quarta-feira, 27 de maio de 2015

Ministro do Turismo divulga critérios de execução do Pronatec

O Ministério do Turismo publicou as novas regras e os critérios para a execução e monitoramento do Pronatec Turismo, que visa qualificar profissionais do setor e aumentar a competitividade dos destinos turísticos. 

O Pronatec Turismo é uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Educação, executado pelo Sistema S e por Instituições Federais de Educação. A portaria define quatro linhas de ação do Pronatec Turismo: Pronatec Turismo Cidadão, Pronatec Turismo na Empresa, Pronatec Turismo Social e uma nova modalidade – o Pronatec Turismo Desenvolvimento Local, que visa qualificar pessoas que já atuam em atividades produtivas associadas direta ou indiretamente ao turismo. 

O Pronatec Turismo Desenvolvimento Local tem por objetivo melhorar os serviços prestados aos turistas, além de subsidiar o aumento da renda para o profissional local, o desenvolvimento da economia do município, o estímulo ao empreendedorismo e à formação de microempreendedores. 

Estão incluídos nessa linha de ação os municípios localizados no entorno de parques nacionais e os que detêm patrimônios tombados pela Unesco e pelo IPHAN. A portaria também define os 215 cursos profissionalizantes e de idiomas que fazem parte do programa, além de determinar a reserva de, no mínimo, 5% das vagas a pessoas portadoras de necessidades especiais, priorizando este público. 

As aulas terão início de acordo com o cronograma do Ministério da Educação. O programa foi lançado em 2012 com o objetivo de qualificar principalmente os profissionais que atenderiam os turistas atraídos pela Copa do Mundo, com 120 municípios atendidos. Desde então, 214 cidades brasileiras já foram incluídas no programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário