A equipe do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN), já está em Harvard (EUA) e participa de trabalhos de pesquisa com o propósito de estudar a capacidade que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem em reagir à crise econômica que o Brasil atravessa.
Diante disso, os pesquisadores da UFRN, em conjunto com professores e cientistas de Harvard, definiram estratégias para investigar a estrutura do SUS no Brasil.
A proposta é medir a capacidade que os serviços de saúde nos setores da atenção básica, urgência e emergência e alta complexidade (rede hospitalar) têm para suportar o quadro de crise, os quais já estão gerando sobrecarga do sistema, ocasionado pela recessão, a retração da economia, a redução do PIB e o aumento da dívida interna.
Este tipo de pesquisa tem como base estudar a resiliência do sistema de saúde, aspecto que representa a capacidade que o sistema de saúde tem em se adaptar a situações adversas como a que estamos vivendo no Brasil atualmente.
É importante destacar que os sistemas de saúde resilientes são aqueles passam por este tipo de situação sem degradar o atendimento aos seus usuários, ou degradam pouco a qualidades dos serviços de saúde na percepção dos usuários.
"Este tipo de pesquisa é fundamental para o Brasil, pois irá apontar o rumo que o nosso país poderá seguir nos próximos anos para saúde, sobretudo porque as políticas nacionais nesta área refletem diretamente na qualidade de vida de nosso povo", comenta Ricardo Valentim, coordenador do LAIS e um dos coordenadores da pesquisa.
O grupo de pesquisa ainda ficará mais uma semana em Harvard definido cronogramas de trabalho e os próximos passos para concluir a pesquisa.
Fazem parte também do grupo de pesquisa quatro alunos de pós-graduação (LAIS/UFRN), dois pesquisadores doutores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), um pesquisador da Organização Pan-americana de Saúde e professores e alunos de pós-doutorado de Harvard, estes últimos coordenados pelo professor Rifat Atum (Harvard).
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