeu nesta quarta-feira (1), no auditório do Centro Pastoral Dom Wagner, a programação da Semana do Meio Ambiente promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Além da região do Seridó, o evento contempla seminários regionais em Mossoró e Natal com o tema Perspectivas Socioambientais “Copa 2014”. A intenção do evento é discutir e planejar as ações ambientais sustentáveis com a participação da sociedade civil organizada.

Dentro da programação, a Semarh, por meio da consultoria ambiental, detalhou a Experiência em Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos – Consórcio Público do Seridó. Os investimentos e estudos propositivos do Governo do Estado para viabilizar a implementação do Consórcio e do aterro sanitário da região também foram destacados.

O Seminário Estadual do Meio Ambiente contou ainda com a 1ª Oficina de Elaboração da Política Estadual de Combate a Desertificação. A Semarh já elaborou um plano de combate e trabalha no encaminhamento da política de desertificação em convênio com o Banco do Nordeste e Articulação do Semi-Árido Potiguar (Asa Potiguar).

Ao final do evento, foi promovido um debate no qual agricultores familiares, representantes de associações e entidades governamentais e não governamentais relataram os principais entraves enfrentados. Todas as contribuições originadas da discussão dos técnicos, consultores e representantes municipais serão encaminhadas para a Semarh para nortear futuras ações da secretaria.
A.I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário