terça-feira, 5 de abril de 2016

Seminário Motores do Desenvolvimento mostra crescimento de serviços

Entre o baixo astral e um certo otimismo na economia de serviços, cerca de 350 participantes ouviram na manhã desta segunda-feira, 4, palestras e um debate sobre o futuro desse setor, dentro da programação do Seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, projeto do Jornal Tribuna do Norte. 

Sob a coordenação de Marcelo Queiroz, presidente da Federação do Comércio do RN (Fecomércio) a primeira edição do projeto em 2016, provocou um embate de ideias entre o setor público e o privado. Empresário do ramo farmacêutico, Francisco Deusmar de Queiroz mostrou que o segmento deve crescer 18% neste ano. 

A informação despertou a curiosidade de empreendedores que têm nessa área o expoente da economia potiguar. Segundo a palestrante Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 70% do que se produz no estado, gira em torno de serviços, inclusive o comércio. Em que pese a descrença de parte do empresariado, a lição da edição de hoje do Motores do Desenvolvimento foi que “é preciso investimento público e privado para o país sair da crise”, disse o empreendedor Deusmar Queiroz, que saiu da periferia cearense e chegou a 800 pontos de venda de sua farmácia no país. 

Estiveram presentes à edição do Motores a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), parceira do projeto, além da Fecomércio, da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) e da RG Salamanca. 

Entre os palestrantes falaram, também, o representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Douglas Ferrari, e o diretor do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, Gilberto Amaral. O encontro aconteceu no auditório do Hotel Holiday In, no bairro de Lagoa Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário