terça-feira, 19 de junho de 2012

Sanfoneiro e empresário Amazan ensaia nova carreira, vai disputar a prefeitura de Jardim do Seridó, cidade onde cresceu e trabalhou como pedreiro.

Entrevista concedida, domingo passado, a jornalista Louise Aguiar, do “Novo Jornal“, de Natal.

Enquanto não estava puxando o fole da sanfona, José Amazan colocava reboco nas paredes das casas de Jardim do Seridó. Hoje mais conhecido apenas como Amazan, ele viveu durante muito tempo intercalando às noites nos bares da cidade, com os dias debaixo de sol, trabalhando como pedreiro. 

Aos 48 anos, com a carreira de cantor e sanfoneiro sólida uma fabrica de sanfonas consolidada em Campina Grande, o ex- pedreiro parte para um novo desafio: quer ser prefeito de Jardim do Seridó, cidade em que cresceu. Será como a parábola bíblica do filho pródigo. 

Nascido em Campina Grande, mas criado em Jardim, aos 14 anos Amazan pegou numa sanfona pela primeira vez. Aprendeu a tocar sozinho. Um ano depois já fazia apresentações em casamentos e festas em Jardim do Seridó e redondezas. 

Dos 15 aos 19 anos Amazan seguiu fazendo pequenas apresentações em Jardim do Seridó, até que decidiu tentar a vida em Campina Grande, para trabalhar como pedreiro. A noite cantava em bares, forrós, gafieira e até em feiras. 

Em 1985, dois anos depois de ter chegado em Campina Grande foi convidado para integrar o grupo folclórico “Tropeiro da Borborema”. Enquanto não estava fazendo show com o grupo, estava rebocando alguma parede, lembra. 

Foi com esse grupo folclórico que Amazan pôde conhecer a Europa. Os artistas passaram 40 dias, metade na França e metade na Espanha, onde se apresentaram. “Voltamos ao Brasil e fomos a Recife onde gravamos um compacto. Tinha um momento que eu fazia uns repentes, no improviso, e acabei me destacando por isso“. 

Dois anos depois Amazan ingressou na carreira solo. Em 1989 gravou o primeiro LP, “Naturalmente”. Já são 23 anos de carreira, seis LPs, vinte e três CDs e dois DVDs, sem contar os três livros de poesia que lançou. 

Pai de oito filhos apareceu a oportunidade de Amazan disputar a vaga de prefeito com o atual gestor Jocimar Dantas (PMDB). 

Filiou-se ao PSD e já conta com o apoio da ex-governadora Vilma de Faria, Vice Governador, Robinson Faria, Deputado Fábio Faria e Vivaldo Costa, ex ministro Manoel de Brito, ex prefeito Patrício Júnior, ex prefeito Edimar Dantas, que será seu companheiro de chapa na qualidade de vice prefeito e 6 dos 9 vereadores da atual legislatura jardinense, além de todos os seguimentos da oposição de Jardim. 

Levar Experiência.     

Amazan quer levar para Jardim a experiência de vida, a cultura que adquiriu, com as viagens que fez pelo mundo, além da administração da carreira musical e do negócio que já tem há 8 anos, a fábrica de sanfonas Leticce, em Campina Grande. 

Entre as principais propostas de campanha, estão calçar ruas, melhorar a saúde pública e ampliar o saneamento básico. 

Também estão na lista de prioridades do candidato os idosos, jovens e crianças. Em Jardim o cidadão tem que agendar a doença, porque não tem médicos disponíveis todos os dias. 

Amazan frisa ainda que não quer ser prefeito para sobreviver do cargo. 

Leticce, a fábrica de acordeons de inspiração Européia. 

A ideia de fábrica de sanfonas surgiu em 2003 em uma conversa com um amigo, bem na época que fervilhavam novos trios de sanfoneiros no mercado. 

Decidido a montar o negócio, Amazan percorreu várias partes do país em busca de tecnologia e matéria prima. Não encontrou. Foi bater na Itália, mais precisamente na cidade de Castelfidardo, onde havia comprado uma sanfona anteriormente. “Visitei algumas fábricas, filmei o processo de produção e então trouxe para o Brasil, lembra. Demorou um ano até que a primeira sanfona ficasse pronta. Hoje a produção é de 200 sanfonas por ano. Fabricamos a “Sanfona top de linha” , outras mais modestas e os foles oito baixos. 

Poeta popular, improvisa até os discursos 

O sanfoneiro Amazan, que também é poeta, gosta de improvisar nos versos, ainda que seja nos discursos e nas saudações políticas. Foi Amazan que saudou em verso, por exemplo, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, quando o PSD foi lançado no Rio Grande do Norte em 2011.

3 comentários:

  1. Estou com AMAZAN e não abro nem para um trem carregado de dinamite.

    ResponderExcluir
  2. Geração de emprego e renda tem que ser prioridade no programa de governo de Amazan; penso assim.

    ResponderExcluir
  3. Com AMAZAN, Jardim do Seridó tem uma excelente opção para sem ser nenhuma Fenix,'ressurgir das cinzas', em que se encontra mergulhada nos últimos quatro anos.

    ResponderExcluir