Oito alunos do curso de medicina multicampi da UFRN se reuniram na manhã desta segunda-feira (25) com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Currais Novos para conhecerem a estrutura da saúde básica do município e os programas desenvolvidos com a população.
O encontro contou com a presença de Gabriela Beserra (Coordenadora SEMSA), Edilma Dantas (educadora em saúde), Ana Clara Dantas (coordenadora do setor de epidemiologia), Manoel Galdino (setor epidemiológico), e dos professores médicos Giordano Bruno e Patrícia Cavalcante, e do enfermeiro e vice diretor da escola médica do curso multicampi, Lucas Pereira, que também é o coordenador da atenção básica de saúde de Currais Novos.
De acordo com Patrícia, que ministra a disciplina “vivência integrada à comunidade”, os 40 alunos do curso foram distribuídos em oito cidades para a prática dos estudos. “Os alunos terão um mês de vivência na rede básica de Currais Novos para conhecerem o sistema municipal de saúde, se integrarem com a gestão e as equipes de Estratégia de Saúde da Família, além de conhecerem as políticas públicas desenvolvidas no município”, disse a médica.
Para Giordano Bruno é importante esse contato dos alunos com a comunidade para eles entenderem a dinâmica da estratégia de saúde da família. Nesta primeira semana os alunos irão acompanhar, observar e participar de atendimentos e ações realizados pelos profissionais de saúde das diversas categorias (acolhimento, vacinação, visitas domiciliares, atendimentos individuais e em grupos, educação em saúde, vigilância, etc).
A Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte apresenta um novo formato, tendo atividades em Caicó, Currais Novos e Santa Cruz, além de estender outras ações para municípios circunvizinhos a estas cidades polo.
O objetivo central é promover a formação médica de excelência, apoiada no compromisso social de contribuir para a inovação dos serviços de saúde e a melhoria progressiva da qualidade de vida da população.
As metodologias de ensino-aprendizagem são centradas no estudante e o projeto do curso enfatiza o ensino baseado na comunidade e no sistema de saúde, aprendizagem baseada em problemas, ensino de habilidades clínicas e emprego de tecnologias de informação e comunicação.
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