O município de Acari faz parte dos quatro municípios da região do Seridó Potiguar (Parelhas, Caicó, Lagoa Nova e Acari) que foi selecionado para a realização de uma pesquisa acadêmica cujo objetivo é conhecer as estratégias de adaptação da agricultura familiar em quatro biomas por todo o país, entre eles o Semiárido.
Este levantamento está sendo conduzido pela UFRN sob coordenação do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília (UnB) cuja coordenação geral é exercida pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Um dos objetivos da investigação é trazer a dimensão climática para o debate sobre desenvolvimento regional, a partir da consideração de temas como: a desertificação no Semiárido, o desflorestamento da Amazônia e do Cerrado, a degradação dos solos e o impacto sobre recursos hídricos, constituem fatores que trazem implicações profundas sobre o desenvolvimento sustentável em escala regional.
Essa parceria da Prefeitura Municipal de Acari com a UFRN, integrando as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Desporto e Lazer e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem contribuir decisivamente com o fomento a prática de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável, qualidade de vida, e sustentabilidade ambiental, relacionando impacto econômico, social e condições climáticas.
A elaboração de políticas públicas integradas visando à adaptação e mitigação dos impactos climáticos requer, portanto, uma maior participação da comunidade científica e da sociedade civil para a definição de alternativas de desenvolvimento segundo diferentes cenários climáticos.
A primeira fase desta pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de outubro deste ano, ocasião em que pudemos conhecer a realidade local e conversar com vários gestores: Sindicatos Trabalhadores Rurais, Secretaria da Agricultura, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cooperativas, Prefeituras e Emater.
Nenhum comentário:
Postar um comentário