segunda-feira, 10 de junho de 2019

Conversas revelam Sergio Moro direcionando Deltan Dallagnol na Lava Jato

Conversas obtidas pelo portal The Intercept mostram que havia trocas de mensagens secretas entre o ex-juiz federal e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador da República Deltan Dallagnol. 

Nas comunicações, Moro aparece dando orientações sobre procedimentos da Operação Lava Jato, da qual era juiz e Dallagnol é coordenador. Esse tipo de comunicação é considerada ilegal pela Constituição Brasileira. 

De acordo com a publicação, o então juiz antecipou decisões, deu conselhos –como a inversão da ordem de fases da Lava Jato – e até cobrou celeridade da força-tarefa: “Não é muito tempo sem operação?”, questionou após 1 mês sem deflagração de novas fases. 

Moro negou que coordenava ações com MPF (Ministério Público Federal): “Eu não tenho estratégia de investigação nenhuma. Quem investiga ou quem decide o que vai fazer e tal é o Ministério Público e a Polícia (Federal). O juiz é reativo”, o disse o então juiz em palestra realizada em março de 2016. 

A divulgação das mensagens acontece após o Ministério da Justiça denunciar uma invasão ao celular de Moro. 

O portal, no entanto, diz que teve acesso às conversas “bem antes da notícia da invasão”. Procurada pelo Poder360, a pasta ainda não se pronunciou sobre as acusações contra o ministro. 
P360

Nenhum comentário:

Postar um comentário